9 de mar. de 2012

Um Golf VR6 turbo feito especialmente para as pistas



O acerto de um carro na pista é algo que demanda uma boa dose de tempo, grana, paciência, grana, conhecimentos técnicos, mais grana e bons contatos para que tudo possa correr (literalmente) da melhor maneira possível. Com a crescente disseminação dos Track Days, carros melhores tem aparecido nas pistas e projetos mais audaciosos vem sendo desenvolvidos. O grande problema é quando o projeto se dá por concluído.

Este já é o segundo carro de Henrique Corrêa preparado para fazer bonito na pista e o segundo VW Golf VR6. O primeiro é um Mk3 vermelho que foi limado até o limite. Com ele, Henrique adquiriu um ótimo know-how, conheceu pessoas e quebrou recordes em Curitiba e São Paulo. O desenvolvimento do Golf vermelho tem sido fundamental na história de outro projeto de Henrique: este Volkswagen Golf Mk4 VR6, prata, número 60 das 99 unidades da série limitada.

Com uma base conhecida e bastante sólida, os componentes do upgrade foram adquiridos e o acerto muito bem pensado, visando basicamente melhorar o desempenho em qualquer situação, sem esquecer da segurança, confiabilidade e conforto.
O motor foi aberto para a instalação de bielas forjadas Pauter, com pistões forjados JE e prisioneiros de cabeçote da ARP. O coletor e o escape em inox foram completamente confeccionados com canos de três polegadas para receber uma turbina Garrett modelo GTX3076R que trabalha com pressão máxima de 1,3 bar. Uma blowoff Tial fica na parte fria, depois do intercooler, aliviando o excesso de ar que entra pela borboleta quando fechada ou semi-fechada. Esse ar retorna para o intake e recircula na caixa fria. Já a wastegate Tial de 44 mm fica no coletor de escape, controlando a pressão da turbina, comandada por um booster controler da Apex-i, que alivia também a back pressure. Esses gases, saem por um downpipe de inox confeccionado em 3″, descarregados direto por uma válvula cutout, em situação de pista, ou por um silencioso feito artesanalmente no Navega, para uma situação de rua.

Todo o ar admitido segue para um coletor SRI C2 Motorsports específico para o cabeçote de 24v do VR6 (mesmo sendo um motor de seis cilindros em “V”, este motor só possui um cabeçote). O radiador original foi substituído por um de maior capacidade e eficiência da PWR. O calço do motor foi substituído por um deslocado da VF Engeneering, que além de ajudar na acomodação das peças, reduziu consideravelmente a movimentação do motor. A alimentação ficou por conta de uma bomba interna da Aeromotive que manda combustível para um catch tank montado com bomba externa da Walbro, aeroquip e conexões de alumínio. Para não haver restrições, a linha de combustível foi alterada para maior vazão, contando com filtro lavável e injetores Siemens de 630cc. Com a configuração efetuada no módulo Unitronic Big Turbo, o Golf atingiu 488,85cv @ 6.700Rpm com 57,51kgfm @ 5.825Rpm.

Na transmissão, Henrique manteve o câmbio original mas substituiu a embreagem por um conjunto cerâmico e volante de motor aliviado. O blocante também foi substituído por um Peloquin 02M.
A frenagem é garantida por um conjunto de discos dianteiros vindos da ECS Stage V de 14,1” mordidos por pinças Brembo de 8 pistões. Na traseira, os discos são mais humildes: possuem 12,1”. A suspensão conta com um jogo de molas e amortecedores incorporados (coil over) da PSS-9. A amarração da carroceria fica por conta de um par de barras estabilizadoras (dianteira e traseira) da Autotech, além de uma anti-torção superiora instalada no cofre do motor.

As rodas que calçam o bólido germânico nas fotos que ilustram esta postagem são as belas OZ Alleggeritas, mas estas vão continuar com Henrique, pois são as utilizadas nos Track Days calçadas com pneus slicks. As que acompanharão o carro, são as igualmente belas OZ Ultraleggeras de medidas 8,0×18” ET 38mm calçadas em pneus street. Para maior segurança, Henrique optou por converter a forma de fixação das rodas para prisioneiros. Para complementar o pacote visual, pára-choques, saias laterais e faróis da versão .:R32.

Internamente um par de instrumentos Defì foi instalado sobre a coluna de direção para manter a informação sempre ao alcance dos olhos. Um booster controler da Apex-i mantém a pressão constante para melhor saídas de curvas, enquanto um timer controla a temperatura e ventoinhas. Os bancos da Rally Desing modelo Stradale forrados em couro com Ultra Sued acomodam bem motorista e passageiros, que são amarrados por um par de cintos de segurança de cinco pontas.

Só em peças já foram investidos mais de R$ 80.000,00, sem contar mão de obra, tempo para o acerto e demais ajustes. É um carro com potencial para mais de 600cv, mas encontra-se em perfeito equilíbrio e garantia de diversão para os Track Days.

Com um novo projeto em mente, Henrique disponibiliza o bólido para venda por R$ 90.000,00 e eu só estou repassando o anúncio aqui  por dois motivos: Ele não aceitou minha proposta de pagamento em 180x sem juros e o outro é que eu ainda não ganhei na Mega Sena.
O contato pode ser feito diretamente com o Henrique pelo telefone (11) 9981.5811 ou por email: hrc@uol.com.br

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
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