1 de fev. de 2012

Mil Milhas-Um ótimo começo de temporada Por Lucas Santochi

Allmendinger (#60 da MSR) e McNish (#8 da Starworks) em Daytona (Peirce Williams/ÇAT)
O ano começou muito bem com as 24 Horas de Daytona, no último final de semana. Quem teve a oportunidade de acompanhar, assistiu a uma bela disputa, que durou até os minutos finais.

A vitória da edição comemorativa de 50 anos da prova ficou com a equipe Michael Shank Racing, que triunfou pela primeira vez na corrida, em sua nona participação. O time teve o seu protótipo Riley-Ford conduzido pelo quarteto formado por John Pew, Justin Wilson, AJ Allmendinger e o brasileiro Oswaldo “Ozz” Negri, terceiro piloto do país a conquistar o título, depois de Raul Boesel, em 1988, e Christian Fittipaldi, em 2004.

Esta foi a oitava vitória consecutiva de um protótipo Riley em Daytona e a primeira da Ford desde 1999.
O destaque ficou para a ótima disputa dos vencedores com o carro número 8 da Starworks Motorsport, de Ryan Dalziel, Lucas Luhr, Allan McNish, Alex Popow e Enzo Potolicchio, que terminaram apenas 5s198 atrás, também com um Riley-Ford.
Em um dos melhores lances da prova, durante a batalha entre as duas equipes pela liderança, Negri e McNish arriscaram um four wide com dois retardatários (veja no vídeo), com o brasileiro conseguindo manter a liderança.


O segundo carro da Michael Shank Racing, que tinha o brasileiro Felipe Nasr no time, chegou em terceiro, também na mesma volta dos campeões após 761 voltas.
Nasr, campeão da F3 inglesa em 2011, teve uma participação muito boa e mostrou maturidade mesmo com um carro completamente diferente do que está acostumado.
Christian Fittipaldi terminou em quinto com o protótipo Corvette da Action Express Racing. Por sinal, o carro desenvolvido pela Chevrolet acabou sendo a decepção da prova, depois de mostrar um bom ritmo nos treinos em janeiro.
Na categoria GT, a Porsche também conseguiu uma trifeta e venceu a corrida com o quarteto Andy Lally, Richard Lietz, John Potter e René Rast, da Magnus Racing.
Mundial de Endurance
Na próxima quinta-feira, finalmente será divulgada a lista de inscritos para o novo Mundial de Endurance, organizado em parceria pela FIA e a ACO.
Algumas dicas e anúncios já foram feitos, como os da Pescarolo e da Rebellion, na LMP1. A segunda, inclusive, chamou o ex-F1 Nick Heidfeld para correr em pelo menos três provas com um dos seus protótipos Lola B12/60-Toyota.
A Audi deve continuar com seu vitorioso programa de endurance e ser a única equipe de fábrica na divisão principal de protótipos, depois da desistência da Peugeot. A Toyota correrá apenas algumas provas, como Le Mans, antes de entrar de vez na disputa em 2013.
Na última terça-feira, quem revelou os seus planos no campeonato foi o Grupo Lotus, que fará uma parceria com a Kodewa, do ex-chefe de equipe da Hispania e Spyker na F1, Colin Kolles.
O time andará na classe LMP2 com um protótipo Lola B12/80 e um motor fabricado pela Lotus. O carro seguirá o layout de cores em preto e dourado, assim como a equipe patrocinada pela montadora na F1.
Agora, é esperar o anúncio da FIA para sabermos quem participará da disputa do campeonato.
ALMS
A American Le Mans Series divulgou na última terça-feira uma lista de inscritos para os testes de inverno de 2012. Ao todo, serão 23 carros.
A informação é uma dica de quem irá participar da disputa este ano. A classe LMP1 tem apenas um protótipo, o HPD ARX-03 da Muscle Milk Pickett Racing, enquanto a LMP2 tem três: dois HPD ARX-03 da Level 5 e um Oreca-Nissan da Pecom Racing.
Na GT, 12 carros estarão na pista: dois C6 ZR da Corvette Racing, três Porsches 911 GT3 RSR, quatro Ferraris F458 Italia, duas M3 da BMW Motorsports, e uma Corvette C6R, da Labre Competition.
A abertura da temporada da ALMS acontece no dia 17 de março, com as 12 Horas de Sebring, prova que também marcará o início do Mundial de Endurance.
Fonte: blog mil-milhas
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/blog/mil-milhas
Comente está postagem.

Nenhum comentário: