O Camaro ZL1 foi feito para ser usado e abusado, não tenha dúvidas. “Pronto para as pistas” é o lema de seus projetistas (e estamos na pista de Bondurant para comprovar isso, mais detalhes em breve). Mas é preciso ter uma dose cavalar de confiança para usar o manual do proprietário da concorrência contra ela. Este é o powerpoint mostrado pela GM para provar que não está de brincadeira.
CamaroZL1 Boards
A Chevrolet não poupou palavras (ou talvez tenha economizado as suas) para lembrar que o principal concorrente, o Ford Shelby Mustang GT500, requer uma série de modificações para ser usado nas pistas sem abrir mão da garantia, enquanto o ZL1 já vem embalado com as “modificações” necessárias.
Como você pode ver, o manual do proprietário do Ford Mustang GT500 diz:
Caso o veículo seja usado em pista, e para que a perda da garantia não aconteça, as seguintes modificações para durabilidade do veículo são necessárias:Claro, o GT500 que o ZL1 terá que derrubar não é o modelo 2012, e sim o modelo 2013 que colocará 659 cavalos no asfalto em um carro com 1.750 quilos; 70 cavalos a mais em um carro mais leve que o ZL1.
- Instalação de um radiador para o óleo de transmissão. A transmissão sofrerá danos permanentes caso o veículo seja exposto a condições de competição sem a instalação de um radiador de óleo para a transmissão.
- Instalação de um sistema de arrefecimento para o diferencial traseiro. O diferencial traseiro sofrerá danos permanentes caso o veículo seja exposto a condições de competição sem a instalação de um sistema de arrefecimento para o diferencial traseiro.
- Instalação do kit de arrefecimento de freios Ford Racing. Um desgaste excessivo dos freios ocorrerá caso o veículo seja exposto a condições de competição sem a instalação de um kit de arrefecimento dos freios.
- Substituição do lubrificante do eixo traseiro depois da primeira hora de operação em alta velocidade ou caso o veículo seja exposto a condições de competição e a cada 12 horas subsequentes.
Mas depois de testar o ZL1 em Bondurant hoje, é difícil saber se os motoristas em geral serão capazes de chegar perto do limite, onde a diferença de desempenho faz a diferença, em qualquer um dos carros. Sejamos francos: não importa o quanto a tecnologia seja sensacional no ZL1 ou no GT500, o público alvo é formado em sua maioria por caras que simplesmente querem ter o maior muscle car que o dinheiro pode comprar, não necessariamente alguém que passe todos os finais de semana em um circuito.
É essa a razão pela qual os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma configuração extra para controle de arrancada. Como nos disse um deles antes que o pessoal começasse a marcar tempos no quarto de milha na casa dos 12 segundos e meio em um carro de US$ 54 mil: “estes carros vão passar bastante tempo nas pistas de arrancada”.
Mas o engenheiro-chefe do Camaro Al Oppenheiser diz que está confiante que o ZL1 pode bater o GT500 nas curvas também, dizendo ainda que ficou curioso porque a Ford nunca divulgou os tempos em Nürburgring do Mustang topo de linha – os 7min41s27 que o primeiro ZL1 cravou no Nordschleife o colocam à frente de muita gente graúda no mercado.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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