9 de mar. de 2012

Salão de Genebra: O poder da geração "Y"

Jovens são o foco dos discursos das montadoras - até as mais tradicionais se renderam à nova geração de "conectados
Carina Mazarotto, de Genebra (Suíça)
   Divulgação
O Salão de Genebra mostrou que a "onda" (exigência) do momento, entre os carros em geral, é ser conectado
Vamos começar com um exercício rápido. Pense em uma marca de automóvel. Se essa marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Um jovem? Um quarentão? Uma mulher descolada? O perfil que você acaba de desenhar em sua mente representa a imagem que você tem da marca – e se perguntar aos amigos, provavelmente ouvirá a mesma resposta. A brincadeira faz tanto sentido que é utilizada com frequência nas pesquisas de mercado das montadoras. Mas se esse "jogo" fosse invertido, quem as montadoras gostariam de ser? A resposta é certa: um jovem descolado e "digital".

   Divulgação
Mercedes-Benz Classe A
Onde conecto meu smartphone?

Durante sua apresentação do novo Classe A, o carismático presidente da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, falou de futebol, Playstation e smartphones. Segundo o executivo, a geração Y ou os "nativos digitais" esperam dos carros mais agilidade, eficiência e segurança. "Eles dirigiram seus primeiros carros no Playstation, o que não significa que ele não pensariam em ter seu real 'Gran Turismo'. Mas a grande pergunta nas concessionárias é: onde conecto meu iPhone?". Para não decepcionar os veteranos apaixonados, Zetsche completou: "O carro capta a pulsação dessa nova geração – sejam eles jovens de idade ou de coração". O hatch já traz um sistema compatível com iPhone, desenvolvido em parceria com a Apple, em que é possível acessar todas as informações do aparelho pela tela touch screen no centro do painel.

   Divulgação
Audi A3
Um display com 3D, por favor?

A Audi ousou em sua apresentação aos jornalistas: distribuiu óculos tridimensionais para mostrar as novas tecnologias do A3 em um vídeo 3D, projetado em 25 telas. O hatch também traz conexão à internet, com integração ao Google Street View e smartphones. Além disso, incorpora um sistema que exibe imagens e animações tridimensionais no display de sete polegadas integrado ao painel.

   Divulgação
Os protótipos Code 130R (esquerda) e Tru 140S (direita) estrearam em Detroit (EUA) de olho nos jovens

Opcional? Não "curti"

No estande da General Motors, jovens dançarinos exibiram passos de break dance na apresentação da versão perua do Cruze. Nas mãos de um deles, um iPad, também para destacar o sistema de nova geração "mylink", que agrega conteúdos do smartphone à tela sensível ao toque de sete polegadas. Além disso, a Chevrolet mostrou dois carros-conceitos desenvolvidos pelo estúdio de design da Califórnia, que servirão como uma vitrine para a marca entender os gostos e necessidades desses novos consumidores. Os modelos foram desenvolvidos com base em opiniões de jovens espalhados pelos Estados Unidos, e já no Salão de Genebra outros jovens poderão votar no carro que mais gostarem. Essa será a inspiração da marca para desenvolver seu próximo veículo. O que o jovem mais gosta? "Eles não querem mais tecnologia como opcional. Se não tiver de série, o carro já não é para eles", afirmou Joe Baker, designer sênior da Chevrolet.

   Divulgação
DJ mais famoso do mundo, David Guetta (ao lado da esposa Cathy Guetta na foto), será embaixador do Twizy
Eletrici..Guetta!

Carro elétrico movido a música. Por que não? A Renault anunciou, durante o primeiro dia de imprensa, que o badalado DJ francês David Guetta será o 'embaixador' do Twizy, novo compacto elétrico da marca. Guetta trabalhará em parceria com a fabricante para divulgar o carrinho mundialmente. Estão previstas festas em que os pés dos jovens darão autonomia ao carro: quando pularem, durante o show, a energia gerada em uma plataforma sob seus pés 'abastecerá' o Twizy.



   Divulgação
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
 Comente está postagem.

Nenhum comentário: