Fotos: Divulgação
Plano da Ford é produzir o modelo em 15 países e vendê-lo em mais de 100 mercados diferentes
por Túlio Moreira
A segunda geração do EcoSport foi projetada no Centro de Desenvolvimento
do Produto da Ford, em Camaçari, na Bahia. Mas ao contrário da primeira
geração, que permaneceu restrita à América Latina, a vocação do novo
modelo é ganhar o mundo. O novo EcoSport será vendido em 100 mercados ao
redor do planeta, a partir da fabricação do utilitário esportivo
compacto em 15 países diferentes. Em um primeiro momento, no entanto, o
modelo será fabricado apenas no Brasil, na Índia e na Tailândia.
A linha de produção brasileira já é mais que conhecida para o EcoSport.
Trata-se da fábrica de Camaçari, inaugurada em 2001, com capacidade
atual para 250 mil veículos por ano. Por aqui, a segunda geração será
equipada com o motor 1.6 litro Sigma – o mesmo que já equipa New Fiesta e
Focus –, em substituição aos atuais Rocam e Duratec.
Na Índia, o local de nascimento do EcoSport será a cidade de Chennai, no
sul do país asiático. A fábrica receberá aporte de US$ 149 milhões para
a produção do modelo, atingindo capacidade para 330 mil unidades anuais
no segundo semestre deste ano. O EcoSport produzido lá será equipado
com o moderno motor 1.0 EcoBoost de três cilindros, que estreou no Focus
vendido na Europa.
A fábrica de Rayong será a responsável pela fabricação do EcoSport em
solo tailandês. No país do sudeste asiático, no entanto, o novo EcoSport
só deve dar as caras em 2015. Por enquanto, a unidade industrial, que
funciona por meio de joint venture entre Ford e Mazda, ficará focada na
nova geração da picape média Ranger – que também será produzida na
Argentina e na África do Sul. As instalações já produzem modelos como
Fiesta, o utilitário Everest e o compacto Mazda2.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
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