19 de mar. de 2012

Fiat adia a busca por uma nova parceria

 Fotos: Divulgação
Fiat adia a busca por uma nova parceria
Este ano, o foco do grupo italiano é a expansão nos mercados emergentes

por Alyne Bittencourt

As parcerias entre fabricantes são cada vez mais comuns no mercado mundial, ainda mais em momentos de crise, quando qualquer medida que possa gerar economia é bem vinda. A Fiat é uma das marcas que anunciou interesse em uma nova parceria. Porém, depois de o Grupo PSA Peugeot Citroën, primeiro parceiro cogitado pela italiana, ter firmado uma aliança com a GM, a Fiat parece ter desistido da ideia de conseguir um aliado.


Inicialmente a Fiat sondou a PSA Peugeot Citroën. Depois do acordo entre o grupo francês e a General Motors, foi preciso pensar em alternativas. No início deste mês, a imprensa europeia noticiou que o conglomerado italiano estava analisando a possibilidade de formar um acordo de cooperação com a Suzuki ou com a Mazda.

Contudo, as notícias que chegam agora do continente europeu indicam que a marca italiana não vai tentar novas parcerias em 2012. Pelo menos foi o que uma fonte ligada ao Grupo Fiat-Chrysler informou ao portal Automotive News. A Fiat pode se dar a esse “luxo” pois, segundo analistas, ela tem 20,7 bilhões de euros – mais de R$ 49 bilhões – em caixa para se manter, mesmo com o mercado pouco favorável.

Ao invés de se dedicar a encontrar um novo parceiro, o grupo italiano irá dedicar suas energias para se fortalecer nos mercados emergentes, onde a marca quer se expandir. A fábrica da Fiat na China, de onde sairão 350 mil Fiat Viaggle – nome com o qual o Dodge Dart será vendido no país asiático – até 2014, começará sua produção em julho deste ano. Enquanto, na Rússia, a fabricante italiana cuida dos últimos detalhes da construção de uma unidade que produzirá 120 mil veículos da Jeep por ano.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: