29 de fev. de 2012

Lotus segue otimista, apesar de problema no E20

Equipe perdeu quatro dias de pista por causa de falha na suspensão na semana passada

Kimi Raikkonen no Lotus E20 (Daniel Kalisz/LAT)

O diretor técnico da Lotus, James Allison, está otimista que o fato da equipe não ter participado da segunda fase dos testes da pré-temporada não irá prejudicá-la na preparação para 2012.
O time decidiu se retirar do teste de Barcelona na semana passada depois de descobrir um problema em seu chassi quando Romain Grosjean foi para a pista no primeiro dia.

A Lotus trabalhou para consertar o problema e voltará à pista amanhã para a última bateria de testes antes da abertura do campeonato, em Melbourne, no dia 18 de março. Allison admite que perder quatro dias de pista foi algo longe do ideal, mas ele insiste que existem razões para continuar otimista.
“Precisamos de quilometragem nesta fase do ano, assim como qualquer outra equipe. Dito isso, existem razões para continuarmos otimistas. Primeiro de tudo, completamos várias voltas sem problemas em Jerez e conseguimos um bom conhecimento sobre o carro. Também, alguns dos pequenos problemas que identificamos em Jerez precisavam ser resolvidos e as peças não estavam disponíveis na semana passada. Na quinta-feira, o carro vai andar com todas as partes que precisaram ser redesenhadas. Estamos ansiosos para voltarmos à pista.”
Allison revelou que o carro agora está um quilo mais pesado, mas ele está confiante de que isso não irá prejudicar o desempenho. “Estamos falando apenas de 1 quilo, o que é administrável. Não terá nenhum impacto significativo em termos de pilotagem ou desempenho.”
Sobre o problema enfrentado pelo time, ele explicou que o chassi levado para Barcelona na semana passada era novo e que Grosjean notou o problema logo em sua primeira volta.
“Assim que ele tocou no freio antes da curva um em sua primeira volta rápida, ele sentiu que algo estava errado. Ele nos disse pelo rádio que iria abortar a volta e voltar direto para os boxes. Vimos imediatamente que tínhamos um problema na haste que sustenta a barra da suspensão.”
Allison disse que o chassi não tem que passar pelo teste impacto obrigatório novamente, mas admitiu que os últimos dias foram de muito trabalho na fábrica.
“Foram dias intensos, mas tenho que dizer que todos cumpriram suas tarefas de uma maneira ótima. No primeiro dia de volta à fábrica, falei com todo pessoal em Enstone e expliquei o que aconteceu. Todo mundo entendeu que a situação era complicada, mas que estava sob controle.”
“Projetamos as novas partes, fabricamos, e as instalamos nos chassis. Então fizemos os testes necessários de forma satisfatória e o chassi foi para a Espanha.”
A Lotus irá usar o chassi 01 esta semana em Barcelona, enquanto o 02 será usado como reserva a partir de agora.
Fonte: /tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: