Um reforço na proteção do pack de baterias pode pôr fim ao risco de incêndio em caso de colisão
por Alyne Bittencourt
A General Motors pode ter resolvido de vez o dilema com o Volt. Depois da polêmica envolvendo as unidades que pegaram fogo após crash tests, a fabricante desenvolveu uma proteção para o pacote de baterias do veículo, o que impediria danos ao equipamento em caso de batidas. A marca irá instalar o protetor de graça nos carros que forem levados até as suas concessionárias.
A solução desenvolvida pela GM consiste em um reforço do aço que cerca o pack de baterias do Volt, evitando que possíveis colisões causem furos. Um sensor será instalado dentro do pacote de baterias para monitorar vazamentos do líquido de arrefecimento.por Alyne Bittencourt
A General Motors pode ter resolvido de vez o dilema com o Volt. Depois da polêmica envolvendo as unidades que pegaram fogo após crash tests, a fabricante desenvolveu uma proteção para o pacote de baterias do veículo, o que impediria danos ao equipamento em caso de batidas. A marca irá instalar o protetor de graça nos carros que forem levados até as suas concessionárias.
Segundo a GM, a ação não é um recall, mas sim um programa voluntário de satisfação do consumidor que foi pensado para tornar o carro ainda mais seguro e deixar os donos mais “tranquilos”. Essa solução também vai alcançar o Opel Ampera, versão europeia do Volt.
A solução deve terminar com o problema dos incêndios porque, de acordo com a investigação do NHTSA, principal órgão de segurança viária dos EUA, o incêndio verificado nas unidades submetidas a teste aconteceu devido a um furo na lateral do pack de baterias, levando a um vazamento do líquido de arrefecimento, que entrou em contato com componentes eletrônicos das baterias e acabou gerando o fogo.
A NHTSA informou que realizou testes de colisão em um Volt com o reforço na proteção das baterias no dia 22 de dezembro e que não foram encontrados danos no compartimento da bateria nem qualquer vazamento aparente. Apesar de o resultado primário ser satisfatório, o órgão ainda vai monitorar o veículo por mais uma semana, e a investigação segue aberta.
A instalação dessa proteção adicional passará a fazer parte da linha de montagem do Volt. A fabricante não revelou o custo do reparo.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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