16 de ago. de 2012

Indústria Presidente da J.D. Power vê mercado brasileiro em evolução até 2019

Fotos: Divulgação
Presidente da J.D. Power vê mercado brasileiro em evolução até 2019
Finbarr O’Neill acredita que mercado brasileiro deverá crescer em torno de 20% nos próximos sete anos

São Paulo/SP -
“Uma boa pintura nos próximos anos”. Assim definiu o presidente da J. D. Power, Finbarr O’Neill, ao iniciar a análise sobre o futuro do mercado automotivo brasileiro. Durante o Congresso Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores -, O’Neill apresentou dados e projetou o crescimento das vendas no país, mesmo diante da atual retração, que começa a deixar o segmento menos aquecido. Para a empresa norte-americana, referência mundial em pesquisas de mercado, a tendência é que até 2019, o país esteja no nível de nações desenvolvidas como Espanha, França e Itália na relação do número de carros por mil habitantes.

O Brasil ocupa atualmente a quinta posição no ranking global de vendas de automóveis. Em 2011 o país fechou com 3,6 milhões de emplacamentos, atrás de China, Estados Unidos, Japão e Alemanha. Segundo a projeção da J. D. Power, em 2019 o país continuaria na quinta posição, mas com um salto de 20% - chegando aos 6,5 milhões de unidades vendidas. Apesar de manter a posição, o mercado brasileiro estaria à frente dos alemães, tendo sido ultrapassado pela Índia, outro membro do BRIC, que ocuparia o quarto lugar.

Outra tendência apontada por Finbarr O’Neil foi o aumento na oferta, tanto de marcas quanto de modelos. O crescimento do PIB brasileiro deverá atrair um número maior de fabricantes para o país. Com isso, a hegemonia das principais construtoras atuantes no mercado nacional – casos de Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford – não será tão flagrante. A participação dessas empresas deverá cair cerca de 10% nos próximos anos. Para a J.D. Power, o menor custo - visto hoje como o principal aspecto avaliado pelos brasileiros na hora de comprar um carro - deixará de ser o fator mais importante, obrigando as fabricantes a oferecer sempre algo a mais para o consumidor.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: