6 de jan. de 2012

GM soluciona problema na bateria do Chevrolet Volt

Fotos: Divulgação
GM soluciona problema na bateria do Chevrolet Volt
Um reforço na proteção do pack de baterias pode pôr fim ao risco de incêndio em caso de colisão

por Alyne Bittencourt

A General Motors pode ter resolvido de vez o dilema com o Volt. Depois da polêmica envolvendo as unidades que pegaram fogo após crash tests, a fabricante desenvolveu uma proteção para o pacote de baterias do veículo, o que impediria danos ao equipamento em caso de batidas. A marca irá instalar o protetor de graça nos carros que forem levados até as suas concessionárias.
A solução desenvolvida pela GM consiste em um reforço do aço que cerca o pack de baterias do Volt, evitando que possíveis colisões causem furos. Um sensor será instalado dentro do pacote de baterias para monitorar vazamentos do líquido de arrefecimento.

Segundo a GM, a ação não é um recall, mas sim um programa voluntário de satisfação do consumidor que foi pensado para tornar o carro ainda mais seguro e deixar os donos mais “tranquilos”. Essa solução também vai alcançar o Opel Ampera, versão europeia do Volt.

A solução deve terminar com o problema dos incêndios porque, de acordo com a investigação do NHTSA, principal órgão de segurança viária dos EUA, o incêndio verificado nas unidades submetidas a teste aconteceu devido a um furo na lateral do pack de baterias, levando a um vazamento do líquido de arrefecimento, que entrou em contato com componentes eletrônicos das baterias e acabou gerando o fogo.

A NHTSA informou que realizou testes de colisão em um Volt com o reforço na proteção das baterias no dia 22 de dezembro e que não foram encontrados danos no compartimento da bateria nem qualquer vazamento aparente. Apesar de o resultado primário ser satisfatório, o órgão ainda vai monitorar o veículo por mais uma semana, e a investigação segue aberta.

A instalação dessa proteção adicional passará a fazer parte da linha de montagem do Volt. A fabricante não revelou o custo do reparo.




Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: