15 de mai. de 2012

Importados podem ter cotas com IPI menor

Promessa foi feita pelo ministro Fernando Pimentel
Por Vitor Matsubara | 14/05/2012
O governo brasileiro deve anunciar até o fim de maio uma medida para aliviar os efeitos do novo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) às montadoras de automóveis importados prejudicadas pelo reajuste na alíquota do imposto.


“Tive uma promessa do ministro (Fernando) Pimentel de que até o final do mês alguma coisa seja publicada e anunciada pelo governo”, declarou o presidente da Abeiva (Associação das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e diretor-presidente da Jaguar Land Rover, Flavio Padovan.
A medida deve incluir a criação de um sistema de cotas isentas da nova alíquota, semelhante ao acordo firmado com o México em 2012. A possibilidade é vista com bons olhos por Padovan. “Nós acreditamos que a melhor solução é a cota, e é o caminho mais fácil para o governo também”, afirmou.
Embora o reajuste no IPI tenha sido determinado no final do ano passado, as marcas sem fábrica no Brasil só começaram a sentir os efeitos da medida em abril, quando os estoques formados antes do aumento do imposto começaram a esgotar. As afiliadas à Abeiva registraram queda de 28,1% no volume de vendas no mês passado, em comparação ao mesmo período de 2011.

Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: