Equipe considera que o sistema tem um custo muito caro e decide priorizar aerodinâmica
John Booth, diretor da Marussia (Glenn Dunbar/LAT)Enquanto a equipe aposta em uma grande reestruturação e uma revisão no design sob a orientação do diretor técnico Pat Symonds, acredita-se que o progresso possa ser prejudicado caso o Kers seja adicionado na carga de trabalho para a próxima temporada.
Embora a decisão signifique um decréscimo no tempo de volta em comparação com os rivais com Kers – o sistema de recuperação de energia vale alguns décimos de segundo por giro –, a equipe entende que abrir mão de investir em um complicado trabalho de tecnologia será benéfico a longo prazo.
Para o chefe da Marussia, John Booth, o veto do Kers surgiu porque o time precisa dar um grande passo na próxima temporada.
“Com os avanços que estamos tentando alcançar a partir deste ano, nosso foco precisa ser a aerodinâmica em primeiro lugar. Isso nos dará mais ganhos”, afirmou Booth. “Estamos à procura de segundos em vez de décimos.”
Booth também sugeriu que, assim como os motivos de desempenho por trás da decisão, há implicações em relação à contenção de custos – a Marussia sempre tentou manter seu orçamento sob controle.
“Nossa visão ampla sobre o Kers é que, enquanto apoiarmos o conceito de frenagem regenerativa como uma iniciativa ambiental, a atual tecnologia é incrivelmente cara”, afirmou.
“Representaria uma significativa proporção dos nossos custos, o que não está de acordo com o nosso manifesto original como um time de F1 de baixo custo em uma época de restrição de recursos.”
No ano passado, a Lotus (atual Caterham) também dispensou o Kers, pois sentia que o time precisava viabilizar outras áreas de desempenho no carro.
A aposta valeu a pena pois a equipe assegurou o décimo lugar no Mundial de Construtores e assegurou uma boa quantia financeira vinda da renda dos direitos comerciais.
O modelo 2012 da Marussia irá à pista pela primeira vez no último teste da pré-temporada, que será em Barcelona, no dia 1º de março.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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