
Não sei se a Ford deveria chamar esta coisa de Focus
1.0T. Ao admitirem que tem um motor minúsculo, muitos corretores de
imóveis ambiciosos irão rejeitá-lo por considerarem o modelo como um
carro vinculado, mas ele entrega uma performance muito maior do que seus
999 cm³ poderiam sugerir.
É um 3-cilindros turbo, e pode ter 100 ou 125
cavalos. A versão mais potente, que eu dirigi, tem um câmbio de 6
marchas. Ele substitui os Focus naturalmente aspirados com 105 e 125
cavalos, e é muito melhor de se dirigir porque é mais silencioso, tem
mais personalidade e mais torque. Ele também é mais leve, então o carro
manobra de maneira mais confiável e ágil. E consome muito menos
combustível. Tem como não gostar?
O silêncio é o que mais surpreende. Nos acostumamos
com motores a diesel em hatches econômicos, mas é uma alegria entrar num
carrinho a gasolina como este. Geralmente, você mantém a aceleração
entre 1.500 e 3 mil RPM: é a melhor faixa de rotação para a economia de
combustível, e o alto torque e a ausência de vibrações (exceto por uma
pequena vibração nos seus pés) tornam-o agradável e relaxante de se
dirigir. Mas quando você precisa acelerar mais, ele não se importa com
rotações mais altas. Mas, novamente, ele o faz de maneira silenciosa:
tem um pouco daquele som característico de um 3-cilindros, mas é algo
bom, como um “meio-911″. Não há aspereza alguma. E apresenta pouquíssimo
“turbo lag” na hora de acelerar.
E isso realmente anima o engenheiro dentro de você.
Este é um projeto totalmente novo, e não apenas um 4-cilindros que teve
um cilindro amputado, então tudo foi pensado tendo “tamanho” em mente. A
extensão do bloco do motor é o mesmo que uma folha de papel A4, e o
powertrain pesa 40kg a menos do que o antigo 1.6 (ou incríveis 150kg a
menos que um 2.0 a diesel). Ele possui injeção direta e comando de
válvulas duplamente variável, e uma bela turbina que gira a até 248 mil
RPM.
O coletor de escape é moldado direto no cabeçote, o
que significa que água resfria os gases de escape, e o design estreito
do motor também significa que ele tende a bater muito pouco, e isto
significa que a ignição raramente precisa ser retardada, e isto
significa gases de escape menos quentes. Finalmente, o próprio turbo
pode aceitar gases a 1.030ºC. E como tudo isso impacta no custo? A
maioria dos motores turbo injeta combustível extra quando exigido,
simplesmente para evaporá-la e resfriar a turbina. Que desperdício. Este
motorzinho foi cuidadosamente projetado para reduzir ao máximo essa
necessidade, então, mesmo que você precise pisar fundo ocasionalmente, o
consumo de combustível não divergirá tanto dos dados fornecidos pela
fábrica. Diferente de um Fiat TwinAir. Consegui fazer 14.16 km/L num
passeio particularmente rápido por parte do interior montanhoso da
Espanha.
Então você economizará no posto de gasolina. Isso
cobre o valor extra: na versão com 125 cavalos, ele custa R$1.440 a mais
que o antigo 125 1.6, tendo uma marcha a mais no câmbio. Isso é menos
que o custo de uma pintura metálica, pelo amor de Deus.
OS NÚMEROS:999 cm³
3 cilindros
Tração dianteira
125 cavalos
20.32 mkgf
20 km/L
114g/km de CO2
0 a 100 km/h: 12.5 segundos
Velocidade máxima: 185 km/h
1.240kg
3 cilindros
Tração dianteira
125 cavalos
20.32 mkgf
20 km/L
114g/km de CO2
0 a 100 km/h: 12.5 segundos
Velocidade máxima: 185 km/h
1.240kg
O VEREDITO:Motores a gasolina
modernos continuam a diminuir a diferença para motores a diesel. Este
aqui é bem melhor que um 1.6 a diesel e não consome tanto. Não se deixe
levar pelo seu tamanho minúsculo.
NOTA: 7/10
Texto: Paul HorrellFonte: TopGear.com
Tradução: John Flaherty
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