27 de dez. de 2011

Rio sai na frente e tira grandes poluidores de circulação

Rio sai na frente e tira grandes poluidores de circulação
Carros que poluírem demais terão que regular o motor para obter o licenciamento. Em 2013, "Nota Verde" reduzirá IPVA dos modelos menos poluentes

da Redação


A partir de 1º de janeiro, os carros de até cinco lugares que não se adequarem às normas de emissão de poluentes não serão aprovados na vistoria anual do Detran. A decisão é válida em todo o Estado do Rio de Janeiro e foi anunciada nesta segunda-feira (26) pelo Detran-RJ e pela Secretaria Estadual do Ambiente.

A expectativa é que pelo menos 10% da frota de carros desregulados sejam reprovados. Os donos desses veículos terão, então, um prazo de 30 dias para realizar a regulagem do motor para obter o documento de licenciamento.

Segundo Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, o teste de emissões já é feito nos carros de passeio, contudo, só ônibus e caminhões eram reprovados em caso de inadequação. Em 2012, o cenário muda, e a reprovação chega aos veículos menores.
Minc anunciou ainda a criação da "Nota Verde" para os carros novos. A partir dela, os carros  mais eficientes no controle da emissão de gases terão desconto no IPVA. Segundo ele, a "Nota Verde" valerá para o ano de 2013.
O secretário ressaltou que 70% das emissões de poluentes atmosféricos provêm das chamadas fontes móveis (veículos, barcos, motos e até locomotivas), por isso a importância da retirada desses carros de circulação. Ele disse ainda que estuda a possibilidade de redução no IPVA de carros que poluam menos. Essa medida deve começar a valer no IPVA de 2013.

O presidente do Detran, Fernando Avelino, informou que veículos comprados em 2011 estarão isentos de vistoria em 2012. A primeira vistoria desses carros será só em 2013.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: