6 de jan. de 2012

Os doze tanques mais estranhos e loucos já construídos

Armas? Quem precisa de armas quando você possui um motor a jato de um caça Mig instalado na torre de seu tanque? Isso mostra às minas terrestres quem é que manda. Nossos amigos do Oobject listaram 12 dos tanques mais esquisitos a aparecer em um campo de batalha.

Antonov KT


Em vez de carregar tanques nos aviões, como fizeram alguns países, os soviéticos instalaram asas em tanques T-60 e os rebocaram com a ajuda de bombardeiros Tupolev TB-3. Foram usados pela primeira vez em 1940, na ocupação da Bessarábia, onde planavam até o solo e usavam as esteiras como trem de pouso (bastando apenas manter o câmbio em ponto morto).

Tanque Rolling Ball


A ideia aqui era rolar pelo campo como uma bola gigante. Um chassi esférico blindado ao redor do qual a carroceria estérica formada por duas conchas – uma em cada lado – atuaria como rodas/lagartas. Para evitar que ele saísse rolando descontroladamente, o motor seria instalado em posição central, no polo inferior da esfera. A defesa criativa do inventor diz que a forma esférica faria do tanque um alvo menor para a artilharia inimiga.

Treffas Wagen – 1917


O Ministério de Guerra da Alemanha encomendou este tanque de 18 toneladas com rodas dianteiras de aproximadamente 3,3 metros de diâmetro. As rodas ficavam nas extremidades do habitáculo, onde quatro tripulantes dividiam as tarefas de pilotar, cuidar da munição, direcionar e disparar. Tinha um canhão de 20 mm e duas metralhadoras calibre 30. O único protótipo fabricado não passou da fase de testes.

M15A Gun Motor Carriage


Foi feito apenas um protótipo deste veículo ridiculamente exagerado, uma decisão sábia, já que é praticamente impossível operar tantas armas em apenas um veículo de combate, e blindagem rebitada é algo que nunca funcionou em lugar algum. Curiosamente há boatos de que o M15A tenha sido projetado como veículo não tripulado, para ser operado remotamente.

Tanque Russian Tsar


Certamente o maior e mais alto tanque já feito em toda a história. As duas enormes rodas eram movidas por um motor de 250 cv em cada uma delas – as menores eram as rodas traseiras. Apenas dois protótipos foram feitos, mas problemas básicos como atolamentos e o alto custo de produção mataram o projeto em 1916. O último dos dois protótipos foi desmontado e descartado em 1923.

Veículo Sobre Lagartas “Besta” – 1917


Esta exclusiva máquina militar foi construída em 1917 por algum americano cujo sobrenome era Best. O comando do exército americano gostou do projeto e o adotou no mesmo ano. A julgar pelas suas formas, parecia mais uma máquina de arado blindada.

Canhão Italiano Autopropelente


Este é um exemplo interessante de projeto evolutivo que acabou desvirtuado. Ao desenvolver armas e rodas maiores, esse tanque parece mais um canhão que um veículo. Era equipado com um canhão de 305 mm, disparando projéteis de 442 kg a 17,6 km de distância. Teria sido usado durante o bombardeio às fortificações austríacas nos Alpes, durante a Primeira Guerra.

Traineira Progvev-T Gasdynamic


Este é um tanque russo T-54 com um motor VC-1 de jato Mig no lugar do canhão. Foi usado para se livrar de minas terrestres usando o calor para detoná-las. Coisa bem delicada.

Chrysler TV8


Apresentado em 1955 como uma opção para substituir os tanques M48, todos os componentes funcionais e operacionais ficavam em uma enorme bolha sobre as lagartas. Tinha um canhão de 90 mm e duas metralhadoras 7,62. Só foi feito um modelo em escala real do tanque. O projeto foi rejeitado devido ao alto risco técnico e poucas vantagens decisivas sobre os tanques tradicionais.

Quadriciclo Blindado – 1899


Este quadriciclo, que pode ser considerado o primeiro veículo blindado do mundo, era equipado com uma metralhadora Maxim com munição para 1000 disparos, um escudo metálico para proteger o atirador e motor a combustão que lhe dava autonomia de aproximadamente 200 km.

Trator Utilitário Vickers-Carden-Lloyd


Este tanque individual foi uma conversão experimental de 1934 – anterior aos jipes, portanto – e acabou mais usado como veículo trator devido à sua agilidade que como um blindado de batalha propriamente dito. A dianteira era blindada e a base da metralhadora Vickers Berthier podia ser afixada em posição elevada para que o condutor pudesse atirar enquanto dirigia. Usava um motor de quatro cilindros a gasolina com câmbio de cinco marchas.

Tanque Tortuga Venezuelano – 1934


Estes tanques foram criados como um recado da Venezuela à Colômbia – que havia criado vários incidentes políticos desde sua vitória sobre o Peru na Guerra de Putumayo. Era difícil de manobrar, tinha pouca ventilação e visibilidade limitada, além de um design que parece inspirado na Ku Klux Klan. Usava um chassi 6×4 do caminhão Ford 1934. As rodas traseiras eram ligadas por esteiras, e era descrito pelo exército como “Veículo de Reonhecimento de Tração Mista” (semilagarta). Tinha uma metralhadora Mark 4B de 7 mm instalada no topo do casco.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: