17 de fev. de 2012

Brasil e Nissan ajudaram Renault a fechar no azul em 2011

 Foto: Divulgação
Brasil e Nissan ajudaram Renault a fechar no azul em 2011 Lucros globais caíram 39%, mas francesa cresceu 19% fora da Europa

por Túlio Moreira
 

 Os países emergentes, especialmente o Brasil e a Rússia, contribuíram para que o grupo Renault registrasse lucro líquido de 2,09 bilhões de euros em 2011. A aliança com a japonesa Nissan também contribui para o resultado. A associação com a marca nipônica rendeu 1,33 bilhão de euros em lucros para a Renault.
Apesar disso, o valor registrado no ano passado é 39% menor do que em 2010, quando o lucro líquido bateu os 3,42 bilhões de euros. Porém, boa parte do lucro de 2010 havia sido obtido com a venda de ações da sueca Volvo, que rendeu 2 bilhões de euros.

O presidente mundial da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, acredita que as vendas fora da Europa já representarão 43% do total de veículos comercializados pela marca em 2012. A Renault quer crescer 5% no Brasil e 8% na Rússia. O crescimento global deve ficar em 4%, enquanto as vendas no continente europeu devem cair entre 3% e 4% – na França, a retração esperada é na ordem de 7% a 8%. A marca aposta principalmente no lançamento da quarta geração do compacto Clio, no elétrico Zoe e na minivan Lodgy para alavancar as vendas.

Vale lembrar que os resultados apresentados agora se referem ao grupo Renault, que abrange a marca-mãe e subsidiárias como a romena Dacia e a coreana Renault Samsung Motors, além de participação de 25% na russa AvtoVAZ. A aliança Renault-Nissan, estabelecida em 1999, determina cooperação entre as duas marcas. A Renault mantém participação de 44,3% na Nissan, enquanto a marca nipônica possui 15% da parceira francesa.

Fonte: motordream
 Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: