6 de fev. de 2012

Dacia - Dacia Lodgy é campeã no gelo

Dacia Lodgy é campeã no gelo 
Minivan que usará emblema da Renault no Brasil superou o favorito Škoda Fabia

por Túlio Moreira
MotorDream


Por enquanto, a minivan Lodgy – baseada no sedã Logan – ostenta apenas o emblema da romena Dacia. Mas o modelo seguirá os passos do Duster e deve ganhar o símbolo da Renault a partir de 2013, quando chega ao mercado brasileiro. Na Europa, a Lodgy faz sucesso em um cenário bastante inusitado: o gelo. A Renault já havia adiantado as primeiras imagens da minivan em sua versão para o Troféu Andros, uma espécie de rali no gelo realizado em diversas etapas espalhadas pela França. Pilotada por ninguém menos que Alain Prost, a Dacia Lodgy Glace bateu o tricampeão Škoda Fabia e levou o título da edição 2012.
O piloto francês, mais conhecido pelos brasileiros por ter sido o grande rival de Ayrton Senna nas pistas, superou o favorito Benjamin Rivière por cinco pontos. O conterrâneo francês estava à frente do compacto tcheco que monopolizou as últimas edições da competição e era favorito absoluto ao prêmio. Prost contou com a ajuda do filho Nicolas e de Evens Stievenart na equipe. Trata-se do primeiro título esportivo conquistado a bordo de uma minivan, isso semanas antes da estreia oficial do modelo, marcada para o Salão de Genebra, em março.

O Dacia Lodgy Glace foi preparado pela Tork Engineering (concepção, fabricação e montagem) e pela Sodemo (motor), tendo intervenção e coordenação da Renault Sport Technologies (RST), que assegurou, também, a coordenação entre os parceiros técnicos e as diferentes estruturas internas (design e engenharia). A minivan de competição é equipada com um motor 3.0 litros V6 de 24 válvulas com 355 cv, acoplado a um câmbio sequencial de seis velocidades. O modelo especial é construído a partir de um chassi tubular de aço, e tem tração integral e quatro rodas direcionais.

Classificação Final Troféu Andros

1. Alain Prost (Dacia Lodgy Glace), 823 pontos
2. Benjamin Rivière (Skoda Fabia), 818 pontos
3. Jean-Philippe Dayraut (Mini Countryman), 817 pontos
4. Olivier Panis (Skoda Fabia), 784 pontos
5. Evens Stievenart (Dacia Lodgy Glace), 764 pontos
6. Franck Lagorce (Skoda Fabia), 763 pontos
7. Jean-Baptiste Dubourg (Renault Clio), 760 pontos
8. Pierre Llorach (Renault Clio III), 746 pontos
9. Bertrand Balas (Mini Countryman), 743 pontos
10. Nicolas Prost (Dacia Lodgy Glace), 725 pontos






Postado por: Ícaro Nunes
Fonte: Motor Dream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: