23 de mar. de 2012

Tributo fotográfico: Fittipaldi Automotive



Após vários pedidos via comentários, e-mails, mensagens, telegramas, cartas, sinais de fumaça, pombo-correio, Pai Ogum de Oxalá, finalmente trago a tão aguardada compilação fotográfica de toda a carreira da Fittipaldi Automotive, a primeira e única equipe completamente brasileira na Fórmula 1. São exatamente 100 fotos que irão deliciar todos vocês.


Desenho detalhado de como ficaria o modelo FD01, o primeiro carro da Copersucar Fittipaldi

Modelo em escala para túnel de vento do FD01 – (F) Fittipaldi (D) Divila

Apresentação oficial da equipe Copersucar Fittipaldi em Brasília 1974

Wilsinho Fittipaldi fazendo em de seus inúmeros testes com o FD01 na pista de Interlagos

A estreia da equipe na Fórmula 1 foi na Argentina 75. Nem tudo foram flores…

Na volta 12 Wilsinho perde o controle do FD01 e bate com violência no guardrail do circuito

A falta de pessoal treinado e equipamentos fez com que um pequeno incêndio se alastrasse

Era o fim da linha para o FD01

No GP Brasil a Fittipaldi é obrigado a estrear seu novo modelo. O FD02 nascia já terminando seu primeiro GP: 13ª posição

Na Espanha, pela falta de segurança, Wilsinho abandona a prova após a primeira volta

Na bela Mônaco, o belo FD02 sequer consegue se classificar para a corrida

A 12ª colocação em Zolder na Bélgica não convencia muito Wilsinho. A equipe precisa de outro carro

O FD03 surge no meio da temporada e já chega fazendo uma 11ª posição. Mas na Inglaterra o “bicho” sofreu um pouco

Wilson contornando a bela e desafiante Karussell em Nürburgrig

Na Áustria Wilson se acidenta e não pode correr o GP da Itália. Arturo Merzario é chamo às pressas para substituir o brasileiro

Em 76, o grande trunfo. Emerson abdica de equipes maiores para se juntar à Fittipaldi. Era a estreia do FD04

E pela primeira vez na história a equipe utiliza dois carros em um GP. Ingo Hoffmann pilota o FD03 em Interlagos

E a dupla FD04/Emerson começa a render seus frutos…

Nas ruas de Long Beach a equipe marca seus primeiros pontos na Fórmula 1. Sexta posição para ele

Em Mônaco o bicampeão ‘Rato’ faz outra atuação de gênio e marca mais um pontinho para a equipe

Emerson nos boxes de Paul Ricard, França

Le Castellet também marcou a despedida de Hoffmann da temporada. Foram 4 GPs, mas somente uma classificação

Agora é a vez de Emerson brincar no Karussell

Emerson andando em Zandvoort, Holanda

A temporada termina em Fuji no Japão. Saldo positivo do ano aponta bons três pontos para a equipe

1977 começa à toda! Emerson quase belisca um pódio na Argentina: 4ª posção para ele

Hoffmann também voltou, mas abandonou a prova hermana

No Brasil, outra grande atuação de Emerson. O ídolo brasileiro repete a posição da Argentina e empolga a nação

Time Copersucar Fittipaldi e seu par de FD04 nos boxes de Interlagos em 77. Última corrida de Ingo na F-1

Em Long Beach, a 4ª etapa do campeonato, outra grande atuação de Emerson: 5º colocado

Em Mônaco a equipe se despedia do defasado, mas rápido FD04

Em Zolder, na Bélgica, a Copersucar estreava seu novo bólido, o Fittipaldi F5

Emerson ladeado pela enorme entrada de ar necessária para o clássico Cosworth DFV

Só que na corrida seguinte, em Anderstorp, Suécia, ele já me faz o favor destruir o carro novinho

1978 já começa bem. Em uma versão atualizada do F5 denominada ‘A’…

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… Emerson consegue um incrível segundo lugar em Jacarepaguá. Era o primeiro pódio da equipe

Emerson concentrado dentro de seu cockpit em Kyalami, África do Sul

E confirmando que tinham um bom carro, o bicampeão novamente chega em segundo. Desta vez em Silverstone na corrida extra campeonato, a ‘International Trophy’

Capacete AGV revelando as marcas do tempo

Emerson em Paul Ricard

Aqui ele risca o asfalto de Brands Hatch

Na Alemanha, outra grande atuação. Novamente conquista um quarto lugar

Nas duas provas seguintes, Áustria e Holanda (foto), Emerson embala e conquista mais cinco pontos

Em Watkins Glen, local de sua primeira vitória na carreira, termina em quinto

Temporada 79 começa promissora. Sexta posição para Emerson e mais um pontinho para a equipe

Emmo is Evil

Chegou a hora de aposentar o F5A. Ou não. No Brasil Emerson treina com o novíssimo – mas não muito bom – F6

GP da África do Sul – única participação do F6 em uma corrida

Em Long Beach a Copersucar traz de volta o F5A em detrimento ao inovador mas instável F6

Mesmo assim a equipe tenta evoluí-lo em treinos, como neste antes da corrida da Espanha

F5A ainda continuava ativo. Aqui nas ruas do principado de Mônaco

Na Alemanha a evolução do F6 finalmente aparece. O F6 fazia seu debut na veloz Hockenheim

Belíssimo capacete Simpson Bandit de Emerson

Desfilando com o charmoso F6A na Holanda

Super confortável o carro, não?

No Canadá e para GP dos EUA, Emerson conta com talento de Alex Dias Ribeiro para pilotar o segundo carro da equipe

Nos treinos livres de sexta-feira teve que utilizar um capacete genérico, pois seu principal não tinha chegado

Pronto, agora sim. Tudo certo com Alex

Aqui ele dando umas voltinhas com o carro reserva do patrão

1980 chega e três grandes mudanças acontecem: Copersucar sai e dá lugar à Skol; equipe estreia do Fittipaldi F7 e…

… Keke Rosberg é contratado para correr na equipe. E já começa com tudo fazendo um pódio em Buenos Aires

A dupla tinha uma boa relação, mas que foi desgastada um pouco no GP Brasil

Keke não respeitou seu patrão dentro de casa fazendo uma linda ultrapassagem sobre Emerson

Keke e seu F7 semi-desnudo em Kyalami. O carro era mais nada que um Wolf amarelo

Mas foi a partir da corrida de Long Beach que a coisa começou a mudar

Com uma tocada precisa Emerson chega em terceiro na prova vencida do Nelson Piquet

Festa no pódio dos dois brasileiros

Equipe Skol Fittipaldi

Emerson na Bélgica. Em poucas corridas o F7 daria lugar para o…

… F8! Aqui em ação em Brands Hatch, Inglaterra

A dupla da Fittipaldi em Österreichring 80

Emerson em Zandvoort

As entranhas do F8

Emmo – Keke

Keke marcando dois pontinhos no GP da Itália disputado em Ímola

Nos EUA, a despedida sem glamour de Emerson como piloto de Fórmula 1. Largou em 19º e abandonou no início do GP

Em 81, mais mudanças profundas. Skol saia e equipe não mais possuia um patrocínio forte. Na foto Emerson dá sua última voltinha em um carro da equipe nos treinos para o GP Brasil

A outra novidade era Chico Serra, que chegava para ajudar a equipe. Na foto, uma largada desastrosa em Jacarepaguá

81 estava muito complicado para a Fittipaldi. Sem dinheiro, o carro não conseguia evoluir

Zolder, Bélgica

Zolder, Bélgica

Ilusão! Na frente de McLaren e Brabham? Que nada! Rosberg sequer se classificou para a prova

GP da Espanha: Keke ergue o braço sinalizando problemas no carro

GP da França: Serra sequer larga para a corrida

GP da Inglaterra: Serra sequer larga para a corrida. De novo

GP da Alemanha: Rosberg sequer larga para a corrida. Pois é…

GP de Las Vegas: Rosberg finalmente completa um GP. Foram somente três bandeiradas em 81

Patrão Emerson observa atentamente, mas nada pode fazer além disso

82 começa sem esperança e com um carro branco na África do Sul. Rosberg não faz mais parte da equipe. É Serra em carreira solo

Fittipaldi apela para patrocínios menores para tentar respirar na categoria

Na Bélgica, um surto de esperança. Serra chega em sexto no fim de semana que perdemos Villeneuve

Sal Cisne…

Biscoitos Maria…

Na França ainda tentou estrear um novo carro. O F9 era bom, mas não o suficiente

Acidente… Parado nos pneus no GP da Suíça… situação estava feia

Em Monza: sofrendo para se classificar

Las Vegas: o derradeiro GP da Fittipaldi é retratado com uma foto que fez jus ao seu final melancólico

Sobrevida? Até que Ricardo Divila e Adrian Newey (sim, ele mesmo) tentaram, mas o FD10 não saiu da maquete
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