
As instruções na lata diziam: “Aplique uma bola de
espuma do tamanho de uma noz na palma da mão.” Bem, eu pensei, isto era
ridículo.
Se eles quisessem quantificar a quantidade de espuma
necessária para um barbear, então com certeza eles poderiam ter criado
algo mais claro do que “do tamanho de uma noz”. A humilde noz, afinal,
não está sujeita às regras da British Standards ou da Système
International d’Unités. As nozes variam em tamanho.
Mas quando pensei um pouco a respeito, percebi
que não conseguia criar algo melhor. Uma bola do tamanho do fornilho do
cachimbo de um fabriqueiro? Uma bola um pouco maior que uma bola de gude
colorida grande? Uma bola do tamanho daquela parte pontuda do seu
cotovelo, mas talvez um pouco maior? Acho que a noz era, de fato, uma
excelente referência volumétrica.
No entanto, ainda não parecia certo. Eu tenho uma
cabeça um tanto grande, e toda a parte abaixo do meu nariz e as
laterais, mais a região abaixo do meu queixo, precisam ser barbeados. Eu
não fiz os cálculos, mas calculo que cerca de 20% da superfície da
minha cachola precisa ser coberta com espuma. Acho que uma bola do
tamanho de uma tangerina parece ser mais coerente.
Então, eu apliquei uma bola do tamanho de uma
tangerina na minha mão, mas não acaba nisso, acaba? Ela cresce. Eu não
sabia disso, porque eu normalmente uso creme de barbear. Ela continuava
crescendo, e acabei jogando-a na privada e tentei dar descarga nela.
Isso fez com que ela crescesse mais.
Este é um prefácio bem elaborado para a minha
pergunta deste mês, que é: devemos ler as instruções? Há uma linha de
raciocínio que diz que não devemos, porque não é coisa de homem. Mas,
espera um pouco: aposto que os astronautas leram as instruções da Saturn
V e do Módulo Lunar de cabo a rabo, e você não diria que eles são
fracos.
Acho que essa cultura de não ler as instruções tem
suas raízes na esparsa experiência tecnológica que a maioria das pessoas
têm. A maioria de nós apenas tem que lidar com aparelhos eletrônicos.
Um GPS, digamos.
Eu nunca li as instruções de um GPS. Aparelhos
eletrônicos são incrivelmente lógicos de uma maneira que apenas coisas
binárias conseguem ser. Uma linguagem simples para programar algo como
isto, incluindo o aparentemente desconcertante rádio-relógio de um
quarto de hotel, foi desenvolvida ao longo de várias décadas. Você
aperta um botão, aperta dois botões juntos, ou aperta e segura um botão.
Não há muitas complicações, e você consegue compreendê-lo facilmente. A
não ser que você seja o Clarkson.
E mesmo assim, se você cometer um erro, o pior que
pode acontecer é você acabar em algum lugar apavorante, como as
Cotswolds. É irritante, mas que não arrisca sua vida. É tentador
concluir que as instruções são inúteis.
Mas aqui cabe um aviso. Este desdém geral por manuais
de usuários, motivado pela nauseante familiaridade com bugigangas
digitais, não deveria ser permitido no restante das nossas vidas.
Por exemplo, semana passada recebi um torno mecânico
que havia encomendado. Máquinas operatrizes não perdoam nenhum erro, e
um torno oferece a oportunidade de juntar metais de espessuras variadas a
alta velocidade e com uma fúria mecânica, o que é catastrófico,
especialmente se a coisa pegar suas roupas ou um dos seus membros.
Além disso – e fique à vontade para chamar-me de
estúpido – eu não sei instintivamente quais engrenagens no cabeçote fixo
farão todas as partes girarem na velocidade certa para cortar, digamos
um parafuso M6. Há um diagrama explicando este tipo de coisa, e fico
feliz em admitir que eu o consultei. No final das contas, instruções são
uma coisa boa.
E tem mais. No começo deste ano, me entregaram uma
moto Triumph. Eu já sei como andar numa moto, e consegui entender os
vários ajustes disponíveis no display do painel e o computador de bordo
após cinco minutos fuçando nela na garagem. Portanto, nunca li o manual.
Mas então, nesta manhã, enquanto fazia uma limpeza,
algo me fez ler o manual dela. Eu não fazia a menor idéia de que eu não
deveria levar animais comigo na moto, ou beber o fluído do radiador.
Mas o pior de tudo foi quando eu li, com uma sensação
de puro terror no meu coração, que tentar ajustar os freios enquanto a
moto estiver em movimento poderia levar à perda de controle e a um
acidente. Graças a Deus eu acabei descobrindo isso. Eu poderia ser
morto.
Sempre leia as instruções.
Fonte: TopGear.com (Fevereiro de 2012)Tradução: John Flaherty
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