11 de ago. de 2012

Triumph aproveita maturidade do mercado para voltar ao Brasil

Fotos: Divulgação
Triumph aproveita maturidade do mercado para voltar ao Brasil
Marca vai voltar ao país para aproveitar a consolidação do mercado de alta cilindrada
 


O mercado nacional de motocicletas de alta cilindrada cresceu e apareceu. Cada vez mais modelos grandes, luxuosos e bem equipados são vendidos por aqui. É com essa ideia na cabeça que a inglesa Triumph vai iniciar suas atividades por aqui em outubro. Por enquanto, apenas um modelo teve a sua venda confirmada, a maxtrail Tiger Explorer 1200. Mas o fato de uma marca que conta apenas com motos de altas cilindradas em sua gama entrar no Brasil só confirma o bom momento do setor de duas rodas nacional.

A Triumph vai se aproveitar dos incentivos fiscais que a Zona Franca de Manaus e criar uma pequena linha de montagem, com 45 funcionários e investimento total de R$ 1,56 milhão. Ela começa a funcionar em setembro com entregas programadas para outubro, quando as importadas também começam a ser vendidas. Cerca de dois anos depois da ruptura com o Grupo Izzo, antigo representante da Triumph por aqui, a empresa inglesa será diretamente responsável pelas operações. A princípio, apenas uma loja está confirmada, em São Paulo. Mas a fabricante garante que já tem outras programadas em mais cidades do país.


A chegada da Triumph ajuda a dar um alento aos mais fanáticos por motociclismo. A marca é uma das mais antigas do mundo, com 110 anos de história. Trajetória iniciada em Coventry, em 1902, e com grande foco nos modelos esportivos, mas que foi interrompida em 1983 com a falência da empresa graças à grande concorrência das motos japonesas. O empresário inglês John Bloor ressuscitou a Triumph sete anos depois, com uma linha toda renovada, mas que mantinha o pé na tradição centenária.

Inclusive com a Tiger, maxtrail que vai chegar ao Brasil na sua configuração mais potente, a Explorer 1200. Nesse segmento, a concorrência é composta por rivais bem conhecidas da Europa. A “best-seller” BMW R1200 GS, além de Yamaha SuperTénéré e a Honda Cross Tourer – que chega ao mercado na mesma época da inglesa. Ao menos, atributos para isso a ela tem. A linha Tiger é composta de modelos menores, com 1.050 e 800 cc. A 1200 foi lançada só em 2012, depois de seis anos de desenvolvimento. Um dos motivos da longa gestação foi a necessidade da criação de um motor todo novo, diferente de tudo que a fabricante tinha em produção. Apesar de moderno, ele traz a disposição clássica da Triumph, com três cilindros em linha dispostos transversalmente. A ideia é ser estreito, e mais suave que um bicilíndrico, mas com mais potência em altas. O resultado foi um propulsor de 1.215 cc capaz de gerar 137 cv e 12,3 kgfm de torque entregue a 6.400 rpm.


O resto é todo focado para o conforto e para o fora-de-estrada. Tanto é que existem diversos acessórios para encarar as trilhas, tais como faróis auxiliares e proteções maiores para cárter, luzes e etc. Entre os equipamentos, ela traz de série ABS, controle de tração, controle de cruzeiro e manoplas aquecidas.

Os outros componentes da linha da Triumph ainda não foi confirmado. O mais provável é que a marca opte por vender seus modelos mais emblemáticos. Caso da Bonneville, moto estilo retrô que disputaria com a Harley-Davidson Iron 883, que vende em média 60 motos por mês. Com estilo típico dos anos 1960, ela tem um propulsor de 865 cc – este de dois cilindros – de 68 cv de potência e 6,9 kgfm de torque.


Outra que deve chegar é a naked Speed Triple. Ela é a moto mais icônica desde o relançamento da marca . Com os tradicionais três cilindros de 1.050 cc rendendo 135 cv e 11,3 kgfm, a Speed Triple chegou até a ser usada por Tom Cruise no filme “Missão Impossível II”. Mais uma prova do prestígio da marca inglesa.
 



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: