8 de jul. de 2012

F-1-“Estamos longe da Red Bull”, alerta Hamilton; leia declarações

Pilotos comentam o GP da Grã-Bretanha, a nona etapa da temporada de 2012 da F1

2012 British Grand Prix - Sunday
McLAREN
Jenson Button: 10º
Lewis Hamilton:
A McLaren teve um desempenho decepcionante em seu GP de casa. Lewis Hamilton bem que tentou fazer uma estratégia de pneus diferente, mas terminou apenas na oitava colocação, ficando longe da disputa pela vitória. “Estamos muito distantes da Red Bull”, lamentou o vencedor em Silverstone em 2008. “Continuaremos trabalhando e espero que possamos alcançá-la. Ainda estamos na briga, mas, a menos que nos recuperemos, será difícil permanecer. Hoje [domingo], fomos muito, muito lentos em curvas de baixa velocidade. Meu carro não estava tão ruim, mas os dos outros deveriam estar incríveis.”
Jenson Button reforçou o discurso de seu companheiro de equipe. “Não foi só a Red Bull e a Ferrari que foram mais rápidos que nós. Muitos outros carros foram”, afirmou o piloto. No entanto, serviu de consolo a Button ter terminado em décimo. “Foi bom ter marcado um ponto em meu GP, mas, claro, não era o que deveríamos estar fazendo.”

RED BULL
Sebastian Vettel:
Mark Webber:
Mark Webber enalteceu sua segunda vitória em Silverstone, mas minimizou a importância da conquista para a disputa do campeonato. “Esta é uma longa, longa temporada e eu não estou ficando empolgado demais com a posição no campeonato no momento”, disse o vice-líder.
Sebastian Vettel não conquistou o resultado que queria com o terceiro lugar, mas, resignado, destacou o triunfo da equipe. “Eu ficaria um pouco mais feliz se tivesse vencido, mas foi um grande resultado para a equipe, então estou feliz”, disse o alemão. “Foi um fim de semana difícil para os torcedores com a chuva, sem muita ação de nossa parte devido ao excesso d’água. Mas acho que os compensamos na corrida.”
FERRARI
Fernando Alonso:
Felipe Massa:
Fernando Alonso ficou perto da vitória em Silverstone ao adotar uma estratégia distinta em relação aos rivais mais próximos, mas perdeu a liderança nas voltas finais. Ainda assim, o espanhol defendeu a estratégia adotada pela Ferrari. “Era nossa melhor possibilidade.”
Com quarto lugar, Felipe Massa conquistou seu melhor resultado desde o GP da Coreia de 2010. Acho que foi uma boa corrida e tínhamos um bom carro para lutar”, afirmou o brasileiro.
LOTUS
Kimi Raikkonen:
Romain Grosjean:
Kimi Raikkonen terminou mais uma corrida em boa posição, em quinto, mas disse que poderia ir além caso tivesse uma largada mais tranquila. “Se eu tivesse ficado à frente de Mark [Webber] na largada, teria sido bom levando em conta onde terminamos. Eu me recuperei, já que nosso carro estava forte, especialmente com os pneus duros. Se eu tivesse largado melhor, teria terminado em uma posição melhor, mas corridas são assim. Às vezes, você paga um preço maior na primeira voltado que espera”, relatou o finlandês, que, com o resultado, ultrapassou Nico Rosberg no campeonato e ocupa o quinto lugar.
Romain Grosjean teve de se recuperar após um incidente na primeira volta. Após bons trechos de corrida, o francês foi o sexto colocado, colado em seu companheiro de time. “Estou feliz com minha corrida. Infelizmente, tive um incidente na primeira curva, onde quebrei minha asa dianteira. Foi quando eu pensei que minha corrida seria seriamente comprmetida”, declarou. “A equipe fez um trabalho fantástico ao me montar uma ótima estratégia de corrida. Marcamos bons pontos para a equipe, então foi um bom dia.”
MERCEDES
Michael Schumacher: 7º
Nico Rosberg: 15º
Apesar de ter largado em terceiro, Michael Schumacher acredita que a sétima posição era o máximo que poderia conseguir no GP da Grã-Bretanha deste domingo. “Estávamos bem competitivos no final da corrida, mas, no geral, sabíamos que as características do circuito não nos ajudavam em condições normais. Para nós, definitivamente era melhor se fosse na chuva.”
Nico Rosberg teve um final de semana mais complicado que o companheiro. Largando em 11º, o alemão mais jovem da dupla terminou apenas em 15º. “É decepcionante. Na corrida de hoje, larguei mal e não tínhamos ritmo. Agora, temos que trabalhar para melhorar o carro para a nossa próxima corrida em casa em Hockenheim.”

WILLIAMS
Bruno Senna:
Pastor Maldonado: 16º
Depois da frustração com o 15º lugar no treino classificatório, Bruno Senna se mostrou bastante satisfeito com os dois pontos obtidos com a nona posição neste domingo em Silverstone. “Foi uma corrida com garra”, celebrou o brasileiro, mencionando especialmente a ultrapassagem sobre Nico Hulkenberg nas últimas voltas.
Já o companheiro Pastor Maldonado se envolveu em mais um acidente, desta vez com Sergio Pérez. Chamado de “piloto perigoso” pelo representante da Sauber, o venezuelano se defendeu. “A situação fugiu do meu controle e creio que de Pérez também. Foi mais uma corrida ruim e vamos trabalhar duro para tentar mudar a atual fase. Espero que possamos nos recuperar bem na segunda fase do campeonato”, comentou.
SAUBER
Kamui Kobayashi: 11º
Sergio Pérez: abandonou
Com o habitual excesso de combatividade, Kamui Kobayashi acabou passando do ponto em uma de suas entradas nos boxes neste domingo, atropelando alguns mecânicos da equipe de pitstops da Sauber. “Foi minha culpa e eu gostaria de me desculpar com o time. É claro que eu tinha que ir ao limite para lutar por pontos, mas, sem dúvidas, eu freei muito tarde, travei as rodas e não consegui controlar o carro. Espero que os mecânicos que eu acertei fiquem bem logo”, desculpou-se o japonês, multado em € 25 mil (R$ 62 mil) por conta do lance.
Ao contrário de Kobayashi, Sergio Pérez foi a vítima do acidente no qual se envolveu, ao ser acertado por Pastor Maldonado enquanto disputavam posição. Furioso, o mexicano criticou duramente o piloto da Williams. “Ele é um perigo para os demais competidores e pode machucar alguém”, alertou.
FORCE INDIA
Paul di Resta: abandonou
Nico Hulkenberg: 12º
O resultado do GP da Grã-Bretanha não correspondeu às expectativas da Force India. Nico Hulkenberg teve um desempenho competitivo por todo o fim de semana, mas perdeu posições no fim e foi apenas o 12º. “O acerto do meu carro favorecia a pista molhada”, justificou. “Sempre havia carros ao meu redor na corrida, especialmente nas voltas finais. Precisava me defender e não podia cometer erros, mas travei meus pneus traseiros e dei a chance de Bruno [Senna] me ultrapassar na zona do DRS. É frustrante perder pontos tão perto do fim, as meus pneus perderam performance.”
A corrida de casa de Paul di Resta durou pouco. O piloto se envolveu em um toque logo no início e abandonou. “Não tenho certeza do que aconteceu. Estava em direção à curva 4 e não tinha pressão no pneu traseiro direito, que estava claramente furado, saindo da roda. Tudo o que pude fazer foi levar o carro de volta aos boxes, mas havia muito dano no assoalho”, lamentou.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 13º
Jean-Éric Vergne: 14º
Décimo terceiro colocado em Silverstone, Daniel Ricciardo acredita que as perspectivas de sua corrida foram arruinadas logo nos instantes iniciais. “Minha largada foi muito ruim e fora da linha. O carro patinou e eu perdi muitas posições. Minha primeira volta foi uma bagunça, já que outro carro escorregou na minha frente na curva 7 e eu tive que ir para fora. Conforme as voltas passaram, eu pude melhorar meu ritmo e meus tempos de volta foram o máximo que eu pude fazer”, resumiu.
Jean-Éric Vergne teve atuação ainda mais discreta que o companheiro, terminando em 14º depois de largar do fim do pelotão. Apesar do resultado nada empolgante, o francês destacou o aprendizado adquirido na pista inglesa. “Acho que fiz uma boa prova, sem cometer erros. Fiz o que pude e ganhei o máximo possível de posições, extraindo tudo de nosso pacote. O melhor do fim de semana é que acho que aprendi bastante, mas este não é o resultado que te deixa particularmente feliz. Precisamos melhorar nosso carro rapidamente e sei que o time está trabalhando nisso.”

CATERHAM
Heikki Kovalainen: 17º
Vitaly Petrov: não largou
Heikki Kovalainen terminou a prova na posição típica da Caterham: atrás do pelotão intermediário, mas com vantagem confortável para as outras equipes pequenas. “Foi uma corrida onde não aconteceu muita coisa. Guiei o mais rápido que pude, mas fiquei sozinho na pista por durante quase toda a corrida”, descreveu.
Ao menos, o finlandês teve mais sorte do que Vitaly Petrov, que sequer chegou a largar. “O carro sofreu uma falha de motor quando estava na volta de alinhamento no grid e tive que parar antes de entrar no pitlane”, disse.
MARUSSIA
Timo Glock: 18º
Charles Pic: 19º
Depois da semana complicada vivida pela Marussia, por conta do grave acidente de María de Villota em um teste aerodinâmico, Timo Glock acredita que só o fato de o time ter chegado ao fim do GP da Grã-Bretanha com os dois carros valeu o esforço do fim de semana. “Foi difícil para todos, mas tínhamos que fazer nosso trabalho da forma mais profissional possível e foi o que fizemos. Portanto, acho que todos podem ficar orgulhosos”, declarou. “Com os dois carros chegando ao final, podemos aprender mais coisas importantes sobre nosso pacote”, elogiou.
O francês Charles Pic também se mostrou satisfeito com o resultado. “[Chegar ao final] nos dá muitas informações para trabalhar na evolução de nosso carro. Fizemos um trabalho sólido e podemos olhar para [o GP da] Alemanha com um pouco mais de otimismo”, analisou.
HRT
Pedro de la Rosa: 20º
Narain Karthikeyan: 21º
Com a prova sendo realizada em pista seca, Pedro de la Rosa se viu surpreendido e arriscou a estratégia de apenas uma troca de pneus para tentar superar os rivais da Marussia. No entanto, a tática não deu certo. “Não era para ser, mas não ficamos longe. O desgaste de pneus foi menor do que o esperado, o que me deixou contente”, destacou.
O mesmo não pôde ser dito por Narain Karthikeyan, que sofreu com a alta degradação dos compostos traseiros e acabou ficando para trás, terminando em último entre os que chegaram ao fim. “Travei uma pequena batalha com [Charles] Pic, mas meus pneus traseiros acabaram e eu não consegui segurá-lo. Em termos de ritmo, estamos próximos da Marussia, mas ainda sofremos em situação de corrida por conta [do desgaste] dos compostos traseiros”, lamentou.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
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