15 de fev. de 2012

Postagem Nº 14.300-Indústria- Indústria automobilística pauta prévias eleitorais nos EUA

Fotos: Divulgação
Indústria automobilística pauta prévias eleitorais nos EUA Em busca da vaga do Partido Republicano, Mitt Romney critica atuação de Barack Obama no setor

por Túlio Moreira

Assim que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro de 2009, Barack Obama se deparou com um cenário catastrófico na economia da maior potencial do planeta. A indústria automobilística, em especial, estava à beira da hecatombe.
Em decorrência da crise financeira que havia tomado conta do planeta no ano anterior, as três grandes montadoras norte-americanas – General Motors, Ford e Chrysler – estavam próximas do colapso quando o presidente decidiu reforçar a ajuda federal iniciada no governo de George W. Bush. O assunto se tornou uma das principais pautas na corrida presidencial deste ano.

O pré-candidato do Partido Republicano Mitt Romney escreveu um artigo para o jornal The Detroit News em que afirma que Obama prejudicou a indústria automobilística do país mais do que ajudou. Segundo Romney, o plano de reconstrução econômica de Obama foi executado a partir de estratégias que beneficiaram os sindicados do setor e não respeitou a tradição e o legado das montadoras nascidas no país. Para salvar a Chrysler, por exemplo, o presidente incentivou a aquisição da fabricante de Detroit pelo Grupo Fiat. Além disso, Romney acusa Obama de reter ações da General Motors que não deveriam ser mantidas pelo governo.

Apesar dos argumentos do republicano, os números da indústria norte-americana mostram que as Big Three – como são conhecidas as três grandes montadoras por lá – estão registrando seus melhores resultados em décadas. A GM recuperou a liderança global no setor – apesar de ter sido beneficiada pelas dificuldades logísticas enfrentadas pela japonesa Toyota –, a Chrysler vem pontuando aumentos mensais na ordem de 40% no volume de vendas e a Ford registrou em 2011 o segundo maior lucro líquido de sua história. Em diversas ocasiões, o presidente Obama demonstrou estar satisfeito com a recuperação da indústria automobilística no país.




Fonte:motordream.
 Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: