
A marca norte-americana enfim mostra o primeiro carro criado sob a gerência da Fiat
Por Alyne Bittencourt
MotorDream
A Dodge finalmente mostrou a cara do novo Dart. O modelo não é uma releitura do clássico norte-americano – basta notar as dimensões do novo sedã. O Dart chega para substituir o Caliber, que não fez muito sucesso nos Estados Unidos.
O sedã, pequeno para os padrões norte-americanos, é o primeiro carro da Dodge derivado da Fiat. Foi graças ao desenvolvimento dele que o grupo italiano conseguiu obter a cota de 5% da Chrysler que pertencia ao governo dos Estados Unidos – que exigiu, como condição para a transferência das ações, a criação de um carro que tivesse consumo na ordem de 17 km/l.

A plataforma do Dart é a mesma do Alfa Romeo Giulietta, só que alargada – uma pesquisa feita com consumidores dos EUA mostrou que eles achavam a cabine do Giulietta muito estreita.
Os consumidores terão três motores disponíveis: um 1.4 litro 16V Multiair Turbo e um 2.0 litros 16V Tigershark que entregam 160 cv, e um Tigershark, de 2.4 litros e 16V de quatro cilindros, com 184 cv de potência.
O Dodge Dart começa sua nova trajetória com duas transmissões emprestadas da Fiat, ambas de seis marchas. Uma é manual e a outra é automatizada de dupla embreagem.

A partir de 2013, o sedã deve ser oferecido com um câmbio de 9 marchas, que está sendo desenvolvido pela alemã ZF – tudo para não ficar para trás da Hyundai, que começará a equipar os sedãs Genesis e Equus com uma transmissão de 10 marchas em 2014.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário