2 de jan. de 2012

Investidores da Porsche exigem indenização de 2 bilhões de euros

Foto: Divulgação
Investidores da Porsche exigem indenização de 2 bilhões de euros
Grupo de fundos que investem na marca de Stuttgart alega prejuízos após a oferta de compra da Volkswagen em 2008

por Túlio Moreira

De janeiro a novembro deste ano, a Porsche embalou um crescimento de 24,6% em suas vendas mundiais, com 109.709 unidades de seus modelos luxuosos e esportivos emplacadas. Mas as coisas não devem ser fáceis para a marca de Stuttgart neste ano que acaba de começar.
A fabricante alemã enfrenta uma ação judicial perpetrada por um grupo de fundos de investimento, que pede uma indenização de 2 bilhões de euros – cerca de R$ 4,8 bilhões – pelo fiasco na tentativa de aquisição do grupo Volkswagen em 2008.

À época, o conselho da Porsche aprovou a aquisição de participação majoritária na Volkswagen, ampliando a cota de 31% das ações para cerca de 51%. O oferta da fabricante do 911 previa o pagamento de 150 euros por ação, totalizando um investimento de quase 10 bilhões de euros. O burburinho em torno do negócio astronômico fez as ações da Volkswagen subirem de 200 euros para 900 euros cada, o que gerou lucros exorbitantes para a Porsche e grandes prejuízos para especuladores da indústria financeira.

Agora, o grupo de investidores afirma que a Porsche tirou “enorme proveito” da operação financeira, mas depois acumulou uma dívida de mais de 10 bilhões de euros após o fracasso na aquisição do controle da Volkswagen. O porta-voz Frank Gaube, da Porsche, trata o argumento como inválido e afirma que a marca de Stuttgart irá rejeitar todas as acusações.

A relação entre Porsche e Volkswagen rende uma novela que ainda parece longe do final. Em 2009, as duas marcas deram início a um processo de integração que previa a junção da Porsche ao quadro de marcas pertencentes ao grupo Volkswagen, assim como Audi, Lamborghini e Bugatti. O plano inicial previa a integração total ao conglomerado de Wolfsburg em 2011, mas as duas marcas não chegaram a um acordo e o processo só deve ser completado por volta de 2014.

Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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