28 de abr. de 2012

Teste: Ford Focus impõe economia com motor 1.0 Ecoboost

 Fotos: Divulgação
Teste: Ford Focus impõe economia com motor 1.0 Ecoboost
Ford inova para máxima eficiência e equipa Focus com novo 1.0 Ecoboost de três cilindros e turbo

A necessidade de atingir as metas estipuladas pelos órgãos governamentais europeus por menores consumo e emissões de poluentes tem incentivado as fabricantes a desenvolverem veículos mais tecnológicos e "verdes". Para entrar nesse rol, a Ford apresentou o novo motor EcoBoost a gasolina, de apenas 1.0 litro e três cilindros.
Ele foi desenvolvido para gradualmente substituir os tradicionais 1.6 litro e equipar desde as versões topo do Fiesta, passando pelo Focus e até as minivans B-Max e C-Max. Oferecido em duas versões, de 100 cv e 125 cv, o pequeno motor promete médias de consumo e emissões equivalentes às de motores diesel – na casa dos 20 km/l – de capacidades semelhantes, assim como desempenho condizente com a proposta de cada carro.

O primeiro a receber o EcoBoost 1.0 foi o médio Focus, nas versões hatch e station wagon. O propulsor, dotado de turbo para conseguir chegar à potência indicada, pesa apenas 95 kg e tem dimensões muito enxutas – consegue ser equilibrado em cima de uma folha de papel tamanho A4! O baixo peso da unidade é capaz de tornar mais leve qualquer carro no qual ele for aplicado, além de melhorar o comportamento dinâmico, com menos massa na dianteira do carro.


Além disso, conta com avançadas soluções tecnológicas, como dois circuitos de arrefecimento, para que todo o motor chegue à temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente e com uniformidade. Isso permite que a fase de menor eficiência seja quase suplantada e o 1.0 litro perca apenas 7% das capacidades na fase fria, metade do percentual de outros motores. A Ford até dispensou as árvores balanceadoras normalmente usadas para curar a maior vibração dos propulsores três cilindros. No lugar delas, um volante do motor com distribuição de massa propositalmente irregular cumpre a função e economiza no peso total do propulsor.

O motor é oferecido a partir dos níveis intermediários de acabamento na gama europeia. O que significa uma extensa lista de equipamentos de série, como airbags, frontais, laterais e de cabeça, freios com ABS e EBD, ar-condicionado, sistema de som com comandos no volante e opcionais interessantes como o navegador por GPS com tela de 5 polegadas.



Além disso, o Focus pode receber equipamentos antes restritos a carros mais caros, como detector de ponto cego, sistema de frenagem automática em tráfego urbano, alerta de mudança involuntária de faixa e até um sistema que reconhece placas de trânsito, como as de limite de velocidade.

Por fora, nada indica que o Focus em questão é equipado com o menor motor já oferecido para o modelo. As linhas modernas da terceira geração do modelo – mostrada na Europa em 2010 – causam menos impacto que o primeiro Focus, mas denotam um conjunto mais maduro e elegante. Com a adoção do novo motor, a Ford entra num novo patamar de "downsizing", com um motor tão pequeno instalado num hatch médio europeu. Até então o máximo que se tinha chegado foi com a Volkswagen e seu Golf 1.2 TSI que, apesar do menor deslocamento cúbico, mantém a construção tradicional de quatro cilindros em linha. Na Europa, os preços para o Focus Ecoboost de 125 cv giram em torno dos 20 mil euros – cerca de R$ 50 mil.



Impressões ao dirigir


Pequeno notável


Definitivamente, a estrela do carro é o novo motor EcoBoost. A expectativa para um motor de apenas três cilindros e 1.0 litro movendo um hatch do tamanho do Focus é sempre grande, no entanto, os 125 cv – equivalentes a um 1.6 litro tradicional – extraídos da versão mais potente do propulsor conseguem empurrar o Focus com decisão surpreendente e deixa a clara impressão de que se trata de um motor ao menos com maior capacidade cúbica.

Há boa dose de força mesmo em rotações mais baixas – graças ao torque máximo disponível a apenas 1.700 rpm. O desempenho é ajudado pelo câmbio manual de seis marchas, com engates leves e precisos. A progressão é suave e sem esforço aparente. A Ford fala em 10,8 segundos para a aceleração de zero a 100 km/h e 193 km/h de velocidade máxima, números muito bons, em se tratando de um motor tão pequeno sob o capô.



Mesmo com a menor motorização, o Focus continua uma das referências do segmento no quesito dirigibilidade. O carro mantém o ótimo comportamento dinâmico, com suspensões modernas e boa estabilidade direcional. Andar em estradas sinuosas é sempre um prazer, com a direção direta. Ainda assim, é um carro confortável para se usar no dia a dia. O acerto da suspensão ainda faz com que ele filtre bem as irregularidades do asfalto.

O interior é igual ao das outras versões, com acabamento bom e design arrojado. O volante contém botões demais, o que é um bocado confuso num primeiro momento, mas não é difícil se acostumar e entender a quantidade de funções concentradas ali. Há farta dotação de equipamentos de conveniência e segurança, o que tornam a vida a bordo do modelo muito agradável e descomplicada. O isolamento acústico é dos melhores, e consegue deixar de fora o característico zumbido dos motores de três cilindros.



Ficha Técnica

Ford Focus 1.0 EcoBoost

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 999 cm³, três cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 125 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 10,8 s.
Velocidade máxima: 193 km/h.
Torque máximo: 17,3 kgfm entre 1.700 e 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 71,9 mm x 82,0 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,35 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,48 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cabeça.
Peso: 1.270 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 316 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Saarloius, Alemanha.
Lançamento mundial: 2011.
Lançamento da versão: 2012
Itens de série: Acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bancos com ajustes elétricos, apoios de cabeça com sistema anti-ricochete, ar-condicionado automático, ABS, EBD, sistema detector de fadiga, bancos com aquecimento, rádio/CD/MP3/Bluetooth, coluna de direção ajustável eletricamente, cruise control, luzes de led, controle de estabilidade e de tração, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de cabeça.
Preço na Europa: 20 mil euros (cerca de R$ 50 mil).



Fonte: motordream
Disponível no(a): motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: