22 de set. de 2012

COLUNA TELEMETRIA: as aletas sidepods da McLaren Por Ubiratan Bizarro Costa


Jenson Button em Cingapura (Foto: McLaren)Jenson Button em Cingapura (Foto: McLaren)
 
A McLaren vem usando uma atualização em seus sidepods já há algumas corridas. Trata-se de duas aletas horizontais, posicionadas à frente e sobre as entradas de ar dos sidepods. Tais aletas (destacadas em laranja) são integradas às aletas laterais verticais e acompanham o contorno do carro, o que deixa o conjunto quase imperceptível.


Mas para que serve isso?
A ideia é acelerar e forçar o ar a passar colado sobre os sidepods (seta amarela), provocando o famoso efeito coanda. E este ar vai desembocar lá na traseira do carro, forçando o ar dos escapes para baixo, além de passar sobre o difusor traseiro, contribuindo em toda a aerodinâmica da traseira do F1. E o efeito ainda é auxiliado pelos pequenos geradores de vórtices posicionados bem abaixo dos retrovisores, que também fazem com que o ar passe mais liso e colado aos sidepods, evitando os famosos vórtices que provocam um aumento de arrasto. Sendo assim, o conjunto todo deve melhorar ainda mais a velocidade final do MP4-27.
É uma idéia que já é explorada há algum tempo pela Sauber, mas este dispositivo da McLaren é um pouco mais discreto e aparentemente mais refinado, com uma fenda horizontal muito estreita. Isso deve acelerar bem mais o ar do que as semelhantes aletas usadas pela Sauber.
E parece que este dispositivo, em conjunto com outras atualizações, estão dando um bom resultado à equipe, que atualmente está sempre brigando pelas primeiras posições no grid, além de beliscando alguns pódios. Será que vão acabar desbancando a equipe vermelha neste campeonato? Veremos.
Ubiratan Bizarro Costa (Bira) é designer industrial automobilístico. Criador, projetista e construtor de alguns estranhos veículos “experimentais”, protótipos, produtos, etc. Blogueiro pesquisador da aerodinâmica e tecnologia da F1 desde sempre. Criou dispositivos de segurança para a F1 como o projeto do PCP (na época do acidente de Massa), comentado por jornalistas em sites europeus. Mantém o blog Designer Bira.

Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: