21 de jul. de 2012

F-1-Hamilton fica intrigado com falta de ritmo no Q3; veja declarações

Contudo, dupla da McLaren mostra otimismo diante da possibilidade de um GP no seco

Lewis Hamilton, da McLaren (Divulgação)Lewis Hamilton, da McLaren (Divulgação)
FERRARI
Fernando Alonso: 1º (1min40s621)
Felipe Massa: 13º (1min40s212)
Autor de duas pole positions na chuva de maneira consecutiva, Fernando Alonso elogiou a estratégia utilizada pela Ferrari no Q3. “Fizemos uma boa estratégia porque paramos nos boxes no Q3 e tínhamos um jogo de pneus novo para o último minuto. Foi quando a pista estava em melhores condições e isto nos ajudou muito a melhorar o tempo de volta”, avaliou o espanhol. 
Já para Felipe Massa, as coisas não deram tão certo. O brasileiro cometeu um erro na segunda fase do treino e foi eliminado, largando em 13º lugar. “A cada volta a pista estava piorando e a primeira era aquela que deveria ser a melhor. Eu acabei errando e passei um pouco reto na curva nove, se não me engano, e perdi tempo. O Alonso, que estava atrás de mim, com meu erro, acabou me ultrapassando, me fez perder mais tempo. Depois era difícil melhorar nas voltas seguintes”, descreveu.

Veja  mais declarações :


RED BULL
Sebastian Vettel:
2º (1min41s026)
Mark Webber:
8º (1min41s496)*
*Terceiro mais rápido do dia, Webber foi punido com perda de cinco posições no grid por trocar o câmbio do RB8.
Segundo colocado em Hockenheim, Sebastian Vettel admitiu que sua volta rápida na fase decisiva do treino classificatório esteve longe de ser a ideal e ressaltou que tinha ritmo para colocar o RB8-Renault na pole para o GP deste domingo.
Mark Webber aprovou o resultado obtido no treino classificatório, apesar da punição no grid de largada. “Foi complicado para nós e tínhamos condições ruins na pista. Quando você sabe que terá uma punição de cinco posições no grid, é fácil não ficar satisfeito, mas estou feliz por terminar em uma posição tão alta. Estou ansioso pela corrida e acho que podemos fazer muito largando do oitavo lugar. Mostramos que o carro é sólido em todos os tipos de condições.”
McLAREN
Jenson Button: 6º (1min44s113)
Lewis Hamilton: 7º (1min44s186)
O resultado de seu 100º treino classificatório na F1 deixou Lewis Hamilton intrigado. Afinal, o piloto inglês confiava na competitividade de seu carro, mas ficou longe da pole position, em sétimo no grid. “Estávamos bem tanto no Q1 quanto no Q2, então não entendo como os outros pilotos foram melhores ao passo que a pista secava no fim do Q3”, apontou. “Mas, mesmo que não estejamos largando nas melhores posições, nosso carro parece melhor no seco, e, como a previsão do tempo indica tempo seco, acho que podemos ter uma boa corrida.”
Mesmo tendo superado seu companheiro de equipe pela primeira vez em um treino classificatório, Jenson Button não ficou totalmente satisfeito. “Sofremos para fazer os pneus funcionarem. Quando não conseguimos colocar temperatura neles, não sabemos qual é o limite”, relatou. “No entanto, no seco, o ritmo parece muito bom – tivemos estas dificuldades somente no molhado. Podemos tirar de positivo que o carro parece bom no seco e que o pacote de evoluções deste fim de semana é um bom passo à frente.”
MERCEDES
Michael Schumacher: 3º (1min42s459)
Nico Rosberg: 21º (1min41s511)*
17º colocado, o alemão foi punido por trocar o câmbio de sua Mercedes.
Michael Schumacher ficou surpreso com o resultado obtido no treino classificatório de seu GP de casa. “Esperávamos ficar entre quinto e sétimo no grid, então, quarto na classificação, que se torna terceiro no grid, é ainda melhor”, afirmou o heptacampeão, beneficiado com a punição a Mark Webber.
A mesma sorte não sorriu para Nico Rosberg, já que ele próprio precisou trocar o câmbio. O alemão teve um treino abaixo da média e terminou em 17º, que, somado à punição, se transformou em um apagado 21º lugar. “É um pouco surpreendente terminar tão abaixo no treino classificatório, mas eu não consegui aquecer os meus pneus no Q2, então perdi alguns segundos”, justificou. “Mas ainda espero poder marcar alguns pontos, porque muita coisa é possível nas corridas deste ano.”

FORCE INDIA
Paul di Resta:9º (1min44s889)
Nico Hulkenberg: 4º (1min43s501)
Nico Hulkenberg foi um dos destaques do treino classificatório de seu GP doméstico. Depois de passar por um susto e rodar em plena reta no Q3, o alemão conseguiu uma notável quarta posição no grid de largada. “Me sinto muito empolgado porque sempre é especial se classificar bem, especialmente em sua corrida de casa”, celebrou. “As condições mais difíceis foram no Q3, quando aquaplanei em minha volta de aquecimento e fui para a grama. Consegui continuar, mas havia pouquíssima aderência na pista. Largando tão bem, é natural querer terminar bem, mas teremos de tomar cuidado com a estratégia.”
Paul di Resta foi a outra Force India a participar do Q3. No entanto, o escocês não ficou satisfeito com seu resultado, já que alegou ter sido prejudicado pelo trânsito. “Estava me preparando para minha volta final no Q3, mas o tráfego não me ajudou e tive dificuldades para acertar a volta quando era para valer. Estou feliz, mas queria estar mais à frente no grid. Estamos em boa posição para pontuar amanhã”, declarou o piloto.
WILLIAMS
Pastor Maldonado:
5º (1min43s950)
Bruno Senna:
14º (1min40s752)
Apesar das difíceis condições climáticas em Hockenheim, Pastor Maldonado se mostrou satisfeito com o resultado no grid de largada, além de ter perspectivas otimistas para a prova deste domingo. “O clima foi realmente desafiador neste sábado, pois os níveis de aderência mudaram muito bastante entre as sessões. Tínhamos um bom equilíbrio no Q1 e no Q2, mas quando a chuva caiu, perdi um pouco da aderência, o que dificultou no momento de lutar por uma posição nas duas primeiras filas. O clima parece favorável para amanhã [domingo], o que deve se adequar ao nosso carro”, comentou o venezuelano.
Bruno Senna não conseguiu se entender com os pneus de chuva e se surpreendeu com o rendimento ruim do seu carro no piso molhado. Dois segundos mais lento do que o companheiro de equipe Maldonado, o brasileiro largará da 14ª posição neste sábado.
LOTUS
Kimi Raikkonen: 10º (1min45s811)
Romain Grosjean: 19º (1min40s752)*
*Havia terminado em 15º, mas perdeu posições por trocar o câmbio.
O rendimento nos treinos anteriores parecia promissor, mas Kimi Raikkonen teve um resultado abaixo do esperado na fase final da sessão. “Não fomos rápidos na chuva e precisamos descobrir o porquê”, disse o finlandês. “Não consegui gerar aderência nos pneus, mesmo quando tentamos usar um pneu completamente novo. No seco, o carro estava muito bom, sendo que, nas corridas, geralmente rendemos de maneira forte. Espero que tenhamos tempo seco para ver o que acontece.”
Para Romain Grosjean, as coisas foram ainda piores. O francês, que havia ido ao Q3 em todas as provas anteriores, viu sua sequência acabar neste sábado com um rendimento apagado. De quebra, o piloto perdeu posições como punição pela troca de seu câmbio. “É difícil entender por que eu fiquei tão atrás de Kimi na classificação, já que fiquei perto dele durante o resto do fim de semana. Trabalharei duro com meus engenheiros para assegurar que tenho a melhor estratégia e o melhor carro para pontuar”, afirmou.

TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
11º (1min39s789)
Jean-Éric Vergne:
15º (1min16s741)
Daniel Ricciardo ficou a apenas 60 milésimos de avançar à fase decisiva do treino classificatório, mas comemorou o 11º posto conquistado no grid de largada para a corrida em Hockenheim. Pela quarta vez consecutiva no campeonato, o australiano foi o mais rápido dos pilotos da Toro Rosso. “Fiquei um pouco triste por ficar fora do top 10, mas em geral, este resultado nos põe em uma boa posição para amanhã [domingo]. Espero que possamos nos colocar na zona de pontuação, caso a corrida seja disputada em pista seca, como previsto.”
A despeito de um erro na última curva durante sua melhor volta em Hockenheim, Jean-Éric Vergne aprovou o desempenho no treino classificatório. O francês apenas lamentou o fato de a chuva ter caído no circuito bem depois de sua última passagem na pista. “Colocamos imediatamente os pneus option, pois esperávamos que a chuva caísse no Q1. [Mas] Ainda acho que terei uma boa corrida amanhã [domingo] pois parecemos mais competitivos no seco de que há duas semanas [em Silverstone].”
SAUBER
Kamui Kobayashi:
12º (1min39s985)
Sergio Pérez:
17º (1min39s933)*
Punido com perda de cinco posições no grid por bloquear Raikkonen e Alonso no treino classificatório

Embora tenha aprovado a evolução no ritmo do C31 entre o treino livre de sexta-feira e a classificação, Kamui Kobayashi lastimou a chuva que assolou o Hockenheimring neste sábado. Se a sessão tivesse sido realizada sob pista seca, o japonês estava certo de que avançaria ao Q3. “Eu até evitei usar os pneus macios, e na volta que fiz, o composto médio se mostrou bom o suficiente no Q2. Na pista molhada, entretanto, tudo deu errado”, comentou Kobayashi.
Sergio Pérez, por sua vez, lamentou o tráfego durante a segunda fase no treino classificatório. Pela quarta vez consecutiva no ano, o piloto mexicano largará além da 15ª posição no grid. “O treino pareceu realmente promissor até a chuva. Quando mudei para os pneus macios, fechei o Q1 como o segundo mais rápido. Então mudei para os intermediários no Q2 e fiquei preso no tráfego. Tinha carros à minha frente, mas não poderia recuar pois tinham carros atrás de mim também.”

CATERHAM
Heikki Kovalainen: 16º (1min17s620)
Vitaly Petrov: 18º (1min18s531)
O treino deste sábado foi em condições atípicas, mas terminou da maneira rotineira para a Caterham: longe das outras equipes pequenas, mas sem gerar grandes ameaças ao pelotão intermediário. Eliminado no Q1, quando a pista ainda estava seca, Heikki Kovalainen alegou ter tirado o máximo de seu carro. “De onde estamos, foi a volta perfeita. Não cometi erros, explorei o máximo que pude e tive uma volta limpa, então estou satisfeito com o que fizemos. Diminuir a desvantagem para os carros da frente ainda é o nosso objetivo, e acho que ainda temos de descobrir como explorar o real potencial de nosso pacote de evoluções”, disse o finlandês.
Vitaly Petrov ficou logo atrás e declarou não ter se entendido com a pista no início do treino, já que a chuva que caiu após a última sessão livre mudou as condições do asfalto. “Tivemos problemas para aquecer os pneus dianteiros, que, combinados com o tráfego, fez com que eu não pudesse forçar o ritmo como fiz no treino da manhã. Temos um ritmo de corrida decente e acho que teremos um bom resultado”, previu.
MARUSSIA
Timo Glock: 22º (1min19s291)
Charles Pic: 20º (1min19s220)
Charles Pic não conseguiu chegar perto da dupla da Caterham, mas, ao menos, superou seu experiente colega de time. “Depois de um treino livre difícil, no qual perdi a maioria da sessão porque troquei o meu motor, tenho que ficar muito satisfeito com meu treino. Apenas consegui dar três voltas com o pneu macio antes da classificação”, enalteceu o francês.
Correndo em casa, Timo Glock lamentou o fato de não estar se entendendo com o carro. “Está sendo um fim de semana difícil para mim desde a primeira volta que dei na sexta-feira. Sofri com o comportamento do carro porque a traseira está instável, o que me impede de forçar o ritmo com confiança.”
HRT
Pedro de la Rosa: 23º (1min19s912)
Narain Karthikeyan:
24º (1min20s230)
Após derrotar o companheiro de equipe pela décima vez consecutiva em 2012, Pedro de la Rosa acredita que poderia ter obtido uma melhor colocação no grid se não fosse pelo tráfego enfrentado na primeira fase do treino classificatório. “Estava nove décimos abaixo do meu tempo, mas nas últimas duas curvas, tive outro carro à frente e perdi duas posições. Devemos respeitar uns aos outros, mas vamos olhar para a frente e deixar isso para trás. Espero por uma corrida no seco, mas em decorrência dos dois últimos dias, tudo é possível”, disse o espanhol.
Narain Karthikeyan lamentou o tempo insuficiente durante a semana em pista seca. No primeiro treino livre deste fim de semana, o indiano cedeu o cockpit para o espanhol Dani Clos, piloto reserva do time. “O segundo treino livre foi disputado com pista molhada. Eu gostaria de ter um pouco mais de quilometragem no seco, pois hoje [sábado] tive apenas uma hora para me adaptar ao circuito. De qualquer forma, fizemos um bom trabalho e, na classificação, fiquei a apenas três décimos de Pedro.”

Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: