9 de jan. de 2012

Dodge Dart 2013 mostra a cara

 Fotos: Divulgação
Dodge Dart 2013 mostra a cara  
A marca norte-americana enfim mostra o primeiro carro criado sob a gerência da Fiat

Por Alyne Bittencourt
MotorDream


A Dodge finalmente mostrou a cara do novo Dart. O modelo não é uma releitura do clássico norte-americano – basta notar as dimensões do novo sedã. O Dart chega para substituir o Caliber, que não fez muito sucesso nos Estados Unidos.

O sedã, pequeno para os padrões norte-americanos, é o primeiro carro da Dodge derivado da Fiat. Foi graças ao desenvolvimento dele que o grupo italiano conseguiu obter a cota de 5% da Chrysler que pertencia ao governo dos Estados Unidos – que exigiu, como condição para a transferência das ações, a criação de um carro que tivesse consumo na ordem de 17 km/l.



A plataforma do Dart é a mesma do Alfa Romeo Giulietta, só que alargada – uma pesquisa feita com consumidores dos EUA mostrou que eles achavam a cabine do Giulietta muito estreita.

Os consumidores terão três motores disponíveis: um 1.4 litro 16V Multiair Turbo e um 2.0 litros 16V Tigershark que entregam 160 cv, e um Tigershark, de 2.4 litros e 16V de quatro cilindros, com 184 cv de potência.

O Dodge Dart começa sua nova trajetória com duas transmissões emprestadas da Fiat, ambas de seis marchas. Uma é manual e a outra é automatizada de dupla embreagem.



A partir de 2013, o sedã deve ser oferecido com um câmbio de 9 marchas, que está sendo desenvolvido pela alemã ZF – tudo para não ficar para trás da Hyundai, que começará a equipar os sedãs Genesis e Equus com uma transmissão de 10 marchas em 2014.


Como nem tudo são flores, há uma notícia ruim para os fãs da marca no Brasil: com o aumento do IPI para carros importados, o Dart chegaria ao país com um preço muito elevado, inviabilizando a vinda do modelo para o mercado nacional. As altas taxas de importação também acabaram impossibilitando a chegada do Chrysler 200, de acordo com a fabricante. Por isso, o Dart até pode aparecer por aqui, mas só como modelo da Fiat, já que ele também deve servir de base para a próxima geração do Linea.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: