29 de fev. de 2012

Top Dez carros essencialmente franceses



Charles de Gaulle disse, “a França não pode ser a França sem a grandeza”. A França também não seria a França sem alguns dos carros mais exóticos já produzidos. Aqui estão dez dos melhores representantes da escola francesa de automóveis.

Matra Rancho


Sugerido por: AF1979
Por que combina com brie e Beaujolais? Se você acha que o segmento dos Land Rovers vai pegar (e pegou) mas não tem uma plataforma decente para criar um utilitário fora de estrada o que você faz? Hoje é fácil falar “escolho um produto popular, levanto a suspensão, adiciono plástico cinza por toda a parte e invento um complemento descolado no nome”. Não era assim nas décadas de 1970 e 80 – quando a receita geralmente envolvia licenciar um produto já existente – e foi exatamente esta receita (hoje manjada) que os franceses seguiram. Baseado no compacto Simca 1100, de tração dianteira, os engenheiros esticaram o entre-eixos, aumentaram a altura em relação ao solo e havia até uma versão com guincho.
As empresas envolvidas no projeto já estavam envoltas por problemas financeiros e tomaram rumos diferentes: a Matra acabou nos braços da Renault, para quem fabricou os também polêmicos Avantime e Espace, já a Simca (divisão europeia da Chrysler) ficou com a Peugeot. Apesar do destino das empresas, a receita segue firme e forte.

Peugeot 205


Sugerido por: Pedro Motta Galvão
Por que combina com brie e Beaujolais? Os britânicos podem ter inventado o hot hatch com o Mini, os alemães os tornaram práticos com o Golf GTI, mas a Peugeot parou e refletiu sob um profundo prisma existencial e surgiu com um carro compacto, ágil e absurdamente divertido que mereceu o seu status cult.

Renault 5 Turbo/Turbo 2


Sugerido por: Vinicius_RR
Por que combina com brie e Beaujolais? Mesmo sem o pedigree nas pistas dos ingleses e italianos, os franceses possuem uma coleção de títulos que vai dos grandes protótipos a carros com origens singelas. Durante anos a Alpine transformou modelos Renault em campeões do mundo, tanto de maneira independente quanto como sendo parte da empresa. O A110 pode ser a definição de beleza clássica, mas os R5 Turbos são máquinas petulantes saídas diretamente das florestas de rali.

Delahaye 135M Figoni et Falaschi


Sugerido por: MatthewBMW
Por que combina com brie e Beaujolais? Antes da Segunda Guerra, grand routiers como os Delage e Delahaye dominavam as rodovias com seu estilo Art Deco abusado (geralmente dos projetistas malucos da Figoni et Falaschi). Não eram incrivelmente rápidos ou ágeis, mas isso só os tornavam mais fáceis de serem admirados enquanto rodavam por Cannes ou Nice.

Renault Avantime


Sugerido por: Jurubeba
Por que combina com brie e Beaujolais? Justo quando você pensava que a indústria automotiva estava comodamente internacionalizada e homogeneizada no começo do século XXI, chega esta coisa, este meio-GT/meio-minivan do Star Wars sem coluna B. Como lembrou o Jurubeba, um símbolo de um “período em que a maluquice se abateu sobre as francesas”. É uma pena pensar que algo tão ousado foi um fracasso de vendas.

Citroën DS


Sugerido por: Eduardo_CL
Por que combina com brie e Beaujolais? A Deusa é para os franceses o que o E-Type é para a Inglaterra: um extrato puro da personalidade nacional trabalhada em tamanho natural e envolvido por meta. O porta bandeira de uma nação que é sinônimo de luxo de estilo, a nave espacial hidropneumática ainda está à frente do tempo de diversas maneiras. Um triunfo conceitual.

Citroën Traction Avant


Sugerido por: Rodrigo Luan
Por que combina com brie e Beaujolais? Antes do DS havia o Traction Avant, um carro tão ambicioso que poderia ser entendido como uma piada – se não tivesse dado certo. Mas ele funcionou e definiu as regras para o que viria a seguir: rodar excelente, tecnicamente avançado e à frente das tendências.

Citroën 2CV


Sugerido por: Valdeir_jr
Por que combina com brie e Beaujolais? Nada na face da universo chega perto do Deux Chevaux em termos de pose e excentricidade gaulesa. Originalmente projetado para substituir animais de carga, o 2CV é uma genial mistura de engenharia avançada (a suspensão incrivelmente resistente) e charme rústico (janelas que se abrem por toda a parte, bancos removíveis). Se não fosse absurdamente lento seria o melhor carro acessível do mundo, mas isso também faz parte da brincadeira.

Facel Vega HK500


Sugerido por: Eduardo Palandi
Por que combina com brie e Beaujolais? Em um cenário devastado pela Guerra, como recuperar a glória de modelos como o Bugatti Type 41, Delahaye, Voisin e Delage? Jean Daninos teve a ousadia de atravessar o Atlântico atrás de um motor que estivesse à altura de seu sonho, um Hemi 392. Seu interior luxuoso talvez não desse pistas de um de seus maiores feitos, entretanto. Com o V8 da Chrysler ele chegava na casa dos 250 km/h com um tempo de 0 a 100 em torno de 8,5 segundos e isso em 1959.

Bugatti Type 57SC Atlantic


Sugerido por: rajkoothra
Por que combina com brie e Beaujolais? Ettore Bugatti foi um artista mecânico arrogante e teimoso. Seu filho Jean era um talentoso projetista com um senso raro de proporção e inspiração. Qualquer Bugatti Molshelm é uma criação majestosa, mas o Atlantic – com sua mecânica testada nas pistas coberta por uma carroceria toda rebitada – se aproxima de uma epifania. É estilo, é classe, é França.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
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