
O índice recorde deixou a alemã mais perto de alcançar a campeã de vendas globais, General Motors
por Alyne Bittencourt
Em 2011, com os recordes de venda da Volks, da Audi e da Skoda, as vendas de veículos do grupo Volkswagen cresceram 14,3% e alcançaram os 8,16 milhões de unidades vendidas, segundo informe do grupo.
Outro fator importante para o bom resultado foi o crescimento registrado pela fabricante nos mercados da China, Estados Unidos e Rússia. A importância de mercados como os EUA e a China é ainda maior no atual contexto de crise econômica na Europa.
Só a marca Volkswagen cresceu 13% ano passado, anotando 5,1 milhões de veículos vendidos, boa parte deles na China, na Índia, nos EUA e na Rússia. Com ajuda do crescimento registrado na China e nos Estados Unidos, a Audi vendeu 19,2% a mais do que em 2010, enquanto a Skoda, alavancada pelos mercados alemão, chinês, indiano e russo cresceu 15,3% e vendeu 879.200 unidades
A relevância desses mercados é comprovada pelo CEO do grupo VW, Martin Winterkorn, que afirmou que, mesmo que as projeções para o continente europeu não sejam positivas, a marca mantém seus planos de crescimento e previsões de vendas, porque continuará investindo na América do Norte e na China.
O objetivo atual do grupo Volkswagen é vender 10 milhões de unidades em 2018 e se tornar a fabricante que mais vende carros no mundo. General Motors e Toyota ainda não divulgaram suas vendas em 2011, mas projeções feitas por analistas prevêem que as vendas do grupo norte-americano devem ficar próximas dos 9 milhões de veículos. Já a Toyota – incluindo as vendas da Lexus, da Daihatsu da Hino – deve ter fechado 2011 com 7,9 milhões de automóveis comercializados, uma queda prevista de 6% que se deve aos efeitos do terremoto que abalou o Japão em março do ano passado.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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