6 de jan. de 2012

Conheça Sim-Lei, o elétrico espichado

 Fotos: Divulgação
Conheça Sim-Lei, o elétrico espichado
Carro alcança autonomia de até 333 km/h e chega ao mercado japonês no ano que vem

por Túlio Moreira

A Sim-Lei, empresa fundada pela Universidade de Keio, no Japão, em 2009, apresentou um protótipo elétrico homônimo em março do ano passado, prometendo autonomia de até 333 km e velocidade máxima de 150 km/h. Agora, a fabricante confirmou a intenção de produzir o modelo, que chegará ao mercado japonês em 2013, com possibilidade de ser vendido em outros países se for bem aceito por lá.
O Sim-Lei chama a atenção pelo design estreito, com para-choques baixos, faróis bem próximos do vidro, um imenso vinco na altura das maçanetas e caixas de rodas traseiras muito saltadas. Mas tudo isso tem razão de ser: o veículo consegue atingir um coeficiente aerodinâmico bastante baixo, na ordem de 0.19.

O Sim-Lei é animado por quatro motores elétricos, acoplados em cada uma das rodas. O conjunto desenvolve 87 cv de potência, mas o destaque mesmo fica por conta do extraordinário torque máximo, de 71,38 kgfm. Graças a isso, o carrinho de aparência espichada consegue cumprir o zero a 100 km/h em impressionantes 4,8 segundos.

Na rodovia, desenvolvendo velocidade média próxima aos 150 km/h, o Sim-Lei consegue alcançar uma autonomia de até 333 km, de acordo com testes realizados pela fabricante nipônica no Japão. Se a velocidade média for de 100 km/h, a autonomia fica em torno de 307 km, quase o dobro da distância percorrida pelo Nissan Leaf com uma carga completa (160 km).





Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: