10 de mar. de 2012

Patrimônio histórico de Fordlândia está condenado

 Fotos: Reprodução
Patrimônio histórico de Fordlândia está condenado Município terá 30 dias para se adequar às regras de preservação do Iphan

por Alyne Bittencourt

Graças ao “fordismo” – sistema de produção que acelerava a fabricação dos produtos e reduzia o preço final deles – o Ford T, criado em 1908, era um sucesso de vendas. Com a necessidade de produzir cada vez mais carros, era preciso ter mais material. Um dos materiais usados no modelo é a borracha, e foi pensando em um modo mais barato de conseguir borracha que Henry Ford decidiu fundar uma cidade no Brasil. Assim nasceria Fordlândia.

A cidade foi criada no Pará, em uma área que hoje pertence ao município de Aveiro, mas sua história foi curta, e hoje, seu patrimônio corre o risco. Fordlândia nasceu na década de 1930 como uma forma de driblar o monopólio da borracha, que pertencia aos ingleses. A ideia era aproveitar o potencial do Brasil, escapar do domínio inglês e conseguir alimentar o ritmo frenético de produção das linhas de montagem fordistas.


As construções da cidade estão em processo de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Porém, segundo o jornal Diário do Pará, a prefeitura de Aveiro não estaria cumprindo o acordo firmado com o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. A publicação informou que as denúncias levaram o procurador da República Marcel Brugnera Mesquita a estabelecer um prazo de 30 dias para que o município adote as medidas de preservação do patrimônio que foram determinadas pelo Iphan.

Problemas com as regras de comportamento (horários ditados pelos relógios de ponto, proibição de bebidas alcoólicas dentro da cidade), de alimentação (com pratos a base de cereais integrais aos quais os brasileiros não estavam acostumados) e com as acomodações fizeram com que os trabalhadores se rebelassem. O quadro piorou quando a plantação de seringueiras foi atingida por uma praga. O fim da aventura de Ford na Amazônia foi “decretado” quando surgiu a borracha sintética, substituta da natural. Também teve influência, a onda de terceirização do fornecimento de materiais para as indústrias.


Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: