14 de fev. de 2012

Teste: Peugeot 308 acelera na Argentina

Fotos: Megautos/Argentina
Teste: Peugeot 308 acelera na Argentina
Novo hatch é clara evolução sobre antecessor e almeja crescer no mercado do Brasil
por Ezequiel Herrais
da Revista Mega Autos/Argentina

A Peugeot lançou em Mendoza, na Argentina, o 308, seu novo dois volumes fabricado por lá. Ele chega para substituir o 307, que era líder de vendas no segmento na Argentina por seis anos consecutivos, mas no Brasil não atingiu os mesmos resultados. O 308 evoluiu em muitos aspectos e apresenta melhorias substanciais em relação ao seu antecessor, como no design, conforto e segurança. E mantém o bom comportamento dinâmico, que era uma característica marcante do 307.

 
 
A Cordilheira dos Andes e os vinhedos de Mendoza serviram como pano de fundo para a avaliação do novo modelo. O primeiro foi um 308 com o motor a gasolina de 2.0 litros e 143 cv – no Brasil, a unidade bicombustível rende até 151 cv com etanol –, acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades, com o nível Feline de acabamento, o mais completo da gama. Essa versão custa 137.400 pesos argentinos, ou R$ 54.500. Ainda há outras versões com o novo motor 1.6 a gasolina, de 122 cv e com o 1.6 HDi a diesel.
 
O desempenho é muito semelhante ao 307 e o carro transmite segurança nas curvas e em velocidades mais altas. A principal melhoria foi a absorção de imperfeições, ainda que os pneus sejam baixos, de medida 225/47 montados em aros de 17 polegadas. A direção também foi aprimorada para ficar mais precisa na estrada e macia em manobras.
 
 
O 2.0 a gasolina, já conhecido do 307 e do atual 408, dá ao novo carro um bom desempenho. De zero a 100 km/h são necessários 9,6 segundos, e a velocidade máxima chega aos 206 km/h. O único senão vai para o câmbio, de apenas cinco marchas, o que limita o potencial do carro em velocidades de cruzeiro mais elevadas. 
 
O desenho é uma clara evolução, com linhas mais modernas e de acordo com o estilo dos Peugeot mais recentes. Na frente, os faróis continuam lembrando olhos de felinos típicos da marca, e atrás, as lanternas em formato de boomerang dão um ar tecnológico ao carro, em conjunto com a tampa do porta-malas bem abaulada. Visto de frente, o teto solar panorâmico se integra ao parabrisas e forma um conjunto moderno. A lateral tem linhas limpas, adornadas pelas belas rodas de 17 polegadas. 
 
 
Por dentro, materiais agradáveis ao toque, assim como encaixes precisos entre as peças do painel. A tela retrátil de sete polegadas dá informações sobre o sistema de som e o navegador por GPS. Um dos pontos positivos é o ótimo isolamento acústico, que deixa de fora boa parte das vibrações do motor e os ruídos da rua.
 
A segurança não foi deixada de lado. São seis airbags de série em todas as versões, assim como o controle de estabilidade ESP. Assim como o 307, há freios a disco nas quatro rodas e ABS. Com o 308, a Peugeot busca manter a liderança no mercado argentino e tentar alcançar vôos maiores no Brasil.
 
 
 

Fonte: motordream
 Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
 Comente está postagem.

Nenhum comentário: