27 de jun. de 2012

Volta rápida no comando do McLaren MP4-12C

Trazido por R$ 1,55 milhão, esportivo com motor 3.8 V8 de 592 cv deixa gosto de quero mais

Renata Viana de Carvalho // Fotos: Fabio Aro
 Fabio Aro
McLaren MP4-12C consegue aliar agilidade e conforto - mas basta mudar os ajustes de suspensão e câmbio para ele provar que pode ser arisco

O aviso havia sido repetido à exaustão muito antes de sairmos de São Paulo rumo a Itu, no interior do estado: "será apenas uma voltinha. E devagar!". O alerta era desanimador, é verdade. Mas não foi capaz de tirar nossa disposição de pegar pouco mais de uma hora de estrada para ter cinco, dez minutos ao volante do McLaren MP4-12C - afinal, não é sempre que um típico esportivo inglês está livre para uma voltinha.


Quando chegamos ao condomínio fechado em que o breve test-drive realizado, o carro ainda estava coberto. Por mais que o visual já fosse conhecido, o fotógrafo Fábio Aro e eu acompanhamos como se fosse uma avant-premiere a "revelação" do carro. A pintura branca delineava cada curva da carroceria e fazia saltar aos olhos as grandes "cavas" laterais, onde estão posicionadas as entradas que direcionam o fluxo de ar para os radiadores.
 Fabio Aro
Desenho formado pelas grandes entradas de ar nas laterais são um dos atrativos do esportivo, que nesta unidade conta com rodas especiais cinzas e pinças de freio em tom laranja
Os traços podem não ser extravagantes, mas agradam quando vistos pessoalmente - e a abertura das portas para cima acrescentam dramaticidade ao carro. A McLaren garante que cada linha foi cuidadosamente traçada para favorecer a aerodinâmica do MP4-12C. A dianteira compacta tem a missão de reduzir a turbulência e aumentar o downforce, por exemplo. As portas não trazem nem maçanetas, basta deslizar a mão sob o recorte da carroceria para elas se abrirem. Na traseira, o destaque fica por conta do aerofólio, das finas e verticais luzes e das saídas de ar em posição mais alta e central.
 Fabio Aro
Abertura das portas dão charme extra ao McLaren MP4-12C e revelam aplicação de fibra de carbono na lateral
A cor branca ainda conseguia realçar os detalhes personalizados da unidade, como as grandes rodas com seus finos aros cinza-grafite, as pinças de freio alaranjadas e os diversos detalhes em fibra de carbono que aparecem na capa dos retrovisores, no spoiler traseiro, na lateral, escondida sob a porta, e no cofre e capa do motor - o bom é que é que o "capô" transparente deixa o belo propulsor sempre visível: é mais que um convite a acelerar.

Infelizmente, não tivemos a oportunidade de levar ao limite o 3.8 V8 de 592 cv do esportivo. O aviso que mencionei lá no começo do texto foi cumprido quase ao pé da letra. Digo "quase" porque eu não esperava conseguir ultrapassar os 50 km/h depois de tantas advertências. Mas ainda cheguei aos 70 km/h - usando a tática de encher de perguntas o diretor da Connect Motors, empresa responsável pela importação do McLaren MP4-12C, que seguia no banco do carona.
 Fabio Aro  
Motor 3.8 V8 com capa e "berço" de fibra de carbono é um convite à aceleração
Apesar da condição bastante limitada, o esportivo demonstrou rápida aceleração. Pena não haver maior possibilidade para explorar o motor... Se houvesse, seria possível tentar entender se o aprimoramento que a McLaren fez na motorização para a linha 2013 (essa é 2012), era mesmo fundamental ou se não passou de preciosismo. Os novos MP4-12C já contam 625 cv, amplificação do som do motor e novo acerto do câmbio, que passou a oferecer trocas mais rápidas, segundo a McLaren.

 Fabio Aro
Interior tem diversas aplicações de fibra de carbono e revestimento em alcântara; no console central ficam os botões que regulam a suspensão e o câmbio, além do controle do sistema de entretenimento
No console central, botões permitem a seleção de três tipos de regulagem para a transmissão semi-automática de sete marchas e dupla embreagem e a suspensão. Quando ajustados na posição Normal, eles deixam o MP4-12C bastante confortável e as passagens de marchas sutis - um pouco alonadas demais, até. Ao ativar o modo Sport, já é possível notar uma mudança na atuação do câmbio, que abandona parte da docilidade para acompanhar o "endurecimento" da suspensão. A opção Track desativa grande parte da eletrônica e deixa o esportivo mais sensivelmente mais "duro" e arisco.
 Fabio Aro
Porta-malas na dianteira oferece espaço relativamente generoso e traz colete refletivo, obrigatório na Europa
A chance de guiar um McLaren nos faz até esquecer o contorcionismo para entrar no veículo - mulheres: saias não são o tipo de roupa mais apropriada para a ocasião, com certeza! Mas uma vez no interior do carro, é possível encontrar boa acomodação, graças aos ajustes elétricos do banco, e até um espaço considerável (quem tiver bagagem pode levá-la no porta-malas localizado na dianteira. Tudo é simples, mas elegante. Especialmente com a mistura de couro alcântara e dos apliques de fibra carbono.

O MP4-12C que dirigimos foi trazido ao Brasil pela Connect Motors por R$ 1,55 milhão, através de uma ação de importação direta conduzida em parceria com uma loja da Europa. Foi para as mãos do dono muito antes do que nós gostaríamos e sem que pudéssemos ver do que ele realmente é capaz. Mas paciência... Quem sabe o cara não fica com dó e chama a gente para uma volta mais completa depois ler essa reportagem!

 Fabio Aro  
 Fabio Aro
Lanternas de led, saídas de escapamento em área nobre e aerofólio se destacam na traseira


Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com/
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