3 de jul. de 2012

Celebrando Sergio Pininfarina (1926-2012)


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É um dia triste no mundo do design automobilístico – Sergio Pininfarina, presidente da Pininfarina desde 1966, faleceu em sua casa em Turim. Era filho do fundador da companhia, Batista Farina, e servia como presidente honorário da companhia na época da sua morte.

Após se graduar em engenharia mecânica pela Politécnica de Turim em 1950, Sergio iniciou sua carreira no negócio da família, a Carozzeria Pinin Farina. Em 1960, ele era o Gerente Geral, então, em 1961, virou Diretor da Gerência. Em 1966, com a morte de seu pai, ele assumiu a presidência da companhia.
Durante sua administração, Sergio supervisionou o desenho de alguns dos mais icônicos carros esportivos do mundo, incluindo a Ferrari Enzo e a Maserati Quattroporte. O que provavelmente explica porque sua sala de prêmios é tão grande quanto seu currículo – ele ganhou mais de 20 importantes prêmios de design e recebeu quatro títulos honorários em reconhecimento à sua contribuição ao design.
Agora, vejam nossa humilde homenagem.
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Peugeot 406 1995
OK, não é uma Ferrari Enzo, mas o grande Pug foi condecorado em 1996 e 2001 como o carro-reboque do ano da Caravan Club, assim como o prêmio Semperit Irish de carro do ano em 1997.
O cupê foi o único modelo em que a Pininfarina se envolveu, e ele foi projetado e produzido pelo estúdio italiano. Você poderia escolher entre um 2.0 4-em-linha, um 2.9 V6 ou um motor diesel 2.2 HDi.
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Ferrari GTO 1984
A 288 foi apenas o segundo carro na história da Ferrari a ter o precioso Gê-Tê-Óh na traseira. Construída como um carro de homologação, apenas 279 foram feitas e foi inspirada pelas linhas do conceito Pininfarina 308 GTB do Salão de Genebra de 1977.
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Alfa Romeo 164 1987
Após ter completado a lendária Testarossa, Sergio foi trabalhar no Alfa 164. Ele foi o primeiro Alfa a utilizar computadores ao invés de pura adivinhação, o que o deixou rígido e leve, e um carro realmente bom.
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Ferrari 612 Scaglietti 2004
2004 viu o lançamento da 612 Scaglietti, a sucessora do carro-chefe executivo de longa data da Ferrari, a 456. E é uma das únicas Ferrari da história capaz de carregar quatro humanos de verdade.
Da perspectiva de desenho, Pininfarina quis homenagear a Ferrari 375 MM 1954 através dos contrafortes laterais e das lanternas traseiras.
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Bentley Azure 1995
Esse gigante ostentoso de quatro lugares veio ao mundo em março de 1995 e era baseado no Continental R, que foi lançado em 1991. Além de ser realmente ousado, ele é classificado como o quarto carro mais gastador de combustível à venda no Reino Unido.
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Ferrari Enzo 2002
Batizada com o nome do fundador da Ferrari, foi construída para celebrar o primeiro título de construtores da marca na Fórmula 1 no novo milênio.
Inicialmente anunciada no Paris Motor Show de 2002, teve uma tiragem limitada de 349 carros, cada um custando inacreditáveis US$659.330. Todos os carros foram vendidos antes da produção se iniciar.
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Fiat 124 1966
Com seus freios à disco e motor de duplo comando de válvulas, esse bonito carrinho foi um dos mais avançados sedãs esportivos de sua época. É também considerado como a carroceria mais produzida em toda a história mundial. Isso graças a Lada, que baseou seu onipresente 2107 na incomparável carroceria (não antes de deixa-lo absolutamente ruim).
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Maserati Granturismo 2007
A parceria entre Maserati e Pininfarina acertou em cheio quando Jason Castriotta rabiscou o incrível Maserati GranTurismo. Com uma dianteira agressiva, ele tinha um V8 4.2 derivado do motor Ferrari instalado no Quattroporte que empurra aquela grade de boca escancarada.
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Ferrari P4/5 2006
Isso começou a vida como uma Ferrari Enzo, mas seu dono, o diretor de filmes e magnata da bolsa de valores James Glickenhaus, preferia o estilo das Ferraris de competição Série P de 1960. Ele pediu para Pininfarina redesenhá-la para que se parecesse com os antigos bólidos, que resultou nisso – a exclusiva P4/5 de US$4 milhões.
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Ferrari Testarossa 1984
Ela está junto dos mullets e dos blazers de cor pastel como um ícone dos anos 1980, porém a Testarossa envelheceu com muito mais dignidade.
A engenharia fez um trabalho tão belo quanto os desenhos da Pininfarina – ela tem um motor central 4.9 boxer de 12 cilindros, cada cilindro tem 4 válvulas (resultando em 48 no total), e é lubrificada por um sistema de cárter seco. Muito legal.
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Maserati Quattroporte 2004
Assim como a carroceria belíssima, essa coisa tem uma distribuição de peso de 47%/53% entre os eixos, o que significa que ele é bem ágil apesar de suas quatro portas.
Pena que o Jeremy não é muito fã dele…
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Ferrari F40 1987
A F40 é um dos perfis mais lendários da história do design automobilístico. Um nariz inclinado na frente, um enorme aerofólio na traseira e um V8 biturbo coberto por Perspex no meio. Obrigado, Pininfarina.

Fonte: topgearbr
Disponível no(a): http://topgearbr.wordpress.com
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