
Após se graduar em engenharia mecânica pela
Politécnica de Turim em 1950, Sergio iniciou sua carreira no negócio da
família, a Carozzeria Pinin Farina. Em 1960, ele era o Gerente Geral,
então, em 1961, virou Diretor da Gerência. Em 1966, com a morte de seu
pai, ele assumiu a presidência da companhia.
Durante sua administração, Sergio supervisionou o
desenho de alguns dos mais icônicos carros esportivos do mundo,
incluindo a Ferrari Enzo e a Maserati Quattroporte. O que provavelmente
explica porque sua sala de prêmios é tão grande quanto seu currículo –
ele ganhou mais de 20 importantes prêmios de design e recebeu quatro
títulos honorários em reconhecimento à sua contribuição ao design.
Agora, vejam nossa humilde homenagem.
OK, não é uma Ferrari Enzo, mas o grande Pug foi
condecorado em 1996 e 2001 como o carro-reboque do ano da Caravan Club,
assim como o prêmio Semperit Irish de carro do ano em 1997.
O cupê foi o único modelo em que a Pininfarina se
envolveu, e ele foi projetado e produzido pelo estúdio italiano. Você
poderia escolher entre um 2.0 4-em-linha, um 2.9 V6 ou um motor diesel
2.2 HDi.

Ferrari GTO 1984
A 288 foi apenas o segundo carro na história da
Ferrari a ter o precioso Gê-Tê-Óh na traseira. Construída como um carro
de homologação, apenas 279 foram feitas e foi inspirada pelas linhas do
conceito Pininfarina 308 GTB do Salão de Genebra de 1977.

Alfa Romeo 164 1987
Após ter completado a lendária Testarossa, Sergio foi
trabalhar no Alfa 164. Ele foi o primeiro Alfa a utilizar computadores
ao invés de pura adivinhação, o que o deixou rígido e leve, e um carro
realmente bom.

Ferrari 612 Scaglietti 2004
2004 viu o lançamento da 612 Scaglietti, a sucessora
do carro-chefe executivo de longa data da Ferrari, a 456. E é uma das
únicas Ferrari da história capaz de carregar quatro humanos de verdade.
Da perspectiva de desenho, Pininfarina quis
homenagear a Ferrari 375 MM 1954 através dos contrafortes laterais e das
lanternas traseiras.

Bentley Azure 1995
Esse gigante ostentoso de quatro lugares veio ao
mundo em março de 1995 e era baseado no Continental R, que foi lançado
em 1991. Além de ser realmente ousado, ele é classificado como o quarto
carro mais gastador de combustível à venda no Reino Unido.

Ferrari Enzo 2002
Batizada com o nome do fundador da Ferrari, foi
construída para celebrar o primeiro título de construtores da marca na
Fórmula 1 no novo milênio.
Inicialmente anunciada no Paris Motor Show de 2002,
teve uma tiragem limitada de 349 carros, cada um custando inacreditáveis
US$659.330. Todos os carros foram vendidos antes da produção se
iniciar.

Fiat 124 1966
Com seus freios à disco e motor de duplo comando de
válvulas, esse bonito carrinho foi um dos mais avançados sedãs
esportivos de sua época. É também considerado como a carroceria mais
produzida em toda a história mundial. Isso graças a Lada, que baseou seu
onipresente 2107 na incomparável carroceria (não antes de deixa-lo absolutamente ruim).

Maserati Granturismo 2007
A parceria entre Maserati e Pininfarina acertou em
cheio quando Jason Castriotta rabiscou o incrível Maserati GranTurismo.
Com uma dianteira agressiva, ele tinha um V8 4.2 derivado do motor
Ferrari instalado no Quattroporte que empurra aquela grade de boca
escancarada.

Ferrari P4/5 2006
Isso começou a vida como uma Ferrari Enzo, mas seu
dono, o diretor de filmes e magnata da bolsa de valores James
Glickenhaus, preferia o estilo das Ferraris de competição Série P de
1960. Ele pediu para Pininfarina redesenhá-la para que se parecesse com
os antigos bólidos, que resultou nisso – a exclusiva P4/5 de US$4
milhões.

Ferrari Testarossa 1984
Ela está junto dos mullets e dos blazers de cor
pastel como um ícone dos anos 1980, porém a Testarossa envelheceu com
muito mais dignidade.
A engenharia fez um trabalho tão belo quanto os
desenhos da Pininfarina – ela tem um motor central 4.9 boxer de 12
cilindros, cada cilindro tem 4 válvulas (resultando em 48 no total), e é
lubrificada por um sistema de cárter seco. Muito legal.

Maserati Quattroporte 2004
Assim como a carroceria belíssima, essa coisa tem uma
distribuição de peso de 47%/53% entre os eixos, o que significa que ele
é bem ágil apesar de suas quatro portas.
Pena que o Jeremy não é muito fã dele…

Ferrari F40 1987
A F40 é um dos perfis mais lendários da história do
design automobilístico. Um nariz inclinado na frente, um enorme
aerofólio na traseira e um V8 biturbo coberto por Perspex no meio.
Obrigado, Pininfarina.
Fonte: topgearbr
Disponível no(a): http://topgearbr.wordpress.com
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