Derivada do Astra, minivan Zafira teve produção encerrada após 11 anos em linha na fábrica de São José (SP)
A minivan estreou em abril de 2001, feita sobre a plataforma do médio Astra. Foi a primeira minivan da GM no país, e a primeira a oferecer a terceira fileira de bancos, para acomodar até sete pessoas. A GM escolheu os motores 2.0 8V de 116 cv e 2.0 16V de 138 cv – ambos a gasolina. Começava ali uma carreira de sucesso. Por sete anos, a Zafira liderou um segmento com status de luxo.
Nos primeiros anos, a minivan de sete lugares da GM sofreu com a tradição francesa no nicho. A Renault Scénic era líder absoluta de mercado na época. Um fato curioso: no mesmo mês de abril, quando foi lançada, a Zafira viu sua maior rival, a Citroën Xsara Picasso, estrear no segmento. E a Renault, de olho nas novatas, modernizou a Scénic. A partir de então, os três modelos deram início a uma disputa acirrada pela preferência dos brasileiros. O Chevrolet familiar só se consolidou na liderança em 2007, seis anos após chegar às lojas. Em compensação, dali para frente, a Zafira não deixou mais o posto.
Com desenho elegante por fora e por dentro e espaço interno farto, Zafira conquistou uma legião de fãs
Mesmo com a chegada de novas rivais, como Nissan Grand Livina e JAC J6, a Zafira vem puxando a fila. Entre janeiro e junho desse ano, a minivan da GM vendeu 2.990 unidades e segue firme na liderança do segmento, à frente de Grand Livina (1.702), Xsara Picasso (1.666) e JAC J6 (1.337) – com mesma idade, a minivan da Citroën também parou de ser produzida recentemente.Nesses 11 anos em produção, a Zafira teve mais de 100 mil unidades emplacadas no Brasil. Um rendimento respeitável e coroado com a derradeira série Collection, lançada há poucos dias e limitada em 500 unidades.
Há poucas semanas, também foi lançada a sucessora da Zafira: a Chevrolet Spin. Com versões de cinco e sete passageiros, a nova minivan nacional da GM também chega com a missão de substituir a Meriva, minivan compacta, para cinco passageiros. Após mais de uma década, a Zafira estava mesmo cansada, à espera de uma sucessora. Mas independente do desempenho da Spin, uma coisa é certa: entre as minivans da Chevrolet, a Zafira seguirá sendo a única a ter como marca registrada o status de "chique". Feita sobre a plataforma do sedã Cobalt, a Spin tem outra proposta e mira outro público.
Chevrolet Spin chega com a dura missão de substituir a Zafira e também a Meriva, que segue em produção
Fonte: revistaautoesporteDisponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383
Nenhum comentário:
Postar um comentário