28 de mar. de 2012

Problema da F2012 está na suspensão, diz revista

Segundo a "Autosprint", sistema dianteiro pull rod é a causa da instabilidade do chassi

Fernando Alonso, da Ferrari, em Sepang (Charles Coates/LAT)

A principal causa da instabilidade e da falta de desempenho da Ferrari na atual temporada está na revolucionária suspensão dianteira pull rod implantada pela equipe na F2012, segundo a revista italiana "Autosprint".

De acordo com artigo assinado pelo jornalista italiano Alberto Antonini, uma fonte com acesso direto aos bastidores da F1 teria revelado que a geometria peculiar da suspensão estaria causando problemas na estabilidade do chassi.
"Dentro do ambiente da F1, uma voz declarou que o problema [de performance da F2012] residiria na suspensão pull rod, a arma secreta de Maranello, única novidade que distingue a F2012 dos outros carros", diz o artigo.
"Efetivamente, a geometria daquele chassi é um pouco estranha: a suspensão é amarrada em ponto tão alto, que fica quase na horizontal. Como ela faz para puxar? Isso é para fazer seu trabalho de forma eficaz?", questiona o texto.
A publicação espanhola "AS" chegou a informar nesta semana que a equipe italiana irá abandonar o conceito e voltar ao convencional push rod, embora membros da equipe tenham negado a informação durante o GP da Malásia.
A diferença entre as suspensões pull rod e push rod está na forma como as barras são ligadas aos amortecedores. Na primeira, elas ficam posicionadas na base, gerando movimentos laterais dos amortecedores conforme os impactos. Na segunda, ela fica acima, formando um movimento de compressão.
Há 11 anos, nenhuma equipe da F1 utiliza o conceito pull rod nas suspensões dianteiras. O último caso foi o da Minardi, em 2001.

Fonte: tazio
 Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: