Felipe Massa e Narain Karthikeyan superam seus colegas de time pela primeira vez na temporada

À parte da 23ª pole na carreira de Lewis Hamilton, dois
incidentes mereceram destaque no treino classificatório para o GP da
Itália, ambos com consequências ruins para pilotos espanhóis.
Primeiramente, Felipe Massa, da Ferrari, conquistou um feito inédito em 2012: superou o companheiro de equipe Fernando Alonso por 1s431 – a segunda maior diferença entre os dois no ano inteiro – e largará sete posições à frente do espanhol. Desde o GP da Coreia de 2011, o brasileiro não derrotava Alonso em treinos classificatórios.
Em segundo lugar, um curioso incidente: o azarado Narain Karthikeyan, que chegou a tomar 3s de Pedro de la Rosa em Barcelona, largará à frente de um companheiro de equipe pela primeira vez desde o GP de Mônaco de 2011. Na sessão em Monza, o indiano bateu De la Rosa por 0s2 e, com a punição de Pastor Maldonado, que caiu para o 22º lugar, sairá dois postos na frente do espanhol.
A última vez em que Karthikeyan derrotou um companheiro de equipe com tamanha vantagem aconteceu no GP da China de 2005, quando largou quatro posições à frente de Tiago Monteiro – os dois correndo pela Jordan.
Nas outras equipes, houve poucas mudanças nos confrontos internos, à exceção da Mercedes. Michael Schumacher superou Nico Rosberg pela segunda vez seguida e diminuiu sua desvantagem no placar para apenas 7 x 6. Antes do GP da Grã-Bretanha, Nico chegou a manter tranquilos 6 x 2 em relação ao veterano.
Na Williams, embora não tenha conseguido superar o venezuelano no cronômetro, Bruno Senna sairá à frente de Maldonado no grid. O campeão da GP2 de 2010 se classificou em 12º, mas perdeu dez posições depois de queimar a largada e provocar uma colisão em Spa-Francorchamps, no fim de semana passado.
O GP da Itália será disputado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Rede Globo. O Tazio faz o relato em tempo real pelo Twitter.
Confira como está a disputa entre companheiros de equipe após 13 classificações em 2012:
RED BULL – Sebastian Vettel 8 x 5 Mark Webber (*)
Diferença média em classificações: 0s090
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s769 (Vettel, em Valência)
(*) Nota: Em Spa-Francorchamps, Webber superou Vettel, mas largou atrás do alemão em virtude de uma punição no grid de largada por troca de câmbio.
McLAREN – Jenson Button 4 x 9 Lewis Hamilton (*)
Diferença média em classificações: 0s297
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s821 (Button, em Spa-Francorchamps)
(*) Nota: Em Xangai e Barcelona, Button só largou à frente de Hamilton por conta de punições no grid de largada ao campeão de 2008.
FERRARI – Fernando Alonso 12 x 1 Felipe Massa
Diferença média em classificações: 0s415
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s691 (Alonso, em Hockenheim)
MERCEDES – Nico Rosberg 7 x 6 Michael Schumacher (*)
Diferença média em classificações: 0s305 (vantagem de Schumacher)
Maior vantagem de um piloto em treinos: 3s541 (Schumacher, em Hockenheim)
(*) Nota: Schumacher fez o melhor tempo da sessão em Mônaco, mas largou atrás de Rosberg por conta de uma punição no grid de largada.
LOTUS – Kimi Raikkonen 5 x 7 Romain Grosjean (*)
Diferença média em classificações: 0s105
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s260 (Grosjean, em Melbourne)
(*) Nota 1: Raikkonen foi mais rápido que Grosjean na Malásia, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. Na China, Kimi largou à frente do francês, que preferiu não marcar volta rápida no Q3; na fase anterior, quando ambos registraram marcas no mesmo segmento, Grosjean superou o veterano. Na Grã-Bretanha, Grosjean também não marcou tempo no Q3, porque se acidentou no fim do Q2, quando havia sido mais rápido que o companheiro.
(**) Nota 2: Suspenso em Monza, Grosjean deu lugar a Jérôme d’Ambrosio, que largou oito posições atrás de Kimi Raikkonen, a 0s666 do finlandês.
FORCE INDIA – Paul di Resta 7 x 5 Nico Hulkenberg (*)
Diferença média em classificações: 0s274 (vantagem de Hulkenberg)
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s453 (Hulkenberg, em Silverstone)
(*) Nota: Hulkenberg foi mais rápido que Di Resta na Grã-Bretanha, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. Em Monza, o alemão não marcou tempo por conta de um problema hidráulica e, por isso, a diferença na Itália entre ele e Di Resta não foi registrada.
SAUBER – Kamui Kobayashi 8 x 5 Sergio Pérez (*)
Diferença média em classificações: 0s196
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s824 (Kobayashi, em Silverstone)
(*) Nota: Kobayashi foi mais rápido que Pérez na Grã-Bretanha, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. O inverso ocorreu na Alemanha: o mexicano superou Kobayashi, mas punido por manobra irregular no treino classificatório, largou cinco posições atrás do companheiro de equipe.
TORO ROSSO – Daniel Ricciardo 10 x 3 Jean-Éric Vergne
Diferença média em classificações: 0s387
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s026 (Ricciardo, em Sakhir)
WILLIAMS – Bruno Senna 4 x 9 Pastor Maldonado (*)
Diferença média em classificações: 0s614
Maior vantagem de um piloto em treinos: 2s021 (Maldonado, em Hockenheim)
(*) Nota: Em Monte Carlo, Maldonado superou Senna na classificação, mas largou atrás do brasileiro após perder 15 posições no grid por substituição de câmbio e colisão com Pérez no terceiro treino livre. Em Monza, o venezuelano também foi o mais rápido, mas perdeu dez posições por queimar largada e provocar colisão com Timo Glock na etapa anterior, em Spa-Francorchamps. Ele largou nove postos atrás de Senna.
CATERHAM – Heikki Kovalainen 10 x 3 Vitaly Petrov (*)
Diferença média em classificações: 0s369
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s971 (Kovalainen, em Sakhir)
(*) Nota: Em Sepang, Kovalainen superou Petrov, mas largou atrás do russo após perder cinco posições no grid em virtude de uma ultrapassagem irregular no GP da Austrália.
HRT – Pedro de la Rosa 12 x 1 Narain Karthikeyan
Diferença média em classificações: 0s810
Maior vantagem de um piloto em treinos: 3s567 (De la Rosa, em Barcelona)
MARUSSIA – Timo Glock 8 x 4 Charles Pic (*)
Diferença média em classificações: 0s429
Maior vantagem de um piloto em treinos: 2s525 (Glock, em Silverstone)
(*) Nota: Glock estava inscrito na classificação do GP da Europa, mas não participou da sessão por conta de problemas de saúde.
Primeiramente, Felipe Massa, da Ferrari, conquistou um feito inédito em 2012: superou o companheiro de equipe Fernando Alonso por 1s431 – a segunda maior diferença entre os dois no ano inteiro – e largará sete posições à frente do espanhol. Desde o GP da Coreia de 2011, o brasileiro não derrotava Alonso em treinos classificatórios.
Em segundo lugar, um curioso incidente: o azarado Narain Karthikeyan, que chegou a tomar 3s de Pedro de la Rosa em Barcelona, largará à frente de um companheiro de equipe pela primeira vez desde o GP de Mônaco de 2011. Na sessão em Monza, o indiano bateu De la Rosa por 0s2 e, com a punição de Pastor Maldonado, que caiu para o 22º lugar, sairá dois postos na frente do espanhol.
A última vez em que Karthikeyan derrotou um companheiro de equipe com tamanha vantagem aconteceu no GP da China de 2005, quando largou quatro posições à frente de Tiago Monteiro – os dois correndo pela Jordan.
Nas outras equipes, houve poucas mudanças nos confrontos internos, à exceção da Mercedes. Michael Schumacher superou Nico Rosberg pela segunda vez seguida e diminuiu sua desvantagem no placar para apenas 7 x 6. Antes do GP da Grã-Bretanha, Nico chegou a manter tranquilos 6 x 2 em relação ao veterano.
Na Williams, embora não tenha conseguido superar o venezuelano no cronômetro, Bruno Senna sairá à frente de Maldonado no grid. O campeão da GP2 de 2010 se classificou em 12º, mas perdeu dez posições depois de queimar a largada e provocar uma colisão em Spa-Francorchamps, no fim de semana passado.
O GP da Itália será disputado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Rede Globo. O Tazio faz o relato em tempo real pelo Twitter.
Confira como está a disputa entre companheiros de equipe após 13 classificações em 2012:
RED BULL – Sebastian Vettel 8 x 5 Mark Webber (*)
Diferença média em classificações: 0s090
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s769 (Vettel, em Valência)
(*) Nota: Em Spa-Francorchamps, Webber superou Vettel, mas largou atrás do alemão em virtude de uma punição no grid de largada por troca de câmbio.
McLAREN – Jenson Button 4 x 9 Lewis Hamilton (*)
Diferença média em classificações: 0s297
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s821 (Button, em Spa-Francorchamps)
(*) Nota: Em Xangai e Barcelona, Button só largou à frente de Hamilton por conta de punições no grid de largada ao campeão de 2008.
FERRARI – Fernando Alonso 12 x 1 Felipe Massa
Diferença média em classificações: 0s415
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s691 (Alonso, em Hockenheim)
MERCEDES – Nico Rosberg 7 x 6 Michael Schumacher (*)
Diferença média em classificações: 0s305 (vantagem de Schumacher)
Maior vantagem de um piloto em treinos: 3s541 (Schumacher, em Hockenheim)
(*) Nota: Schumacher fez o melhor tempo da sessão em Mônaco, mas largou atrás de Rosberg por conta de uma punição no grid de largada.
LOTUS – Kimi Raikkonen 5 x 7 Romain Grosjean (*)
Diferença média em classificações: 0s105
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s260 (Grosjean, em Melbourne)
(*) Nota 1: Raikkonen foi mais rápido que Grosjean na Malásia, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. Na China, Kimi largou à frente do francês, que preferiu não marcar volta rápida no Q3; na fase anterior, quando ambos registraram marcas no mesmo segmento, Grosjean superou o veterano. Na Grã-Bretanha, Grosjean também não marcou tempo no Q3, porque se acidentou no fim do Q2, quando havia sido mais rápido que o companheiro.
(**) Nota 2: Suspenso em Monza, Grosjean deu lugar a Jérôme d’Ambrosio, que largou oito posições atrás de Kimi Raikkonen, a 0s666 do finlandês.
FORCE INDIA – Paul di Resta 7 x 5 Nico Hulkenberg (*)
Diferença média em classificações: 0s274 (vantagem de Hulkenberg)
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s453 (Hulkenberg, em Silverstone)
(*) Nota: Hulkenberg foi mais rápido que Di Resta na Grã-Bretanha, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. Em Monza, o alemão não marcou tempo por conta de um problema hidráulica e, por isso, a diferença na Itália entre ele e Di Resta não foi registrada.
SAUBER – Kamui Kobayashi 8 x 5 Sergio Pérez (*)
Diferença média em classificações: 0s196
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s824 (Kobayashi, em Silverstone)
(*) Nota: Kobayashi foi mais rápido que Pérez na Grã-Bretanha, mas foi punido com perda de cinco posições no grid de largada. O inverso ocorreu na Alemanha: o mexicano superou Kobayashi, mas punido por manobra irregular no treino classificatório, largou cinco posições atrás do companheiro de equipe.
TORO ROSSO – Daniel Ricciardo 10 x 3 Jean-Éric Vergne
Diferença média em classificações: 0s387
Maior vantagem de um piloto em treinos: 1s026 (Ricciardo, em Sakhir)
WILLIAMS – Bruno Senna 4 x 9 Pastor Maldonado (*)
Diferença média em classificações: 0s614
Maior vantagem de um piloto em treinos: 2s021 (Maldonado, em Hockenheim)
(*) Nota: Em Monte Carlo, Maldonado superou Senna na classificação, mas largou atrás do brasileiro após perder 15 posições no grid por substituição de câmbio e colisão com Pérez no terceiro treino livre. Em Monza, o venezuelano também foi o mais rápido, mas perdeu dez posições por queimar largada e provocar colisão com Timo Glock na etapa anterior, em Spa-Francorchamps. Ele largou nove postos atrás de Senna.
CATERHAM – Heikki Kovalainen 10 x 3 Vitaly Petrov (*)
Diferença média em classificações: 0s369
Maior vantagem de um piloto em treinos: 0s971 (Kovalainen, em Sakhir)
(*) Nota: Em Sepang, Kovalainen superou Petrov, mas largou atrás do russo após perder cinco posições no grid em virtude de uma ultrapassagem irregular no GP da Austrália.
HRT – Pedro de la Rosa 12 x 1 Narain Karthikeyan
Diferença média em classificações: 0s810
Maior vantagem de um piloto em treinos: 3s567 (De la Rosa, em Barcelona)
MARUSSIA – Timo Glock 8 x 4 Charles Pic (*)
Diferença média em classificações: 0s429
Maior vantagem de um piloto em treinos: 2s525 (Glock, em Silverstone)
(*) Nota: Glock estava inscrito na classificação do GP da Europa, mas não participou da sessão por conta de problemas de saúde.
Fonte: Tazio
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
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