27 de dez. de 2011

Renault forma joint venture com Dongfeng

Fotos: Divulgação
Renault forma joint venture com Dongfeng
A parceria permitirá que os carros da francesa sejam produzidos na China e tenham seus preços reduzidos


Para reduzir o preço de seus carros no mercado chinês, a Renault irá assinar um contrato com a Dongfeng, formando uma joint venture com a chinesa. Com isso, os carros da francesa serão fabricados na China pelas unidades da joint venture formada pela Nissan e pela Dongfeng.
A decisão se deu devido ao mau desempenho das vendas da Renault na China. O mercado chinês passa por um momento de alta demanda por veículos. Analistas preveem que o mercado deve continuar aquecido assim pelo menos até a próxima década. Por isso, muitas marcas automotivas estão tentando aumentar o número de unidades fabris no país.

Comparada com o grupo francês PSA Peugeot Citroën, a Renault teve um desempenho fraco, e isso se deve a dois motivos. Um deles é o fato de a Renault está na China há, relativamente, pouco tempo, enquanto Citroën e Peugeot já estão no país há quase de 20 anos.

Outro fator é preço elevado dos carros da marca. Como a Renault não tem fábrica no país, os carros vendidos na China são importados, o que aumenta o custo das unidades e acaba impossibilitando o desenvolvimento de modelos específicos para o mercado chinês.

Mas essa situação está prestes a mudar. A Renault irá formar uma joint venture com a estatal Dongfeng Motors Company. A chinesa faz parte de outras joint ventures. Ela já tem parceria com Cummins, Dana, Honda, Kia, Nissan, PSA Peugeot Citroën e com a Yulon, de Taiwan.

Os carros serão fabricados nas unidades da joint venture formada pela Nissan com a Dongfeng. Mas como serão vendidos com o logo da Renault e em concessionárias da francesa, é preciso formar a parceria com a empresa estatal para obter a aprovação do governo para a produção.

A Renault ainda não informou quais modelos serão produzidos no país. Os modelos dependem do posicionamento que a marca decidirá ter no mercado chinês. Ela pode optar por modelos mais simples, como o Twingo e o Clio, ou até com modelos da Dacia; ou pode buscar seu espaço no mercado dos médios, com o Koleos, o Laguna e o Latitude (os três já são vendidos na China).

 


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: