30 de dez. de 2011

Traction Avant: o Citroën que inventou o futuro

Hoje em dia a maioria dos carros têm tração dianteira, mas há 50 anos isso era uma característica revolucionária. Um dos primeiros carros ser “puxado”, em vez de “empurrado” foi o Citroën Traction Avant, que, além de um clássico da marca, é um pedaço da história do automóvel.

Projetado por André Lefèbvre e Flaminio Bertoni, o Traction Avant não foi o primeiro carro de tração dianteira do mundo – a honraria é do fardier à vapeur de Cugnot, de 1770. Contudo ele foi o primeiro a ser construído com motor e tração dianteira e carroceria em monobloco. Some isso à suspensão independente nas quatro rodas e teremos as mesmas especificações mecânicas básicas dos Citroën (e qualquer outro carro) contemporâneos. Só que ele foi lançado em 1934. Sacré bleu!

Este exemplar das fotos foi construído no ano do vigésimo aniversário do modelo, provando que as especificações do Traction Avant não foram apenas vanguardistas, mas também atemporais. Este modelo 15 Six é bonito até hoje com seus para-lamas fluidos e sua grade imponente. A carroceria do 15 Six é baseada no 11CV – bastante comum no Brasil – apenas com capô mais longo. Sob o capô a maior diferença entre os modelos: um seis-em-linha de 2.867 cm³ que gera respeitáveis 77 cv. Essa potência é dirigida às rodas dianteiras por uma caixa de três marchas integrada ao diferencial, que, na prática, fazem do Traction Avant um carro de motor central-dianteiro.

A posição do motor, bem como o manejo seguro e o conjunto da suspensão renderam ao carro o apelido “reine de la route” – ou rainha da estrada. Por dentro a tração dianteira permitiu que o assoalho fosse completamente plano e a alavanca de câmbio posicionada no painel.
O painel de instrumentos Jaeger era uma pequena obra de arte, que compreende um velocímetro com escala e ponteiro art-déco envolvendo os hodômetros e um pequeno relógio centralizado. Os instrumentos adicionais – marcador de combustível e de carga da bateria – marcam os cantos superiores. Não há conta-giros, exigindo que as revoluções francesas do motor sejam controladas “de ouvido” – algo pouco necessário, já que este seis-em-linha gira baixo. Assista ao vídeo e você entenderá o que quero dizer.

Infelizmente, o interior não está tão bonito quanto o lado de fora, e por isso há sinais de ferrugem e marcas de uso ao redor do painel. O material dos bancos e do teto, contudo, está muito bom. Uma característica bacana deste carro é o para-brisa basculante – como nas Kombis californianas – uma necessidade de uma época anterior ao ar-condicionado e sistemas de ventilação forçada. O odômetro marca 63.000 km.

Existem carros e existem Citroëns, e antes da falência da empresa devido à crise do petróleo nos anos 70, seguida da aquisição pela Peugeot, nenhum carro era mais eclético. O Traction Avant representa muito mais que uma parte importante da história da Citröen, mas também da popularização dos carros em si. Muitas características dele só apareceram em outros modelos décadas mais tarde. Embora este Traction Avant 15 CV represente o passado da Citroën, ele na verdade marcou o início do futuro.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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