1 de abr. de 2012

Ford Focus 1.0T 125 Zetec

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Não sei se a Ford deveria chamar esta coisa de Focus 1.0T. Ao admitirem que tem um motor minúsculo, muitos corretores de imóveis ambiciosos irão rejeitá-lo por considerarem o modelo como um carro vinculado, mas ele entrega uma performance muito maior do que seus 999 cm³ poderiam sugerir.



É um 3-cilindros turbo, e pode ter 100 ou 125 cavalos. A versão mais potente, que eu dirigi, tem um câmbio de 6 marchas. Ele substitui os Focus naturalmente aspirados com 105 e 125 cavalos, e é muito melhor de se dirigir porque é mais silencioso, tem mais personalidade e mais torque. Ele também é mais leve, então o carro manobra de maneira mais confiável e ágil. E consome muito menos combustível. Tem como não gostar?
O silêncio é o que mais surpreende. Nos acostumamos com motores a diesel em hatches econômicos, mas é uma alegria entrar num carrinho a gasolina como este. Geralmente, você mantém a aceleração entre 1.500 e 3 mil RPM: é a melhor faixa de rotação para a economia de combustível, e o alto torque e a ausência de vibrações (exceto por uma pequena vibração nos seus pés) tornam-o agradável e relaxante de se dirigir. Mas quando você precisa acelerar mais, ele não se importa com rotações mais altas. Mas, novamente, ele o faz de maneira silenciosa: tem um pouco daquele som característico de um 3-cilindros, mas é algo bom, como um “meio-911″. Não há aspereza alguma. E apresenta pouquíssimo “turbo lag” na hora de acelerar.
E isso realmente anima o engenheiro dentro de você. Este é um projeto totalmente novo, e não apenas um 4-cilindros que teve um cilindro amputado, então tudo foi pensado tendo “tamanho” em mente. A extensão do bloco do motor é o mesmo que uma folha de papel A4, e o powertrain pesa 40kg a menos do que o antigo 1.6 (ou incríveis 150kg a menos que um 2.0 a diesel). Ele possui injeção direta e comando de válvulas duplamente variável, e uma bela turbina que gira a até 248 mil RPM.
O coletor de escape é moldado direto no cabeçote, o que significa que água resfria os gases de escape, e o design estreito do motor também significa que ele tende a bater muito pouco, e isto significa que a ignição raramente precisa ser retardada, e isto significa gases de escape menos quentes. Finalmente, o próprio turbo pode aceitar gases a 1.030ºC. E como tudo isso impacta no custo? A maioria dos motores turbo injeta combustível extra quando exigido, simplesmente para evaporá-la e resfriar a turbina. Que desperdício. Este motorzinho foi cuidadosamente projetado para reduzir ao máximo essa necessidade, então, mesmo que você precise pisar fundo ocasionalmente, o consumo de combustível não divergirá tanto dos dados fornecidos pela fábrica. Diferente de um Fiat TwinAir. Consegui fazer 14.16 km/L num passeio particularmente rápido por parte do interior montanhoso da Espanha.
Então você economizará no posto de gasolina. Isso cobre o valor extra: na versão com 125 cavalos, ele custa R$1.440 a mais que o antigo 125 1.6, tendo uma marcha a mais no câmbio. Isso é menos que o custo de uma pintura metálica, pelo amor de Deus.
OS NÚMEROS:999 cm³
3 cilindros
Tração dianteira
125 cavalos
20.32 mkgf
20 km/L
114g/km de CO2
0 a 100 km/h: 12.5 segundos
Velocidade máxima: 185 km/h
1.240kg
O VEREDITO:Motores a gasolina modernos continuam a diminuir a diferença para motores a diesel. Este aqui é bem melhor que um 1.6 a diesel e não consome tanto. Não se deixe levar pelo seu tamanho minúsculo.
NOTA: 7/10
Texto: Paul Horrell
Fonte: TopGear.com
Tradução: John Flaherty

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