22 de set. de 2012

F-1-Hamilton sobra, quebra favoritismo de Vettel e marca a pole em Cingapura

Inglês terá a surpreendente companhia de Maldonado na 1ª fila; alemão ficou em 3º, Alonso em 5º e brasileiros terminaram fora dos dez primeiros

Lewis Hamilton, da McLaren, em Cingapura (Divulgação)Lewis Hamilton, da McLaren, em Cingapura (Divulgação)

O domínio de Sebastian Vettel nos treinos livres para o GP de Cingapura não se confirmou na classificação disputada neste sábado em Marina Bay. Na hora do “vamos ver”, a McLaren voltou a mostrar força e Lewis Hamilton sobrou, conquistando sua quinta pole position em 2012 (que poderia ser a sexta, não fosse a punição que lhe tirou do primeiro lugar no grid de Barcelona).

Na fase final do treino, o campeão de 2008 encaixou a chamada “volta perfeita”, sendo o mais rápido de todos os setores e registrando 1min46s362, tempo quase meio segundo mais veloz que o do adversário mais próximo.
Vettel, em contrapartida, não conseguiu sequer se posicionar ao lado do britânico na primeira fila, ficando na terceira posição. Entre os dois, posicionou-se o surpreendente Pastor Maldonado, que repetiu o desempenho brilhante do classificatório para o GP da Espanha e finalizou os trabalhos em segundo.
O outro piloto da McLaren, Jenson Button, não passou da discreta quarta colocação, à frente do líder do campeonato, Fernando Alonso, quinto com a Ferrari. Paul di Resta confirmou o bom rendimento da Force India na sexta-feira e marcou o sexto tempo, à frente da segunda Red Bull, pilotada por Mark Webber.
Os dois brasileiros tiveram mais um resultado frustrante neste sábado. Felipe Massa esteve sempre longe do ritmo do companheiro de equipe e levou sua F2012 apenas ao 13º lugar, enquanto Bruno Senna bateu no início do Q2 e, sem tempo, ficou relegado ao 17º posto, 15 atrás do colega de Williams.
Com pneus vermelhos, Grosjean ponteia o Q1; brasileiros se salvam por pouco
A primeira parte do treino classificatório para o GP de Cingapura elucidou a diferença de rendimento entre os pneus supermacios e macios nas ruas de Marina Bay. Na primeira fase do Q1, quando os competidores usaram os compostos de banda amarela, Sebastian Vettel ditou o ritmo e registrou 1min48s240, repetindo o domínio dos treinos livres.
Ao mesmo tempo em que o alemão fazia sua melhor tentativa, Kimi Raikkonen era o primeiro a aparecer na pista com a borracha vermelha da Pirelli, melhorando sua volta em cerca de dois segundos e pulando do lacônico 13º lugar para a ponta, com a marca de 1min48s169. O companheiro do finlandês na Lotus, Romain Grosjean, foi ainda mais veloz e fechou a fase como o único a andar abaixo da casa de 1min48s, com 1min47s688.
Enquanto os seis carros de Red Bull, McLaren e Ferrari arriscavam continuar nos boxes para guardar um jogo de supermacios nos minutos finais, os demais participantes melhoravam subitamente suas colocações, o que jogou Felipe Massa e Bruno Senna para as posições limite de avanço ao Q2, 16º e 17º.
Se o primeiro optou por confiar em seu tempo de 1min49s767 com o calçado amarelo, o outro brasileiro retornou à pista com a borracha mais macia do fim de semana, mas errou em suas duas tentativas e não conseguiu evoluir. Para a sorte de ambos, Kamui Kobayashi também sofreu a bordo do carro da Sauber e acabou limado junto com os seis nanicos.
Hamilton ameaça hegemonia de Vettel no Q2; Massa é eliminado e Senna bate
A liderança de Romain Grosjean no Q1 se deveu exclusivamente ao fato de que os favoritos não usaram pneus supermacios, mas a de Hamilton na parte intermediária representou um real risco à hegemonia de Vettel, já que ambos estavam com o mesmo tipo de composto.
Ainda na primeira metade do Q2, o bicampeão da Red Bull deu pinta de que iria liderar com sobras, marcando 1min46s791 e superando o então primeiro colocado, Fernando Alonso, por 1s3. No entanto, o inglês da McLaren encontrou uma volta em 1min46s665 e se colocu à frente do alemão na tabela.
O companheiro de Vettel, Mark Webber, marcou o terceiro tempo da fase, a sete décimos do colega, ao passo que Romain Grosjean voltou a mostrar velocidade com o E20 da Lotus, em quarto. Alonso, Pastor Maldonado, Jenson Button, Paul di Resta e as Mercedes de Michael Schumacher e Nico Rosberg completaram a lista dos dez que garantiram passaporte à disputa da pole.
Para os brasileiros, restaram frustrações e lamentações. Mais uma vez longe do companheiro de Ferrari, Massa ficou a quase oito décimos de Alonso e terminou em 13º. Já Senna nem pôde medir força com os concorrentes, já que voltou a bater, desta vez na saída da curva 21, ficando com o 17º lugar.
Hamilton mostra real ritmo da McLaren no Q3 e Maldonado se intromete na briga
Líder da segunda fase da classificação, Lewis Hamilton comprovou a ótima fase da McLaren e anotou a quarta pole consecutiva da escuderia inglesa na temporada, três delas alcançadas por ele próprio. A marca de 1min46s362 veio logo na primeira tentativa do piloto de 27 anos e eliminou as chances de qualquer outro competidor que pudesse ameaçá-lo.
Vettel sofreu para encontrar o mesmo desempenho de antes, errando na primeira tentativa e ficando aquém de sua melhor marca na segunda, com 1min46s905. Dessa feita, o bicampeão abriu uma brecha para que Maldonado se intrometesse entre os grandes e levasse o FW34 à segunda posição.
Button foi outro a penar e só conseguiu um lugar na segunda fila em sua última volta rápida. Já Alonso precisou de apenas uma tentativa para ficar em quinto, entre o campeão de 2009 e Di Resta, o sexto. Webber e Grosjean foram os mais lentos do Q3 e terminaram as atividades em sétimo e oitavo, já que Michael Schumacher e Nico Rosberg sequer saíram à pista na parte derradeira, deixando as duas Mercedes na nona e décima colocações.
O GP de Cingapura será disputado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
Grid de largada – GP de Cingapura:
Pos. Piloto (Nac./Time) Tempo Vts
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min46s362 14
2º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min46s804 17
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min46s905 14
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min46s939 15
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min47s216 14
6º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min47s241 18
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min47s475 17
8º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min47s788 16
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo no Q3 14
10º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), sem tempo no Q3 13




11º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min47s975 12
12º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min48s261 14
13º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min48s344 12
14º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min48s505 14
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min48s774 13
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min48s849 14
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) sem tempo no Q2 10




18º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1min49s933 8
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 1min50s846 6
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) 1min51s137 6
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1min51s370 8
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1min51s762 8
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 1min52s372 7
24º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) (*) 1min53s355 7
(*) Perdeu cinco posições no grid por troca de câmbio.



Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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