30 de dez. de 2011

Top 10: Os conceitos mais interessantes de 2011

Fotos: Divulgação
Top 10: Os conceitos mais interessantes de 2011
Mesmo longe das ruas, os conceitos simbolizam a capacidade da indústria automobilística em se reinventar

Os conceitos são fundamentais para que a indústria automobilística projete as tendências que serão viáveis no futuro. E também fazem a alegria dos aficionados por velocidade, que têm a oportunidade de vislumbrar os rumos que o setor tomará nos próximos anos. Os conceitos apresentam ao público toda a vanguarda tecnológica e as novas direções de design que estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas pelas marcas ao redor do mundo.

Mesmo que muitos deles jamais conheçam uma linha de montagem e fiquem restritos aos salões, os conceitos traduzem o que a indústria automotiva guarda para os próximos anos. E é por isso que vale a pena fazer uma retrospectiva dos conceitos mais interessantes apresentados ao longo deste ano. publicamos  a seguir uma lista com 10 protótipos exibidos em diferentes salões automotivos ao redor do mundo.
1) Mercedes-Benz F125
A alemã Mercedes-Benz ganhou grande destaque no Salão de Frankfurt, em setembro, ao mostrar o conceito F125, em comemoração ao 125º do primeiro automóvel, apresentado por Karl Benz em julho de 1886. O cupê esportivo, com abertura de portas do tipo asas de gaivota, evocando o clássico 300SL, teve como destaque o motor movido por hidrogênio, alternativa que já é estudada pela BMW e parece também estar entre as opções da marca da estrela de três pontas para o futuro.



2) Toyota Fun Vii Concept

A Toyota também decidiu caprichar no motorshow realizado em sua terra natal. O Salão de Tóquio presenciou a apresentação do peculiar conceito Fun Vii, que une a aparência de Batmóvel a uma extensa lista de recursos e equipamentos tecnológicos. A lateral deste protótipo, por exemplo, funciona como um enorme display, e é possível mudar cores e detalhes da carroceria com apenas um comando via tablet ou smartphone. A conectividade também trabalha a serviço da segurança, e o sistema interativo do Fun Vii é capaz até mesmo de detectar risco de colisão e indicar a melhor alternativa para o condutor.



3) Citroën Tubik Concept

Em Frankfurt, a francesa Citroën mostrou o Tubik, a curiosa minivan conceito que pretende revolucionar a maneira como as pessoas viajam em grupo. Para a marca francesa, o Tubik deve tornar a viagem tão interessante quanto o destino, ao investir num interior agradável, relaxante e que estimule a interação entre os passageiros. O design do modelo foi inspirado pelo antigo Citroën Tub, dos anos 1940.



4) BMW i3

A nova gama de carros ecológicos da BMW começa a ganhar vida com o conceito i3, que tem lançamento comercial agendado para 2013. O modelo projetado para transitar nos grandes centros urbanos leva quatro ocupantes e possui um porta-malas com capacidade para 200 litros. Já a propulsão vem do motor elétrico de 170 cv e torque de 25,4 kgfm. O modelo terá uma autonomia de 160 km e promete levar cerca 6 horas para uma recarga completa.



5) Ford Evos

Chamado de Evos, este chamativo protótipo da Ford foi um dos destaques do Salão de Frankfurt. Com tecnologia híbrida plug-in, as baterias do motor elétrico podem ser abastecidas pela rede elétrica convencional. Isso quer dizer que basta ligar seu carro na tomada ao chegar em casa. Entretanto, a grande missão do Evos é mesmo determinar os rumos estéticos que a marca do oval azul vai aplicar em seus próximos modelos, a começar pela nova geração do Ford Fusion, que será apresentado em janeiro no Salão de Detroit. 



6) Audi Urban Concept

A Audi é uma das marcas mais decididas a investir em tecnologias mais ecológicas e eficientes. Mas a marca das quatro argolas não quer restringir as propulsões alternativas a modelos mais potentes e requintados, como o superesportivo R8, que ganhará versão e-tron já em 2012. A fabricante alemã também aposta em novos conceitos de mobilidade, como o curioso Urban. O modelo feito a partir de fibra de carbono tem pegada esportiva e espaço para dois ocupantes. A propulsão do protótipo fica por conta de dois motores elétricos abastecidos por baterias de íons lítio que são alojadas na traseira do carrinho.



7) Chevrolet Miray Concept

Apresentado pela divisão coreana da General Motors durante o Salão de Seul, o Chevrolet Miray é um roadster híbrido de pequeno porte, produzido com fibra de carbono e marcado pelo design bastante futurista. O modelo tem motor com posicionamento central e seu nome faz referência à palavra “futuro”, em coreano. O carro é movido por dois motores elétricos montados atrás do eixo dianteiro, cada um capaz de fornecer 20 cv de potência. O motor central, a gasolina, é um quatro cilindros turbo de 1.6 litros, responsável pela movimentação das rodas traseiras.



8) Mazda Takeri

O primeiro modelo da nova filosofia de design da Mazda, a Kodo – Soul of Motion –, foi apresentado no Salão de Tóquio. Antecipa as linhas do próximo sedã da fabricante japonesa. Herdeiro do aspecto de cupê de quatro portas exibido pelo protótipo Shinari, conta com a tecnologia Skyactiv da Mazda no seu motor diesel de 2.2 litros, sistema start/stop e com o novo sistema de recuperação de energia da frenagem – i-Eloop – e uma transmissão automática de seis velocidades.



9) Honda EV-Ster Concept

O pequeno roadster de dois lugares é totalmente elétrico e adianta as tecnologias que serão usadas pela Honda nos próximos lançamentos. A proposta é a de um carro leve e rápido, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos. As baterias de íons de lítio podem ser recarregadas em menos de três horas e a autonomia chega aos 160 km. A carroceria usa muita fibra de carbono em sua composição e o motorista pode ajustar diferentes características de acordo com sua preferência.



10) Volkswagen XL1


A Volkswagen já demonstrou interesse em produzir em série o plug-in híbrido XL1, conceito apresentado no Salão do Qatar deste ano. O modelo deve chegar às ruas em 2013. O XL1 é tracionado por um motor turbodiesel de dois cilindros com 0.8 litro, 48 cv de potência e 12,2 kgfm de torque. Esta unidade de força trabalha em conjunto com um motor elétrico de 27 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. A promessa é que o XL1 percorra até 111 km com um litro de diesel e tenha autonomia de 550 km.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: