Com aparência e preços próximos, os novos sedãs da Hyundai travarão briga em família no Brasil
Por Gustavo Henrique Ruffo / Fotos: João Mantovani - publicado na edição nº 51 (mar/2012)Em 7 de fevereiro de 2005, a romena Maricica Tescu deu à luz Valentin, um meninão de 2,5 kg. Não haveria nada de extraordinário nisso se, 59 dias antes, ela não tivesse parido Catalin, outro menino, gêmeo de Valentin, que nasceu só com 1,6 kg. O fenômeno aconteceu porque a romena tem dois úteros. Se este caso fosse transposto para o mundo dos carros, Maricica se chamaria Hyundai, Valentin se chamaria Azera e Catalin seria Sonata. Este dois carros são quase gêmeos, como os meninos romenos, chegaram ao mercado com diferença de alguns meses e têm preços muito próximos, mas um é mais forte que o outro.
O problema é que você não tem dois berços em casa – tem só uma vaga na garagem. E, aqui, nosso enredo muda e ganha o nome de Escolha de Sofia. Se você tivesse de escolher, qual dos dois sedãs teria mais chances de ocupar sua vaga? Pergunta difícil, mas a gente responde na sequência.
O Catalin da Hyundai chegou antes ao mercado, mas se desenvolveu bem. Vendeu como se fosse o iPhone 4 da Hyundai, o que equivale a dizer que a rede poderia pedir por ele o preço que quisesse. Foi o que ela fez. O Sonata seria vendido a R$ 85 mil, mas iniciou carreira com R$ 110 mil, às vezes mais.
Hyundai Sonata
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Bem equipado, espaçoso e esperto-
Nos EUA, ele custa o equivalente a R$ 45 mil=
Azar o seu por não morar na CalifórniaEspaço de sobra para três
O assoalho plano, o bom entre-eixos e a largura do Sonata permi-tem que três passageiros viajem com conforto em seu banco traseiro, mesmo que o motorista tenha mais de 1,80 m. Os bancos acomodam bem e há uma boa distância para o teto, apesar de o sedã da Hyundai fazer uma linha de “cupê de quatro portas”. Não dá para reclamar de desconforto nesse carro. Só de simplicidade.DIferença de 20%
Nos EUA, a diferença entre o Sonata mais recheado e o Azera mais simples é de 20%. Se ela fosse aplicada aqui, o Sonata custaria os R$ 85 mil inicialmente previstos, mas isso necessariamente reduziria o preço do Elantra para R$ 60 mil. É ilustrativo esta reportagem ter começado com o Sonata a R$ 97.250. Antes do fechamento desta edição, o preço baixou para R$ 94 mil. Com isso, a diferença de 13% aumentou para 15%. A Hyundai diz que acha a diferença suficiente e que, “neste momento, a perspectiva é permanecer com os valores de R$ 94 mil para o Sonata e R$ 109.920 mil para o Azera (versão completa)”.É isso que o fez perder este comparativo, mas também foi o que permitiu a comparação, em primeiro lugar. No mercado americano, o comprador de um Sonata é bem diferente do de um Azera. Por proposta e por custo. Enquanto o Sonata mira quem preza espaço e estilo com condução mais esportiva, o Azera prefere conforto e luxo. Quem quer um sapato para trabalhar talvez nunca pense em um Ferragamo, mas a comparação será inevitável se os pares tiverem preços próximos. Na mesma vitrine.
O menor refino do Sonata está nas forrações do porta-malas e na ausência de Isofix e de air bag para os joelhos do motorista. O Sonata tem mais itens de série, mas conserva freio de estacionamento no pé, algo que o Azera dispensa em sua versão mais cara (R$ 125 mil). Em desempenho, eles não se distanciam tanto. O Azera vence, mas por uma margem pequena. Isso mostra a veia esportiva do irmão mais velho e mais fraco, suas respostas ágeis a qualquer acelerada e as trocas rápidas de marcha. A direção mais esperta e a suspensão firme são coisas que você só sentirá dirigindo. Por muito ou por pouco, vitória é vitória. E a deste comparativo foi para Valentin.
Nesta reportagem, a versão mais adequada do Azera seria a T696, a completa, mas recebemos da Hyundai a T695, chamada pela marca de completíssima. Descontando o fato de completo e completíssimo dizerem absolutamente a mesma coisa, e que você não comprará o carro pelos códigos numéricos que informamos, o Azera é quase o mesmo, a não ser por um número maior de equipamentos e pelo preço bem mais alto. Para nós, o que importava era a aparência, bastante atual, e o motor V6 3.0 de 250 cv.
Hyundai azera
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Bem equipado, espaçoso e forte-
Nos EUA, ele terá valor próximo de R$ 55 mil=
Azar o seu não morar em Nova YorkJá falamos sobre o fato de o Azera ser Valentin e de o Sonata ser Catalin. De o Azera ser um Ferragamo e de o Sonata ser, por assim dizer, mais popular. Tudo apontava para uma boa vantagem a favor do sedã maior (apenas 9 cm), concretizada principalmente na pista, mas reforçada por seu estilo e pelo status que o carro proporciona.
Mais perna, menos cabeça
Com 5 cm a mais de entre-eixos do que o Sonata, o Azera poderia ter muito mais espaço de porta-malas ou para as pernas. O porta-malas é 2 litros menor, mas o espaço para pernas é bem superior ao do Sonata. Pena o teto ser mais baixo, o que impõe um pouco menos de conforto para quem é alto. Reserve o espaço para os baixinhos, inclusive porque o Azera é o único Hyundai com Isofix.Bebê indolente
Se este bebê da Hyundai nasceu maior e mais gordo, também veio com aquela indolência típica de crianças mais nutridas. Aquela certeza de que está tudo bem, sabe? Assim sendo, para que a pressa? A suspensão é macia e nina os passageiros, mas não a ponto de deixá-los inseguros, como um “balança, caixão” com os primos pequenos. No dia a dia, ele não grita, mas, se o motorista tiver fome de asfalto, abre a goela e berra até conseguir o quer. E consegue. Mais pela força do V6 do que pelo câmbio, que tem um gerenciamento mais tranquilo que o do Sonata. Isso rende ao sedã um consumo melhor que o do irmão na estrada sem comprometer a agilidade na cidade. Só transmite aquela impressão típica de carro grande. Mera impressão: ele não aderna em curvas nem demora a responder como as antigas barcas americanas.Apesar de ser quase gêmeo do Sonata, o Azera mostra mais personalidade, com o vinco sobre as rodas de trás (prometendo uma força que elas não entregam, já que a tração é dianteira) e a traseira com lanternas interligadas. O interior é mais luxuoso e o porte do carro, mais imponente. Em suma, este é o sedã para quem quer conforto, mas não dispensa um bom comportamento dinâmico e doses extras de luxo. Sem ter de pagar muito a mais por isso.
Fonte: caranddriver
Disponível no(a): http://caranddriverbrasil.uol.com.br
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