É hora de mergulhar no mundo nerdcore da tipografia e logotipos e ver como algumas letras cromadas podem definir como você enxerga um carro. Estas são dez das melhores fontes usadas dentro ou fora dos carros.
Delahaye
Por que é um clássico? Fabricante francesa de super esportivos antes da Segunda Guerra, a Delahaye usava esta bela fonte art déco. Ela captura o espírito das décadas de 1920 e 30 e seus carros absurdamente caros e de altíssimo luxo.
”The Judge” da Pontiac
Por que é um clássico? Entre 1969 e 1971 você podia optar por apenas um kit de desempenho para seu Pontiac GTO, chamado simplesmente de “The Judge”. O nome veio de um programa de comédia popular na época e a fonte reflete um pouco do visual da época.
Fiat
Por que é um clássico? Outra fonte art déco, só que desta vez dos primórdios da Fiat. Bem alta e estreita, esta fonte também passa a sensação de algo compacto, refinado e bem leve para o tamanho.
Corvette
Por que é um clássico? Muitos carros norte-americanos das décadas de 1950 e 60 usaram fontes cursivas cromadas, caso do Chevrolet Bel Air e da fonte completamente ilegível do DeSoto Fireflite. O tipo usado no Corvette é apenas um exemplo perfeito de uma linhagem de grandes fontes em clássicos de Detroit.
Porsche 911
Por que é um clássico? A Porsche tem duas fontes marcantes. Uma delas é o “Carrera”, que decora as laterais de seus carros mais rápidos e é usada nos logos “Turbo”. É uma bela fonte, mas não podemos nos esquecer do tipo que ajudou a definir a marca como o clássico teutônico a ser batido.
Mustang
Por que é um clássico? Assim como a Porsche, o Mustang colecionou algumas fontes clássicas em seus muitos anos como um esportivo popular. Temos a fonte Mach 1, a fonte de linha dupla, e esta aí da foto. Você pode encontrá-la em coisas como o Shelby GT 500, e ainda hoje está associada aos esportivos da década de 1960.
DeLorean
Por que é um clássico? Na década de 1970, os carros saíram de fontes cursivas elaboradas e muitas vezes difíceis de ler como as do Corvette para fontes modernas e quadradonas como a usada no DeLorean DMC-12. Assim como as melhores fontes desta lista, é a cara de seu tempo, mas ainda é um clássico. Bem anos 80, bem radical.
Pininfarina
Por que é um clássico? É como as grandes fontes usadas pelos norte-americanos nas décadas de 1950 e 60, só que com um refinamento italiano e muito mais legibilidade. De todos os grandes logotipos usados em clássicos italianos como Maserati, Lancia, Touring e Alfa Romeo, a fonte da casa de Pininfarina permanece a mais duradoura e reconhecível.
VAG Rundschrift e Futura
Por que é um clássico? São as principais fontes usadas pela Volkswagen. Mas não significam que sejam da Volkswagen, já que podem ser encontrados em anúncios publicitários ou em todos os teclados da Apple.
As fontes são limpas, simples e uma alternativa incrível comparadas com as fontes elaboradas usadas pelos norte-americanos, britânicos, franceses e italianos. Encaixam com perfeição na imagem da Volkswagen em boa parte do mundo e são parte do sucesso da marca.
Ferro Rosso
Por que é um clássico? Entra ano, sai ano, não existe marca mais famosa no mundo dos carros que a Ferrari. Seu logotipo, escrito com uma fonte própria, está completamente ligada à imagem dos carros da Ferrari nas ruas e nas pistas. Entre todas as fontes, a da Ferrari é a mais reverenciada, a mais reconhecida e provavelmente a maior de todos os tempos.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário