Modelo é lançado principal salão dos Estados Unidos.
Clássico norte-americano foi 'ressuscitado' com plataforma italiana.
A edição 2012 do North America International Auto Show mal começou, mas já é possível cravar quem é um dos protagonistas nesse evento. Trata-se do Dodge Dart, a aposta da Chrysler no segmento de carros compactos – que já abocanha 15% do mercado norte-americano – e que tem como atual líder de vendas o Chevrolet Cruze. O Dart partirá de US$ 15.995 no mercado norte-americano (o equivalente a R$ 29.462 na cotação desta segunda).
Reid Bigland, presidente da Chrysler do Canadá, afirma que o foco da empresa será, por enquanto, vender o sedã nos Estados Unidos, Canadá e México, todos eles abastecidos pela fábrica local. Planos para América do Sul – e, consequentemente, Brasil – não estão em discussão.
O novo Dart – que toma emprestado o nome de um dos carros mais emblemáticos da marca nos anos 60 e 70, mas que por sua vez era um automóvel de grandes proporções – é uma amostra do que a parceria entre Fiat e Chrysler -a italiana é dona da norte-americana- pode gerar, afora os carros "clonados" (lê-se Fiat Freemont e Dodge Journey).
Entre os equipamentos, destaque para a câmera de auxílio à ré, conexão com smartphones (que, entre outras habilidades, pode destravar as portas pelo celular), sistema de identificação de ponto-cego (Blind Spot) e dez airbags. O carro será oferecido em 14 opções de acabamento interno, 12 de cores externas e distribuído nas versões SE, SXT, Rallye, Limited e R/T. Nos Estados Unidos, o modelo vai concorrer com Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Focus, Chevrolet Cruze e Hyundai Elantra.
Reid Bigland, presidente da Chrysler do Canadá, afirma que o foco da empresa será, por enquanto, vender o sedã nos Estados Unidos, Canadá e México, todos eles abastecidos pela fábrica local. Planos para América do Sul – e, consequentemente, Brasil – não estão em discussão.
O novo Dart – que toma emprestado o nome de um dos carros mais emblemáticos da marca nos anos 60 e 70, mas que por sua vez era um automóvel de grandes proporções – é uma amostra do que a parceria entre Fiat e Chrysler -a italiana é dona da norte-americana- pode gerar, afora os carros "clonados" (lê-se Fiat Freemont e Dodge Journey).

Dart é derivado do Alfa Romeo Giulietta (Foto: Rodrigo Mora/G1)
O sedã é baseado na plataforma do Alfa Romeo Giulietta e traz sob o capô os motores 1.4 MultiAir (de 160 cavalos), 2.0 16V Tigershark (também de 160 cv) e 2.4 Tigershark MultiAir 2. São três tipos de transmissão: manual, automático e automatizado de dupla embreagem, todos de seis marchas. O modelo vem para substituir o finado crossover Caliber, que não cumpriu de maneira satisfatória sua missão de suceder o sedã Neon.
O carro vem com sistema multimídia que permite destravar as portas pelo celular (Foto: Rodrigo Mora/G1)

Sedã vai concorrer com Corolla, Civis, Focus, Cruze e Elantra nos EUA (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros
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