26 de dez. de 2011

Primeiras impressões: Mercedes-Benz SLS AMG Roadster

Conversível chega ao mercado brasileiro em janeiro, por US$ 515 mil. Esportivo com motor 6.3 é carro para usar somente de fim de semana.

Priscila Dal Poggetto , em Piracicaba (SP)

Mercedes-Benz SLS AMG Roadster chega ao Brasil (Foto: Malagrine/Divulgação)Mercedes-Benz SLS AMG Roadster chega ao Brasil (Foto: Malagrine/Divulgação)
O mesmo frio na barriga da descida de um carrinho de montanha-russa é o que se sente ao pisar fundo pela primeira vez no acelerador do Mercedes-Benz SLS AMG Roadster. O conversível traz o vento no rosto e o motor 6.3 V8 de 571 cv de potência e 66,2 kgfm de torque como apelos para clientes da marca alemã desembolsarem US$ 515 mil aqui no Brasil.

O superesportivo chega à rede de concessionárias em janeiro e, ao lado do irmão SLS AMG Coupé
(US$ 490 mil) – equipado com o mesmo motor, mas tendo como diferencial as famosas portas “asas de gaivota” —, irá disputar espaço diretamente com o concorrente Audi RS8 Spyder. De acordo com o gerente sênior de vendas de automóveis da Mercedes-Benz, Dirlei Dias, a meta é incrementar a linha AMG no país, trazendo carros com visuais mais jovens e esportivos.
Concorrentes Mercedes-Benz SLS AMG Roadster (Foto: Editoria de Arte/G1)
“É um cliente movido pela emoção da novidade”, afirma. No Brasil, a Mercedes já disponibiliza 15 diferentes versões AMG, sendo que a mais vendida é a da Classe C. “Cerca de 4% das vendas de carros da Mercedes-Benz no Brasil são de modelos com a assinatura AMG”. A AMG nasceu em 1967, como uma preparadora de carros. A primeira parceria com a Daimler-Benz aconteceu em 1993, com o Mercedes-Benz C36. Somente em 1999 a empresa foi incorporada ao grupo Daimler como uma marca.
Na pista
O G1 conferiu o SLS AMG Roadster antes da estreia no Brasil em um teste organizado pela montadora no autódromo do ECPA em Piracicaba, no interior de São Paulo. A proposta foi testar a aceleração e a dirigibilidade do modelo. Para um carro que acelera de 0 a 100 km/h em 3,8, passar os 150 km/h em uma distância de cerca de 200 metros foi fácil, basta afundar o pé no pedal e manter o braço firme no volante que, aliás, em nenhum momento titubeou.
A velocidade máxima é limitada eletronicamente pela fabricante a 317 km/h, por questão de segurança.
A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete velocidades permite mudanças rápidas sem queda na força de tração, em apenas 100 milésimos de segundo. Em outras palavras, você não sente as trocas. O motorista pode optar entre quatro modos: "C" (Eficiência Controlada), "S" (Sport), "S+" (Sport plus) ou "M" (manual). Nos modos Sport, Sport plus e manual, a função de dupla embreagem nas reduções é ativada.
Mais impressionante do que sentir o corpo colando no banco foi conferir a frenagem do modelo de 1.660 kg (em ordem de marcha). “Sem esforço” o carro para rapidamente ao pisar firme no pedal do freio. Ao acelerar nas curvas, ele passa confiança - ao motorista: o passageiro pode ficar impressionado com entradas rápidas em curvas fechadas. Isso porque somente quem está ao volante “sente” a ação do avançado sistema de estabilidade. Raras são as cantadas de pneus.
SLS AMG Roadster tem capota que abre e fecha em 11 segundos (Foto: Malagrine/Divulgação) 
SLS AMG Roadster tem capota que abre e fecha em 11 segundos (Foto: Malagrine/Divulgação)
O SLS AMG vem de série com ESP de três estágios, permitindo que o condutor escolha entre os modos "ESP ON", "ESP SPORT" e "ESP OFF" por um botão. No modo "ESP OFF", o acionamento do pedal do freio ativa as funções normais do sistema de segurança. O controle de deslizamento ASR fica ativo nas três opções do ESP.
Apesar dos seus 4,63 m de comprimento e 2,07 m de largura, a dirigibilidade do carro é similar a de um compacto. As manobras são feitas tranquilamente. Para aumentar o conforto, a Mercedes-Benz optou pela direção por coroa e pinhão, que traz maior precisão.
Interior do SLS Roadster é inspirado em aviões (Foto: Divulgação)
Interior do SLS Roadster é inspirado em aviões
(Foto: Divulgação)
Um carro para o fim de semanaDesenvolvido totalmente pela AMG, os traços definidos pela divisão do grupo Daimler não poderiam ser menos esportivos. Assim como a versão cupê, o SLS Roadster foi inspirado nos aviões. Bonito de capota aberta ou fechada, o carro se destaca pelo longo capô, o habitáculo posicionado bem atrás, uma traseira curta e a larga grade do radiador. Linhas que remetem ao 300 SL Roadster, um clássico dos anos 1950.
Já o interior remete a uma cabine de comando de uma aeronave. Os elementos estilísticos incluem o painel em formato de asa e as saídas de ar com persianas ajustáveis em forma de cruz, lembrando os motores a jato. O console central de metal sólido fosco e a nova alavanca de câmbio no formato de acelerador de avião também têm inspiração aeronáutica.
Como equacionar design com funcionalidade é uma meta difícil, os traços do conversível prejudica de certa forma a visibilidade e a praticidade, o que o torna inviável para pegar o trânsito das grandes cidades. Desviar de obstáculos como motocicletas, valetas, buracos, faixas estreitas e manobrar em vagas pequenas – inclusive as de shoppings — vão “cansar a beleza” de quem está no comando de um carro tão esportivo.
SLS Roadster chega para ampliar mercado da ANG no Brasil (Foto: Malagrine/Divulgação) 
SLS Roadster chega para ampliar mercado da ANG no Brasil (Foto: Malagrine/Divulgação)
Para quem pode bancar, o novo modelo da AMG é ideal para ser o carro de fim de semana, para pegar estradas e sentir, de verdade, as qualidades do carro.
SLS Roadster X SLS Coupé
Na pista, o G1 pôde comparar também o desempenho do conversível com o do SLS AMG Coupé. Os dois vêm com o mesmo pacote de equipamentos, que inclui bancos especiais esportivos, rodas de 19’’ (na frente) e 20’’ (atrás), volante AMG Performance Studio, painel de instrumentos com Racetimer (contagem de voltas), conectividade via Bluetooth para telefone celular, sistema de som Bang & Olufsen Beosound AMG com 11 alto-falantes e 1.000 watts, sistema leitor de DVD (Vídeo/MP3) e DVD changer para seis discos.
Aliás, quem quiser menos itens ou mais e até mesmo cores diferenciadas pode customizar o carro por meio de encomenda. Para isso, terá de esperar cerca de seis meses para o carro chegar. O acréscimo de opções ao carro pode custar entre US$ 30 mil e US$ 80 mil.
SLS Roadster (acima) e SLS Coupé: dois estilos esportivos (Foto: Malagrine/Divulgação) 
SLS Roadster (acima) e SLS Coupé: dois estilos esportivos (Foto: Malagrine/Divulgação)
O que os difere é a capota de tecido, no caso do Roadster — que pode ser aberta e fechada com o carro em movimento a até 50 km/h em 11 segundos —, e as portas asas de gaivota. Pela praticidade, o conversível é mais vantajosa, mas as portas do Coupé têm um grande apelo estético. Tanto é que a Mercedes-benz acredita que o mix de vendas dos dois carros seja 70% Coupé e 30% Roadster. De maio de 2010, quando o SLS Coupé foi lançado, até agora foram vendidas 130 unidades, sendo que 70 apenas em 2011.
Modelo é inspirado nas linhas de aviões (Foto: Divulgação)Modelo é inspirado nas linhas de aviões (Foto: Divulgação)
Como gosto é algo muito particular, vamos ao desempenho. Para quem tem acesso a pistas particulares e gosta de “brincar de correr”, a versão das asas de gaivota é a ideal. Apesar do incômodo para entrar e sair do carro baixo sem bater a cabeça na porta, ele tem o centro de gravidade mais baixo, a suspensão mais dura e a direção mais “molenga”, o que ajuda a brincar nas curvas.
Contudo, quem prefere um bom passeio vai dar preferência ao Roadster. Ele tem uma “pegada” na condução bem mais confortável e a posição de dirigir melhor. Sem contar o clássico estilo dos cabelos ao vento.
SLS AMG Roadster acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (Foto: Malagrine/Divulgação) 
SLS AMG Roadster acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (Foto: Malagrine/Divulgação)

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/

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