27 de mar. de 2012

Teste: Aprilia Dorsoduro 1200 provoca fúria sobre o asfalto


Teste: Aprilia Dorsoduro 1200 provoca fúria sobre o asfalto
Aprilia melhora Dorsoduro 1200 com mais tecnologia e redução de peso para tornar modelo referência entre as "supermotard"

Quando foi lançada pela primeira vez, durante o Salão de Milão de 2010, a Aprilia Dorsoduro 1200 basicamente era uma versão com motor maior da conhecida Dorsoduro 750. Entretanto dobrar a capacidade cúbica de um motor afeta dramaticamente o comportamento de uma moto. Tal ferocidade da nova representante da fabricante de Noale – cidadezinha próxima a Veneza, na Itália – logo criou uma legião de fãs, atraídos pelo visual menos comprometido com a esportividade absoluta. Mesmo assim, o motor é capaz de surpreender pilotos de muitos bólidos. Para 2012, a motocicleta passou por um regime ligeiro, que livrou apenas 3 kg no peso bruto, sendo 2,3 kg conseguidos através da troca das rodas por outras mais leves. Agora, a Dorsoduro 1200 pesa somente 209 kg, 1,5 kg a mais que a variante menos potente, o que a deixa com uma notável relação peso/potência.
O propulsor continua o bicilíndrico V-Twin de 1.197 cm³, capaz de entregar saudáveis 130 cv a 8.700 rpm e 11,7 kgfm de torque a 7.300 rpm. Junto com a redução de peso, a nova Dorsoduro ganhou um sofisticado sistema de gerenciamento eletrônico, chamado ATC, derivado do que a esportiva RSV4 usa. Ele permite a configuração da moto em três níveis, Turismo, Sport e Rain. No primeiro modo, a motocicleta assume um comportamento mais dócil, para ser usada no dia a dia sem tanto desgaste do piloto. Em Sport, o controle de estabilidade fica menos intrusivo e permite até derrapadas com a roda traseira. Toda sua potência é despejada de forma bruta. Já o modo Rain freia a potência em 100 cv e mantém em alerta máximo todos os dispositivos eletrônicos para impedir sustos em pisos escorregadios.


As suspensões dianteira e traseira são da Sachs, com garfo invertido e amortecedores ajustáveis na frente e braços oscilantes atrás com amortecedor único. Os freios da Brembo têm discos duplos de 320 mm de diâmetro na frente e disco simples atrás. O ABS é sempre item de série na Dorsoduro 1200. O quadro não mudou em relação à moto de 2010 e se mantém um dos melhores da categoria, dando à moto rigidez e leveza compatíveis com o desempenho esperado de uma "supermotard".

O visual continua o mesmo de antes, apenas com novas cores e inscrições na carenagem. É uma moto imponente, alta e que dá poucos indícios do poder do motor que a empurra. Outra surpresa é a sofisticação de seus sistemas, que o piloto visualiza em uma posição confortável, ereta, com o guidão grande firme nas mãos, o que, segundo a Aprilia, facilita o comando da moto. Com as modificações para a linha 2012, a motocicleta ficou sensivelmente melhor em relação às anteriores e não esconde sua vocação para divertir piloto e acompanhante em viagens rápidas, com performance consistente e madura. A perda de peso melhora bastante a dirigibilidade e faz dela um dos modelos mais interessantes do segmento, que na Europa ainda conta com nomes fortes, como a Ducati Hypermotard e a KTM 990.

Impressões ao pilotar

Selvagem sob controle

Catania/Itália – A Dorsoduro 1200 é daquelas motos que dão um certo receio no piloto que a encara pela primeira vez. O assento alto combinado com a força do motor parecem fazer da motocicleta uma verdadeira assassina. É fato que ela não é um modelo para iniciantes, mas até surpreende pelo equilíbrio e progressividade das reações. A embreagem é suave e não parece sofrer com as baixas velocidades do trânsito urbano. No entanto, a Dorsoduro não deve ser guiada como uma moto "normal". Ela é uma legítima "supermotard" e precisa ser domada pelos chifres.

Logo nas primeiras curvas do trajeto, a moto indica que precisa do peso do piloto para contornar as curvas. Conforme os quilômetros passam, ela vai se tornando mais amigável, tanto que até dá para esquecer que o motor é um forte 1.200 cm³. Aliás, com limites tão largos, chega a ser possível pensar em andar ainda mais forte antes de se olhar para o painel e descobrir que já trafegava em alta velocidade.

Uma acelerada mais decidida já faz a roda dianteira levantar com notável naturalidade mesmo com o controle de estabilidade ATC ligado. A Dorsoduro 1200 é muito ágil nas curvas e o mapeamento eletrônico do motor a deixa quase arisca. O comportamento se assemelha ao de uma naked, não fosse a pequena carenagem e a maior altura do solo. A posição de pilotagem é das melhores e as vibrações do motor são sentidas apenas nas pedaleiras e durante acelerações mais fortes. A motocicleta mostrou ter uma alma dupla, sendo surpreendente confortável para usos estradeiros, mas que, quando provocada, deixa muita esportiva para trás.



Ficha técnica

Aprilia Dorsoduro 1200

Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.197 cm³, dois cilindros em V, com 90º de inclinação, quatro válvulas por cilindro, sistema de válvulas com acionamento desmodrômico. Injeção eletrônica multiponto sequencial e refrigeração a água.
Câmbio: Manual de seis marchas à frente com transmissão por corrente.
Potência máxima: 130 cv a 8.700 rpm.
Torque máximo: 11,7 kgfm a 7.200 rpm
Diâmetro e curso: 106 mm x 67,8 mm.
Suspensão: Dianteira com garfo invertido da Sachs de alumínio pressurizado e ajustável, com 160 mm de curso. Traseira feita pela Sachs ajustável de braço único de alumínio e amortecedor pressurizado e ajustável com 155 mm de curso.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás.
Freios: Dianteiro: Discos duplos de 320 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões. Traseiro simples com 240 mm de diâmetro com pinça de pistão único. Oferece ABS de série.
Dimensões: 2,24 metros de comprimento total, 0,92 m de largura, 1,20 m de altura, 1,52 m de distância entre-eixos e 0,87 m de altura do assento. 
Peso: 209 kg.
Tanque do combustível: 15 litros.
Produção: Noale, Itália.
Preço na Europa: 10.990 euros, o equivalente a R$ 26,5 mil.




Fonte: Motor Dream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.
Postado por: Ícaro Nunes

Nenhum comentário: