8 de fev. de 2012

Lafer Achados meio perdidos: o desconhecido Lafer LL



Nossa seção de Achados Meio Perdidos está de volta com um desconhecido modelo nacional fora-de-série dos anos 70, do qual foram produzidas apenas seis unidades. O Lafer LL foi um modelo obscuro da fabricante dos famosos MP Lafer, que se propunha a unir luxo e tecnologia em um carro exclusivo. O exemplar a venda é o que melhor conserva a originalidade do projeto.

O Lafer LL foi lançado em 1976, construído sobre a plataforma do Opala, usando uma carroceria própria reforçada por barras de aço, com inspiração nos Mercedes-Benz R107/C107 – embora a dianteira seja bastante parecida com a do NSU Ro80. O projeto previa soluções que seriam vistas somente nas décadas seguintes, como o para-choque dianteiro retrátil, para-brisa integrado à carroceria e um curioso painel digital concêntrico integrado ao volante, que tinha seu cubo fixo – concepção semelhante à dos atuais Citroën.

Além destas inovações com tempero tropical/artesanal, havia os itens exclusivos de modelos luxuosos como o painel em madeira, bancos de couro natural, tapetes de pele de carneiro, rodas projetadas para o LL e um banho de ouro na plaqueta de identificação do carro, na qual constaria também o nome do proprietário.

Segundo o Clube MP Lafer, foram produzidos apenas oito carrocerias, das quais seis foram concluídas. O carro das fotos pertence a Rogério Azambuja, que guarda duas unidades (veja a foto abaixo) deste raro carro em sua garagem. Ele stá vendendo uma delas – a de chassi número 02. Rogério conta que está com o carro há cerca de 12 anos, e que trata-se do único modelo com o volante-painel eletrônico original, pois as unidades seguintes passaram a usar instrumentos convencionais devido às panes nos frágeis sistemas da época. Está 100% original em todos os demais aspectos – das rodas à plaqueta de identificação – o que lhe garantiu a desejada placa preta.

Por ser um modelo tão raro, é difícil fazer uma cotação precisa de valores – uma vez que, embora seja um projeto que não deu certo, foi feito por uma fábrica consagrada que tem uma legião de fãs e admiradores. Rogério pede nada menos que 170.000 reais, valor exclusivo para colecionadores, e que certamente agrega todo o cuidado dado ao carro ao longo destes anos.
Aqui no Jalopnik acreditávamos que estes carros haviam se perdido no tempo, mas este pedaço obscuro da história foi preservado. Seu valor real, contudo, será determinado pela mão invisível do mercado de antigos e clássicos.
[Mercado Livre, dica do leitor Daniel Pedrini]
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: