22 de set. de 2012

F-1-Massa é o piloto com mais derrotas para o colega de equipe em classificações

Em 14 GPs da temporada, brasileiro só superou Fernando Alonso em Monza; confira como ficou o placar entre companheiros após o treino classificatório em Cingapura

Felipe Massa, da Ferrari (Beto Issa/Tazio)Felipe Massa, da Ferrari (Beto Issa/Tazio)
Após se garantir em 13º no grid de largada do GP de Cingapura, Felipe Massa se tornou neste sábado o piloto com maior número de derrotas para o companheiro de equipe em treinos classificatórios.
Em Marina Bay, Fernando Alonso se classificou à frente do colega pela 13ª vez no ano, enquanto Massa o derrotou apenas uma única vez, no GP da Itália, há 15 dias.

Como Narain Karthikeyan, da HRT, que antes dividia o recorde negativo com o piloto da Ferrari, superou Pedro de la Rosa pela segunda vez consecutiva em treinos, Massa se tornou o único a ter sido desbancado 13 vezes pelo companheiro de equipe em classificações – a maior diferença entre pilotos de um mesmo time no placar em 2012.

Mesmo na Ferrari, ao lado de Alonso, o retrospecto de Massa em classificações nunca havia sido tão ruim. Somando 2011 e 2010, ele superou o espanhol oito vezes em 38 GPs, com um aproveitamento de 21,5%. Neste ano, esta porcentagem caiu para apenas 7,2%, um número preocupante para o brasileiro, que tenta renovar seu contrato com o time para 2013.
Nas outras equipes, a situação segue semelhante à do GP da Itália, a não ser por uma reviravolta na Mercedes. No duelo interno da escuderia prateada, Michael Schumacher empatou o duelo interno com Nico Rosberg em 7 x 7 ao se classificar uma posição à frente do colega de equipe em Marina Bay.
Antes do GP da Grã-Bretanha, Nico chegou a manter tranquilos 6 x 2 em relação ao veterano. Já na Caterham, Vitaly Petrov quebrou uma sequência de quatro derrotas consecutivas para o colega de time Heikki Kovalainen em classificações.
O GP de Cingapura será neste domingo, às 9h (horário de Brasília), com transmissão da TV Globo. 
Confira como está a disputa entre companheiros de equipe após 14 GPs em 2012:
RED BULL – Sebastian Vettel 9 x 5 Mark Webber (*)
Diferença média em classificações:
0s124
Maior vantagem de um piloto em treinos:
0s769 (Vettel, em Valência)
(*) Nota: Em Spa-Francorchamps, Webber superou Vettel, mas largou atrás do alemão em virtude de uma punição no grid de largada por troca de câmbio.
McLAREN – Jenson Button 4 x 9 Lewis Hamilton (*)
Diferença média em classificações: 0s314
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s821 (Button, em Spa-Francorchamps)
(*) Nota: Em Xangai e Barcelona, Button só largou à frente de Hamilton por conta de punições no grid de largada ao campeão de 2008.
FERRARI – Fernando Alonso 13 x 1 Felipe Massa
Diferença média em classificações:
0s441
Maior vantagem de um piloto em treinos:
1s691 (Alonso, em Hockenheim)
MERCEDES – Nico Rosberg 7 x 7 Michael Schumacher (*)
Diferença média em classificações:
0s292 (vantagem de Schumacher)
Maior vantagem de um piloto em treinos:
3s541 (Schumacher, em Hockenheim)
(*) Nota: Schumacher fez o melhor tempo da sessão em Mônaco, mas largou atrás de Rosberg por conta de uma punição no grid de largada.
LOTUS – Kimi Raikkonen 5 x 8 Romain Grosjean (*)
Diferença média em classificações:
0s153
Maior vantagem de um piloto em treinos:
1s260 (Grosjean, em Melbourne)
(*) Nota 1: Raikkonen foi mais rápido que Grosjean na Malásia, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. Na China, Kimi largou à frente do francês, que preferiu não marcar volta rápida no Q3; na fase anterior, quando ambos registraram marcas no mesmo segmento, Grosjean superou o veterano. Na Grã-Bretanha, Grosjean também não marcou tempo no Q3, porque se acidentou no fim do Q2, quando havia sido mais rápido que o companheiro.
(**) Nota 2: Suspenso em Monza, Grosjean deu lugar a Jérôme d’Ambrosio, que largou oito posições atrás de Kimi Raikkonen, a 0s666 do finlandês.
FORCE INDIA – Paul di Resta 9 x 5 Nico Hulkenberg (*)
Diferença média em classificações:
0s229 (vantagem de Hulkenberg)
Maior vantagem de um piloto em treinos:
1s453 (Hulkenberg, em Silverstone)
(*) Nota: Hulkenberg foi mais rápido que Di Resta na Grã-Bretanha, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. Em Monza, o alemão não marcou tempo por conta de um problema hidráulica e, por isso, a diferença na Itália entre ele e Di Resta não foi registrada.
SAUBER – Kamui Kobayashi 8 x 6 Sergio Pérez (*)
Diferença média em classificações:
0s113
Maior vantagem de um piloto em treinos:
0s878 (Pérez, em Marina Bay)
(*) Nota: Kobayashi foi mais rápido que Pérez na Grã-Bretanha, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. O inverso ocorreu na Alemanha: o mexicano superou Kobayashi, mas punido por manobra irregular no treino classificatório, largou cinco posições atrás do companheiro de equipe.
TORO ROSSO – Daniel Ricciardo 11 x 3 Jean-Éric Vergne
Diferença média em classificações:
0s365
Maior vantagem de um piloto em treinos:
1s026 (Ricciardo, em Sakhir)
WILLIAMS – Bruno Senna 4 x 10 Pastor Maldonado (*)
Diferença média em classificações:
0s593
Maior vantagem de um piloto em treinos:
2s021 (Maldonado, em Hockenheim)
(*) Nota: Em Monte Carlo, Maldonado superou Senna na classificação, mas largou atrás do brasileiro após perder 15 posições no grid por substituição de câmbio e colisão com Pérez no terceiro treino livre. Em Monza, o venezuelano também foi o mais rápido, mas perdeu dez posições por queimar largada e provocar colisão com Timo Glock na etapa anterior, em Spa-Francorchamps. Ele largou nove postos atrás de Senna.
CATERHAM – Heikki Kovalainen 10 x 4 Vitaly Petrov (*)
Diferença média em classificações:
0s322
Maior vantagem de um piloto em treinos:
0s971 (Kovalainen, em Sakhir)
(*) Nota: Em Sepang, Kovalainen superou Petrov, mas largou atrás do russo após perder cinco posições no grid em virtude de uma ultrapassagem irregular no GP da Austrália.
HRT – Pedro de la Rosa 12 x 2 Narain Karthikeyan
Diferença média em classificações:
0s682
Maior vantagem de um piloto em treinos:
3s567 (De la Rosa, em Barcelona)
MARUSSIA – Timo Glock 9 x 4 Charles Pic (*)
Diferença média em classificações: 0s427
Maior vantagem de um piloto em treinos: 2s525 (Glock, em Silverstone)
(*) Nota: Glock estava inscrito na classificação do GP da Europa, mas não participou da sessão por conta de problemas de saúde.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: