1 de mar. de 2012

Recalls crescem 55% na China em apenas um ano

Fotos: Divulgação
Recalls crescem 55% na China em apenas um ano
Em 2011, montadoras convocaram 1,83 milhão de veículos para reparos

por Túlio Moreira

O volume de recalls de veículos motivados por problemas técnicos na China aumentou 55% em 2011, na comparação com o ano anterior. Foram 85 convocações, totalizando 1,83 milhão de veículos afetados. Destes, 93,7% eram carros produzidos localmente. As informações foram divulgadas pela AQSIQ, agência do governo responsável por fiscalizar a qualidade de produtos comercializados no país asiático.


Vale lembrar que, em 2005, a AQSIQ estabeleceu uma nova regra para fazer com que as montadoras dedicassem mais atenção à qualidade dos veículos produzidos no país. As autoridades chinesas passaram a exigir que os fabricantes suspendam produção e comercialização de produtos que são alvos de recalls. Em casos mais extremos, o governo chinês pode suspender a permissão para funcionamento da fábrica.

Sem dúvida, o caso mais inusitado de recall na China em 2011 envolveu o sedã Honda Civic. Por pura distração, funcionários da linha de montagem da Dongfeng, parceira da marca nipônica no país, esqueceram de prender algumas porcas autotravantes da caixa de direção. Com isso, a direção podia simplesmente deixar de funcionar e o motorista corria o risco de perder o controle do veículo. Foram 2.270 unidades convocados pelo problema.

No Brasil, a principal repercussão em relação à onda crescente de recalls na China veio com o lançamento do Chery S-18. Pouco tempo depois de estrear no mercado nacional, o compacto apresentou problemas no pedal de freio de todas as unidades trazidas para o país. O componente poderia entortar durante frenagens bruscas. O modelo foi o primeiro flex de uma montadora chinesa à venda no mercado brasileiro.




Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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