21 de fev. de 2012

Teste: Nissan Frontier parte para o ataque defensivo

 Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/CZN
Teste: Nissan Frontier parte para o ataque defensivo
Nissan deixa o motor da picape Frontier ainda mais potente, para aguardar as novas S10 e Ranger

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press


O ano passado foi meio morno para o segmento de picapes. Apenas a Toyota apresentou um ligeiro face-lift na Hilux, enquanto Chevrolet e Ford deixaram para 2012 a apresentação das novas S10 e Ranger. A Nissan conseguiu até ampliar as vendas da Frontier em 2011, sem precisar mexer no design ou na mecânica de sua picape.
Foi a premiada campanha publicitária dos “Pôneis malditos”, que fazia uma divertida alusão à suposta falta de força dos concorrentes no fora de estrada, a responsável por dar mais visibilidade à picape produzida no Paraná. Mas esse ano, com o lançamento da S10 em fevereiro e a chegada da Ranger prevista para o primeiro semestre, a Frontier vai ter de ir além da propaganda & marketing. Por isso, aproveitou a necessidade de adequação às normas de emissões Proconve L6 para tornar suas motorizações ainda mais potentes, sem mexer no design.

Para isso, a Nissan trouxe de sua fábrica na Espanha um novo motor turbodiesel YDK 2.5 16V, adequado às atuais normas de emissões. Segundo a marca, a nova motorização oferece até 32% mais potência e torque até 26% maior. As versões 4X4 foram as mais beneficiadas. A XE 4X4 e a SE Attack 4X4 passaram de 144 cv a 4 mil rpm para 190 cv a 3.600 giros. Já as “top” LE 4X4 e LE Attack 4X4, que atingiam 172 cv a 6 mil rpm, também chegam agora aos 190 cv. Já as versões 4X2 – XE e SE – , que antes desenvolviam 144 cv a 4 mil giros, agora atingem 163 cv em 3.600 rpm. O torque nas versões 4X4 aumentou de 36,3 kgfm a 2 mil rpm para 45,8 kgfm, na mesma faixa de giros. Já as versões 4X2 entregam 41,09 kgfm, também em 2 mil rpm. O câmbio manual tem seis marchas e o automático tem cinco, com já ocorria no modelo anterior.


De acordo com a Nissan, a nova motorização ainda é mais econômica e emite menos partículas que a do modelo vendido até agora. A redução da fricção no motor, a recirculação dos gases do escapamento em sistema EGR e um novo filtro de partículas de diesel se encarregam de colocar o modelo dentro dos padrões Proconve L6. Além dos novos motores, a linha 2013 da Frontier passa a oferecer duplo airbag frontal e freios ABS com distribuição eletrônica EBD em todas as versões.

Em termos estéticos, a Nissan resolveu não alterar absolutamente nada no modelo 2013 em relação ao anterior. Nem um simples adesivo alusivo à nova motorização mais potente o novo modelo mereceu. Talvez os responsáveis pelo produto devessem ter umas aulas de “como chamar a atenção do consumidor” com os autores da publicidade da Nissan. Já nos preços, infelizmente, não houve a mesma preocupação de evitar alterações. As versões básicas estão R$ 5 mil mais caras e as “top” tiveram seu preço elevado em R$ 1.500. Começam nos R$ 90.990 da XE 4X2 e vão até os R$ 128.990 da “top” LE Attack 4X4. Os planos são de vender 16 mil Frontier em 2012 – foram comercializadas 13.680 no ano passado.


Primeiras impressões

Para dar uma força

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press

Barueri/SP - O trajeto escolhido para a apresentação da Frontier 2013 ligava o elegante bairro de Itaim Bibi, na capital paulista – onde fica a sede da Nissan – à região de Aldeia da Serra, na cidade vizinha de Barueri. A Frontier sempre uma picape “forçuda”, mas com desempenho agradável no trânsito urbano. Felizmente, tais atributos foram não apenas mantidos, como ainda ressaltados na versão 2013. O torque máximo, além de maior, chega em uma faixa de giros ligeiramente mais baixa, o que torna sua utilização bem mais efetiva para o motorista. Permite obter belas retomadas de velocidade e proporciona ultrapassagens bem seguras. E a suspensão bem equilibrada, mesmo com a caçamba vazia, ajuda a tornar a picape da Nissan bastante dócil.

A maior parte do trajeto foi feita num modelo “top” LE Attack 4X4 com câmbio automático, com opções de tração 4X2, 4X4 e 4X4 reduzida acionáveis através de um seletor no painel – pode ser utilizada com o carro em movimento, em velocidades até 80 km/h. Mas também foi possível avaliar uma versão SE equipada com o novo câmbio manual de seis marchas. Com seus engates precisos e curso longo, ajuda a rentabilizar bem a força extra do exuberante “motorzão” de 190 cv.

O interior na Frontier felizmente continua a ser bastante confortável. Para tal, o entre-eixos de 3,20 m – o maior entre as picapes médias nacionais – colabora bastante. No banco dianteiro, o conforto é melhor do que muitos carros de passeio. E o banco traseiro tem uma inclinação de 23 graus, o que torna a viagem até agradável – ao contrário de outras picapes médias, onde a inclinação do banco é praticamente nenhuma, o que os deixa bastante desconfortáveis.



Ficha técnica

Frontier LE Attack 4x4

Motor: Diesel com turbo de geometria variável, dianteiro, longitudinal, 2.488 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com comando duplo de válvulas. Injeção direta de combustível do tipo common rail. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira com acoplamento elétrico de tração nas quatro rodas e de tração reduzida. Diferencial com escorregamento limitado. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 190 cv a 4 mil rpm.
Torque máximo:
45,8 kgfm a 2 mil rpm.
Diâmetro e curso: 89,0 mm X 100,0 mm. Taxa de compressão de 16,5:1.
Suspensão:
Dianteira independente do tipo Double Wishbone, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Traseira em eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores hidráulicos telescópicos. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS e EBD de série.
Carroceria: Picape média cabine dupla sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. Com 5,23 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,78 metro de altura e 3,20 metros de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.
Peso: 2.005 kg em ordem de marcha. 1.030 kg de carga útil.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Capacidade off-road: Ângulo de ataque de 32º, ângulo de saída de 24º, capacidade de subida de rampa de 39º e altura livre do solo de 22 cm.
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
Equipamentos de série:
Direção hidráulica, ajuste de altura no volante, cruise control, trio elétrico, ar-condicionado, regulagem de altura do banco do motorista, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico e com bússola digital, airbag duplo, ABS com EBD, faróis com máscara negra, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis com máscara negra, acabamento interno em dois tons, bancos de couro e rádio/CD/MP3/USB/iPod/Aux.
Lançamento da versão: 2012.
Lançamento da geração no Brasil:
2007.
Preço: R$ 128.990.






Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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