22 de fev. de 2012

F-1- W-Duto: o possível segredo da Mercedes Por Leonardo Felix

Nos últimos anos, os bastiões mais assíduos da parte técnida da F1 têm se acostumando a novidades assombrosas trazidas pelas mentes geniais, se não perturbadas, dos engenheiros de diversas equipes.
O W-Duto teria sido desenhado em toda a parte frontal do W03(Andrew Ferraro/LAT)

As inovações foram várias: os pneus expansivos da Michelin de 2003; o bico "prestobarba" da Williams de 2004; os amortecedores de massa da Renault de 2006; o difusor duplo de Brawn, Williams e Toyta de 2009; o F-Duto da McLaren de 2010; o difusor soprado da Red Bull, o escapamento frontal da Lotus Renault e o microcâmbio da Williams, essas três últimas datadas de 2011.

Muitas deram certo, mas foram banidas, enquanto outras se mostraram um fracasso. Mesmo assim, as cabeças pensantes dos cidadãos que modelam os carros aos quais adoramos assistir nas pistas continuam a criar novos conceitos, desafiando as regras existentes. A bola da vez, para dar um novo nó na cabeça dos fãs e fazê-los se acostumar a outro termo técnico, é o W-Duto da Mercedes de 2012.
Segundo explicou nesta quarta-feira a rede de televisão "MTV3", da Finlândia, que faz uma cobertura bem completa da categoria, o recém lançado W03, carro que a esquadra alemã preparou para a temporada vindoura, possui um sistema que representa a evolução do F-Duto. Localizado em toda a asa dianteira, ele canaliza o ar e o direciona para que passe em forma de "W" por toda a extensão do chassi. Nas retas, com o fluxo paralelo ao eixo vertical do carro, o sistema provoca a diminuição do arrasto aerodinâmico. Já nas curvas, ele pende para o lado oposto àquele para o qual o carro está virando, aumentando a estabilidade durante a extersão. No Youtube, já existe um vídeo explicativo sobre o conceito, em inglês:

A grande sacada do novo sistema é que, ao contrário do F-Duto, que foi proibido pela FIA porque tinha de ser liberado ou bloqueado pelo próprio piloto de dentro do cockpit, o W-Duto funciona de forma independente, sem necessitar de mecanismos de ativação manuais. Por isso, até o momento, segundo a "MTV3", ele ainda não recebeu nenhuma objeção da entidade.
Resta saber se a novidade vai se manter viva para contar a história em 2013 ou, pelo menos, até o fim deste ano, já que quase todas as inovações supracitadas foram aprovadas pela federação quando apresentadas inicialmente, mas tiveram seu uso banido após uma temporada ou, em alguns casos, como os amortecedores de massa, até no meio dela. Vale lembrar que, neste ano, um revolucionário sistema de ajuste automático de altura do chassi durante as freadas, desenvolvido por Lotus e Ferrari, já recebeu parecer negativo de homologação.
Além disso, também não dá para apostar que a ideia será bem sucedida na prática. De qualquer forma, talvez seja este o grande segredo que a Mercedes quis esconder dos rivais ao procrastinar o lançamento de seu carro para esta semana.

Fonte: Leonardo Felix
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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